ícone face twitter instagram

BR-101.5 estreia “Na Boleia” com visita a exposição Comigo Ninguém Pode, de Jeff Alan

27.11.23 - 08H51
BR-101.5 estreia “Na Boleia” com visita a exposição Comigo Ninguém Pode, de Jeff Alan

(Foto: Reprodução/Internet)

Por: Beatriz Guglielmelli

 

Tem novidade no BR-101.5 desta terça (28)! Pegando carona nas estradas da cultura, o programa estreia o seu novo quadro “Na Boleia”, que conta com visitas a exposições e entrevistas exclusivas com os artistas e curadores. O nome do quadro é uma referência à parte traseira do caminhão, onde as pessoas costumam pegar carona nas estradas. 

Bárbara Bittencourt, produtora do BR101.5 comenta: “ainda estamos testando o formato, mas a ideia é visitar as mostras e conversar tanto com os artistas, como também com os curadores e a equipe do educativo das exposições". Gabriele Alves, apresentadora do BR-101.5 comenta sobre o novo quadro e o que os ouvintes podem esperar dele “ A ideia foi inspirada nas externas realizadas por Janaína Serra para o programa Relicário… O principal objetivo do quadro é proporcionar uma imersão das exposições de arte através do rádio, e assim, incentivar que as pessoas visitem e conheçam esses lugares".

Abrindo com chave de ouro esse primeiro episódio, a equipe do BR-101.5, visitou a exposição Comigo ninguém pode, de Jeff Alan e bateu um papo com o artista. Gabriele Alves já havia entrevistado Jeff em outra oportunidade falando sobre a mesma exposição, mas comenta que a experiência foi totalmente diferente, por estarem imersos em suas obras. Com curadoria de Bruno Albertim, a exposição ocupa a Galeria 1 da Caixa Cultural Recife, com mais de 57 obras, sendo 19 delas inéditas, e fica em cartaz até janeiro de 2024. 

Ficou curioso? Então sintoniza na 101.5 FM ou aqui pelo nosso site na terça-feira (28) a partir das 10h! 

SEGUNDA

Abrindo a programação semanal, às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Na faixa de entrevistas, Gabriele Alves bate um papo com  Vilma Carijés e Orun Santana sobre a  29ª Semana Afro Daruê Malungo.

Ao meio-dia, começa o Calor da Rua! Nesta edição, Luizy Silva conversa com Paulo Barbosa, presidente e diretor do Movimento Pró-criança sobre os 30 anos do movimento Pró Criança

Às 14h, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Para Mim, trazendo dicas de autocuidado e bem estar. Nesta semana, tem reprise com uma convidada muito especial, a facilitadora de grupos e mentora em diversidade, Aline Oliveira. O tema? Autoconhecimento para a mulher negra. Imperdível! 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.

TERÇA

Nesta terça-feira (28), ao meio-dia, o Calor da Rua fala sobre vacinação para adultos com Vilma Macedo, enfermeira e integrante da Liga Acadêmica Pernambucana de Imunização (LAPI). A apresentação fica por conta de Diego Oliver.

Mais tarde, às 14h, o Mamas, Minas e Manas chega com mais uma edição inédita! Janaína Serra bate um papo sobre maternidade, infância, literatura e negritude com a contadora de histórias Kemla Baptista. 

Às 17h, no Relicário, tem mais uma edição do quadro Lançamentos. Nesta semana, o produtor Luiz Rodolfo Libonati bate um papo com o poeta Carlos Gomes Oliveira sobre o seu novo livro "Nunca é triste um corpo que fala eu te amo". 

QUARTA

Nesta quarta-feira (29), ao meio-dia, no Calor da Rua, Janaína Serra recebe Cristina Duarte, coordenadora do grupo de Pesquisa Tropoclima e atuante na área de climatologia tropical, eventos extremos e modelagem ambiental para falar sobre ebulição climática.

Mais tarde, às 17h, no Relicário, Janaína Serra recebe a jornalista e CEO da produtora Aqualtune, Lenne Ferreira, no quadro Livros de Cabeceira. No encontro, Lenne compartilha suas leituras pessoais que a influenciam e fala sobre o seu trabalho no jornalismo e produção cultural

QUINTA

Na quinta-feira (30), às 9h, no BR-101.5, Gabriele Alves fala sobre o Asé do Edún, com Thúlio Xambá, Ninha Meneses.

Ao meio-dia, Manoel Constantino chega para apresentar o Calor da Rua, e conversa com Paulo de Pontes sobre o Janeiro de Grandes Espetáculos 2024.

SEXTA 

Nesta sexta-feira (01), na faixa de entrevista do BR-101.5, Gabriele Alves bate um papo com a big band Orquestra Imperial.

Ao meio-dia, no Calor da Rua, em alusão ao Dia de Combate ao HIV, Alex Carvalho bate um papo sobre o assunto com Dr. Françoise Figueiroa, médico responsável pela Clínica do Homem do Recife, da AHF Brasil.  

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Nesta semana o papo é com a cantora Cristina Amaral. 

SÁBADO

Neste sábado (02), às 16h, vai ao ar o último episódio do Aldeias e Quilombos. Nesta edição, o programa fala sobre o Quilombo Demanda, comunidade quilombola de Ilha das Mercês que está localizada no Engenho Mercês, município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e tem uma população de cerca de mil habitantes e 300 famílias. Em 1992, o Governo do Estado de Pernambuco desapropriou uma antiga usina e transferiu a propriedade para a empresa pública Suape, que definiu esse território como zona industrial. Foram instalados, no território, diversas indústrias, como a Refinaria Abreu e Lima e a Petroquímica Suape. Os moradores que permaneceram, e que viviam essencialmente da pesca artesanal nos manguezais dos rios Tatuoca e Ipojuca, bem como da agricultura de subsistência, tiveram seu modo de vida alterado e prejudicado pelas operações do porto-indústria e pelas posturas abusivas da empresa administradora, que circula no local por meio de seguranças armados, impedindo as famílias de plantarem culturas de ciclo permanente e de reformarem suas casas de taipa, destruindo qualquer benfeitoria feita pelas famílias. No ano de 2016, a comunidade obteve o certificado da Fundação Cultural Palmares atestando seu autorreconhecimento enquanto quilombola. A partir daí, a comunidade conquistou a recomendação conjunta emitida por três órgãos: Ministério Público Federal e Estadual e Defensoria Pública da União. Essas instâncias determinaram que a empresa Suape parasse com novas incursões no território, o que vem, até então, garantindo relativa salvaguarda da comunidade contra as ações arbitrárias e violentas praticadas pela empresa. 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (03), a partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada!

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe