ícone face twitter instagram

Como deve ser a programação de uma rádio pública?

11.04.14 - 11H36
Foto de um rádio antigo. Foto: Jeff Holt | www.flickr.com/90871503@N05 | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons  CC BY 2.0

Foto: Jeff Holt | www.flickr.com/90871503@N05 | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons  CC BY 2.0

Texto produzido por Patrick Torquato, em 2014, como conteúdo preparatório para as escutas públicas a respeito da programação, gestão e financiamento da Frei Caneca FM.


A programação de uma emissora pública deve ser o reflexo da comunidade/cidade/região onde está inserida. Precisa ter "a cara" do seu ouvinte/cidadão, o que não significa apresentar uma única face, mas todas as características que mostram a diversidade cultural destes homens e mulheres, seus anseios, desejos e orgulhos. Nas locuções, ter o orgulho do sotaque local na voz de seus apresentadores e ao mesmo tempo estar aberta aos diversos sotaques do português, entendendo as diferenças que formam esse povo mestiço como nossa maior riqueza.

É importante que uma emissora pública tenha ainda em seus programas seleção musical com a maioria de nossos artistas locais, respeitando as mais diversas tendências, estilos e formatos, provenientes de várias gerações e movimentos artísticos, convivendo harmoniosamente e abrindo espaços não menos importantes para toda a diversidade da produção musical brasileira e mundial, independente de preceitos estéticos e de incompreensões geracionais.

Seu jornalismo deve ter abordagem plural e diversa, entender e apresentar as informações não apenas como notícias isoladas, mas como fatos pertencentes à uma cadeia de acontecimentos de uma sociedade interligada de valores, histórias e interesses, convidando o cidadão a refletir e formar suas próprias ideias. Uma emissora pública precisa defender e promover a igualdade de direitos para homens e mulheres, independente de sua classe social, etnia, orientação sexual ou religiosa e, principalmente, garantir voz e direito de livre opinião a todos os envolvidos.

Tirar do papel o projeto da Rádio Frei Caneca é avançar para atender da melhor forma as demandas dos artistas, do público e da história, através de uma concepção sólida, coerente, democrática, realizada de forma participativa. Desta forma, será possível atualizar a sociedade em relação a experiências nacionais e estrangeiras, além de garantir o uso da memória do que já foi proposto por outros profissionais que atuaram na tentativa de fazer este mesmo trabalho outrora.


Compartilhe