DJ Dolores apresenta banda e disco novos no Palco Frei Caneca FM

03.10.19 - 18H37
Foto: Ytallo Barreto

Artista encerra programação deste sábado, 5 de outubro. Lia de Itamaracá faz participação especial. Foto: Ytallo Barreto

Texto: AD Luna

Atuando no universo da cultura desde os anos 1990, Helder Aragão coleciona volumosa produção artística - a qual engloba discos, trilhas sonoras para teatro e cinema, criação e roteirização de produtos audiovisuais. Sob a alcunha de DJ Dolores, já tocou em diversos palcos e importantes festivais do Brasil e de outros continentes. Ainda assim, ele faz questão de manter a morada e o QG criativo em terras recifenses. Não à toa, sua nova banda e o novo álbum, carregam o nome da capital: "Recife19".

DJ Dolores e Recife19 encerram a noite do Palco Frei Caneca FM, neste sábado, 5 de outubro (sábado), dentro da programação do Festival REC'n'Play. A nossa rainha da ciranda e Doutora Honoris Causa da UFPE, Lia de Itamaracá, fará uma participação especial na apresentação - cujo novo disco está sendo produzido por Dolores. A estrutura vai ser armada em frente à Torre Malakoff, Bairro do Recife. O evento é aberto ao público e gratuito.

"Com a Recife19, fiz alguns shows na Europa. No palco Frei Caneca, vamos apresentar repertório do novo disco e algumas releituras de músicas de outros álbuns. É um trabalho muito dançante, estou ansioso para ver a reação do público. Mas acho que a galera vai se animar", aposta Helder.

A nova banda Recife19 - O novo grupo é formado por músicos jovens, porém já com muitas histórias musicais para contar. A cantora Erica Natuza foi finalista do The Voice Brasil, e tem boa desenvoltura na interpretação de diversos estilos. Lucas dos Prazeres é percussionista e também cantor, oriundo dos terreiros do Recife. Ele comanda a Orquestra dos Prazeres e recebeu grande incentivo do saudoso mestre Naná Vasconcelos. O tecladista e produtor Guga Fonseca já trabalhou com Lula Queiroga, Mundo Livre S/A, China, Paulo Diniz, Academia da Berlinda, entre outros. Com 20 anos de experiência, o cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical Rogério Samico lançou seu primeiro disco solo, “Samico”, no início deste ano. Já tocou com Lula Queiroga, Di Melo, Jam da Silva e banda Marsa.

O disco Recife19 - De acordo com Dolores, "Recife19" é um disco com músicas compostas recentemente, com temáticas que tratam da situação atual do País. "Ele carrega certo frescor porque há muito tempo não fazia um trabalho com tantos convidados diferentes. São oito cantores e muitos instrumentistas convidados tocando", expõe. Apesar da base embrionária ter sido gerada em apenas um mês, Helder levou quase um ano para gravar o álbum. "Talvez por isso ele tenha certa diversidade", diz.

O músico e produtor Yuri Queiroga foi o principal parceiro musical de Helder Aragão no "Recife19". "Fizemos muitas músicas juntos, produzimos muito material novo", conta. No exterior, o disco será distribuído pelo selo inglês Sterns Music, responsável por lançar "Contraditório" - primeiro disco de Dolores. Em terras estrangeiras, "Recife19" será lançado em streaming, vinil e CD. No Brasil, a obra será disponibilizada apenas nas plataformas digitais, ficando aberta a possibilidade de também sair no formato LP, caso haja demanda.

Helder Aragão ressalta a importância de iniciativas como o Palco Frei Caneca FM e o REC'n'Play, que conectam artistas à população e destaca o fato de que a cultura integra o processo de geração de emprego e renda. "A produção cultural sustenta um monte de gente. Eu, inclusive, vivo disso desde quando comecei a trabalhar, aos 16 anos. Também é bom saber que, aqui em Pernambuco, a cultura não está sendo tratada da mesma maneira que a nível federal", exalta o DJ Dolores.

Também na programação -  Ainda no sábado (5), no Palco Frei Caneca FM, tem o bregafunk de Rayssa Dias, a pernambucana de Salgadinho, em Olinda, que tem incendiado a periferia da Região Metropolitana do Recife com os famosos grupos de passinho. A cantora, que se prepara para lançar o primeiro disco de sua carreira ainda este ano, tem músicas que já são muito conhecidas pelo público local como “Doce ilusão”, “Sonho”, “Deixa o povo falar”, “Saudade de você” e "Malvadas q Brota".

Celebrando 15 anos de estrada, a banda Casas Populares da BR-232, exaltará a tradição guardada com as mulheres do Brasil e da América Latina, no dia 05 de outubro. Formado por Carol Lopes, Joaninha Xeba, Natália Lopes, Raquel Santana, Eric Caldas e Josy Caldas, o grupo circula com o espetáculo de seu primeiro álbum, Negraíndia, levando ao Palco Frei Caneca FM mensagens de solidariedade e amor, canções de protesto e liberdade.

Selecionadas no concurso Let's Play dentre outras 106 concorrentes, as bandas Semente de Vulcão e Triinca abrem as noites dos 4 e 5 de outubro, no Palco Frei Caneca FM.

Palco Frei Caneca FM - Realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação gratuita e aberta ao público, montada com curadoria da Frei Caneca FM, será oferecida nos dias 4 e 5 de outubro, ao lado da Praça do Arsenal, tendo a majestosa e histórica construção da Torre Malakoff como fundo de palco e cenário. Será a quarta vez que a Frei Caneca FM assina a curadoria de um palco na programação culturaI da cidade e a segunda vez no Festival Rec’n’Play.

REC’n’Play - Com o foco voltado para as áreas de Tecnologia, Cidades e Economia Criativa, o Festival Rec'n'Play é realizado desde 2017, sempre no Bairro do Recife. Iniciativa do Porto Digital e da agência de comunicação Ampla, o evento é apresentado pelo Sebrae Pernambuco e conta com a Prefeitura do Recife como principal parceiro apoiador.

Programação Palco Frei Caneca FM no Festival Rec'n'Play 2019:

SEXTA (4 de outubro)
20h – Semente de Vulcão