ícone face twitter instagram

Comunicação, linguagem e Direitos Humanos são tema de reflexão no Rec'n'Play

04.10.19 - 17H54
Em pé, no canto esquerdo, o oficineiro Tarcísio Camelo falando com os participantes da atividade, sentados a partir do centro, em direção ao canto direito.

(Foto: Cleber lemos/Frei Caneca FM)

Na última quinta-feira (03), aconteceu a oficina "Linguagem para Comunicação Pública", realizada pela Frei Caneca FM, em parceria com a Auçuba - Educação e Comunicação, como parte das atividades do Festival Rec’n’Play, que ocorre no Bairro do Recife até este sábado (05). A atividade, que aconteceu no Paço do Frevo, foi ministrada pelo jornalista Tarcísio Camêlo e pela radialista Paula Basso, ambos integrantes da Auçuba. 

O encontro teve como ponto forte a horizontalidade, marcada pelo protagonismo dos participantes, que foram convidados a compartilhar suas narrativas e construir conjuntamente o entendimento sobre Direitos Humanos na Comunicação. “A gente veio pra partir da experiência de troca e compartilhamento”, explicou Tarcísio. Dentre os materiais utilizados para reflexão, os oficineiros trabalharam com um vídeo, em que o uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015) apresenta o texto “El Derecho al Delirio”, e ainda o provérbio africano que diz: “Até que os leões inventem as próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça”. 

Invasão ou ocupação? Leões ou caçadores? Críticos ou meros repetidores? Em meio à guerra de notícias em que vivemos, termos aparentemente insignificantes fazem grande diferença na forma em que os receptores da informação criarão o seu juízo de valor. Durante o evento e conforme os relatos das experiências de cada um traziam à luz pontos de vista ricos em diversos aspectos, ficou evidente a importância de serem observados os cuidados na abordagem utilizada para designar questões sociais ligadas aos direitos humanos. 

Para o radialista Alex Carvalho, a oficina foi muito importante: “num evento como o Rec'n'Play, que fala de tanta coisa, falar sobre comunicação e falar sobre direitos humanos, que são coisas inerentes às pessoas, é algo muito importante”. “Acho que é muito legal essa preocupação de eventos tão grandes assim terem temas mais humanos e não tão tecnológicos”, concluiu. 

A atividade contou com a presença de pessoas diversos segmentos, o que, na opinião de Tarcísio, foi um ponto positivo: “Hoje, tivemos pessoas fundamentais, como estudantes de jornalismo, assistentes sociais, pessoas que trabalham com audiovisual, mulheres negras, pessoas trans... Foi muito positiva essa formação”, destacou. “A gente trabalhou essa linguagem, a partir da perspectiva da comunicação e direitos humanos, e ouvindo muito as pessoas. Elas têm muita coisa pra falar”, complementou.

Formação - Durante o Rec’n’Play 2019, além da oficina "Linguagem para Comunicação Pública", em parceria com a Auçuba, a Frei Caneca FM também promoveu, no dia 03 de outubro, a formação “Montando Programação de Rádio”, ministrada por Patrick Torquato, DJ e gerente de Programação da rádio pública do Recife. As ações fazem parte do compromisso da 101.5 FM em promover iniciativas que cumpram um papel didático sobre a comunicação pública, buscando ampliar a capacidade analítica dos indivíduos.

 


Compartilhe