ícone face twitter instagram

101.5 celebra o dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha

24.07.23 - 10H50
101.5 celebra o dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha

(Arte: Cadu Silva)

Por Beatriz Guglielmelli

No mês de julho, a Frei Caneca FM participa da campanha Julho das Pretas, que tem como objetivo conscientizar sobre a luta da mulher preta no Brasil.  A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

Em alusão a data, nesta semana a Rádio Pública do Recife intensifica a participação na campanha trazendo uma programação especial, com participação de mulheres negras que são referência em sua área de atuação para debates e conversas.

Além disso, para o 25 de julho, Lorena Fragoso, Chefe de Programação, prepara 24 horas de seleção musical composta apenas por artistas pretas para prestigiar a data. 

Confira a programação:

SEGUNDA

Abrindo a programação semanal, nesta segunda (24), às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode interagir pelo WhatsApp do BR-101.5 (81) 99488-6842. 

Ao meio-dia, o Calor da Rua aquece a programação da rádio pública do Recife com muita música e bate-papos, além do Giro Recife e Giro Esportivo. Imperdível!

Às 14h, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Para Mim, trazendo dicas de autocuidado e bem estar. Nesta semana, a convidada é a instrutora de yoga Andreza Pena, que fala sobre a prática do Vinyasa Yoga.

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.

Continuamos acompanhar os especiais de aniversário da Frei Caneca FM, No sexto programa, Iara Lima conta sobre a  primeira transmissão ao vivo, que aconteceu ao vivo, diretamente do Paço do Frevo.  

TERÇA

Nesta terça-feira (25), às 9h, no BR-101.5, Gabriele Alves conversa com a cantora Zeferina sobre o seu novo álbum, intitulado “Preta Dourada”.  

Às 14h, o Mamas, Minas e Manas chega com uma edição inédita! Janaína Serra bate um papo sobre Maternidade e Alimentação com a Coordenadora Técnico Pedagógica do Centro Sabiá, Aniérica Almeida e com a agricultora urbana e coordenadora da Ocupação 8 de março, Thamiris dos Santos. O que é alimentação saudável? Qual a realidade das famílias brasileiras? Qual o papel que as mulheres têm desempenhado para mudar o cenário atual? 

Mais tarde, às 17h, no Relicário, Janaína Serra recebe as autoras Joaninha Dias, Roma Julia e Jaqueline Fraga para bater um papo sobre produção literária de mulheres negras e encontros que incentivam as autoras.

Finalizando as exibições dos Programas Especiais de Aniversário da 101.5, no sétimo programa, Alex Carvalho fala sobre a relação da emissora com a cidade, os artistas e os festivais e destaca a importância do Palco Frei Caneca, que já contou com seis edições na Praça do Arsenal.

QUARTA

Nesta quarta-feira (26), às 9h, tem mais entrevista no BR-101.5. Gabriele Alves recebe a cantora Doralyce que fala sobre o seu álbum Dassault.

QUINTA

No Calor da Rua desta quinta (27) Alex Carvalho recebe Anna Karolline Cardoso, Doutoranda em Ciência Política e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais, que vai conversar um pouco sobre Refugiados. A partir de meio-dia.

SEXTA 

Nesta sexta-feira (28), ao meio-dia, no Calor da Rua, Alex Carvalho recebe Álvaro Melo, diretor de promoções e eventos do Clube das Pás para falar sobre o título de Patrimônio Imaterial do Clube das Pás. 

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Nesta semana o papo é com a cantora de samba Maria Pagodinho.

SÁBADO 

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (23), a partir das 10 da manhã, Iara Lima traz muito samba no Batucada. 

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.

 

 


Compartilhe