Acessibilidade na produção científica é tema de podcast no Lab 101

02.09.21 - 18H30
Mulher de costas, cabelo liso, com fone de ouvido estilo headphone, em frente a um microfone  condensador e um computador. Ao seu lado esquerdo está uma mesa de som e um caixa de som.

Projeto busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual a pesquisas científicas e ao conhecimento produzido dentro das universidades (Foto: Fábio Ulsenheimer)

Por Amauri Lins

No calendário oficial brasileiro, o 25 de setembro é marcado pela comemoração do Dia Nacional do Rádio, data escolhida em homenagem a Edgard Roquette-Pinto, um dos precursores da radiodifusão no país. O rádio está presente na vida da maioria dos brasileiros, em maior ou menor grau de protagonismo. Uma pesquisa realizada pelo Kantar IBOPE Media, em 2018, revelou que 91,9% dos brasileiros ouvem rádio. Sua característica de instantaneidade, aliada ao baixo custo em relação a outras mídias, contribuiu para a popularização desta ferramenta de comunicação, consolidando-a enquanto um veículo massivo de informação. Neste sentido, fornecer mecanismos de acessibilidade para o rádio é fundamental para democratizar e garantir o direito fundamental de todas e todos à comunicação.

Partindo dessa perspectiva, o Lab 101 deste domingo (5), que começa às 9h, recebe o projeto Artigos Falados, um podcast que busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual a pesquisas científicas e ao conhecimento produzido dentro das universidades. A ideia, desenvolvida pela estudante Carla Nogueira, surgiu a partir da disciplina de Oficina de Texto para as Mídias Sonoras, oferecida no curso de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste, no primeiro semestre de 2018.

A proposta se configura como um terceiro gênero radiofônico, localizado na intersecção entre os tipos jornalístico e educativo-cultural, de acordo com a classificação do radialista André Barbosa Filho. A relevância do projeto passa pela contribuição na inclusão de um público que encontra dificuldades para ter acesso aos artigos acadêmicos, por não enxergar ou ter dificuldades de visão.

SEXTA (3)

Às 10h, o Mulher na Caneca desta semana conversa com Silvinha Xukuru, sobre o julgamento da proposta do chamado "marco temporal" no Supremo Tribunal Federal, decisão que interfere nas demarcações de terras indígenas. A votação do tema motivou a maior mobilização de povos e movimentos indígenas dos últimos tempos, com milhares de pessoas ocupando a Esplanada dos Ministérios em manifestação no decorrer do trâmite judicial.

No Giro Nordeste, às 16h, a prevenção ao suicídio, através da campanha Setembro Amarelo, e a saúde mental em tempos de pandemia, além da atenção psicossocial em desastres serão temas da entrevista com a psicóloga Débora Noal, uma parceria da Frei Caneca FM com a TVE Bahia. Desde 2008, a pesquisadora da Fiocruz trabalha com a saúde das populações e trabalhadores que vivenciam desastres naturais como terremotos, furacões, deslizamentos de terra e inundações e que vivenciam guerras, conflitos armados, conflitos étnicos, migrações e deslocamentos forçados.

SÁBADO (4)

O primeiro dia do final de semana é dedicado à expressão musical do Nordeste. A união das emissoras públicas dos nove estados da região, encabeçadas pela Rádio Educadora da Bahia, reúne clássicos e contemporâneos de estilos musicais que tanto representam o Nordeste. No Forró para Todos desta semana, às 10h, você fica na companhia de artistas como Alcymar Monteiro, Nando Cordel, Cristina Amaral, Anastácia e do grupo Bicho de Pé. Já no Baião de Dois, às 16h, a música tradicional da Banda de Pífano de Caruaru divide espaço com as cantoras Alcione e Maíra Salles.

DOMINGO (5)

O Batucada, às 10h, traz uma homenagem ao ator, cantor e compositor Luiz Melodia. Com uma trajetória que trafega pela bossa nova, jovem guarda e os tradicionais sambas cariocas, a mescla de influência conferiu um estilo único à obra de Melodia. O programa conta ainda com participações de outros consagrados da música brasileira, como Elza Soares, Roberto Ribeiro, Originais do Samba e Beth Carvalho.

No Amplifica, às 16h, o artista da vez é Johnny Hooker. Você vai acompanhar o show “Macumba Ao Vivo em Recife”, gravado em 2016 no Baile Perfumado. A apresentação é um registro do seu primeiro álbum, “Eu Vou Fazer uma Macumba pra te Amarrar, Maldito!” que lhe deu projeção nacional e o título de Melhor Cantor no Prêmio da Música Brasileira.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.