PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Semana de vozes, saberes e resistências nas ondas da Frei Caneca FM

De temas urgentes na saúde pública à valorização da ancestralidade na moda, passando por poesia popular, irmandade entre mulheres, cultura afroindígena e representatividade LGBTQIAPN+ no cinema, a programação da 101.5 nesta semana convida o ouvinte a mergulhar em uma diversidade de vozes e pautas que fortalecem a cidadania, a arte e o conhecimento popular, reforçando o compromisso diário da emissora com informação, entretenimento e muita música boa.

Na segunda-feira (04), o Calor da Rua entrevista o médico infectologista Jakson Gomes, que esclarece dúvidas sobre infecção urinária em idosos, ao meio-dia. Às 14h, o TPM – Tempo Pra Mim fala sobre construção de irmandade entre mulheres com a psicóloga Patrícia Mello, idealizadora do grupo “Irmãs do Inhame”, voltado à autorrecuperação de mulheres negras. Às 16h, o Com a Palavra, a Saúde destaca o trabalho de biomédicos na hematologia com os especialistas Carlos Brandão e João Paulo. E às 18h, Isto é Choro, Meu Bem traz composições do Choro interpretadas por artistas pernambucanos.

Crua, visceral e direta: Afroh e Zoe Beats trazem o EP “Adaptada” para as estradas do BR-101.5, nesta terça (05). Musicalmente, o projeto é um caldeirão sonoro que mistura diferentes linguagens e referências que marcaram a vida da artista, como o voltmix, o funk de galera, a música eletrônica e a estética anos 2000, que carrega a memória dos bailes, das festas de rua e da cultura periférica. Toda essa construção é sustentada pela coletividade, com a assinatura de Zoe Beats, DJ e produtor musical presente em todas as etapas, desde a criação, passando pela produção, mixagem até a masterização. Afroh ainda reverencia nomes que dialogam diretamente com sua construção pessoal e artística, como Erasto Vasconcelos, Dina Di e Face MC. O BR-101.5 viaja pelas estradas da cultura de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h da manhã na rádio pública do Recife, com apresentação de Gabriele Alves! Mande sua mensagem e participe ao vivo pelo WhatsApp: (81) 9 9488‑6842. O destaque do Calor da Rua é o II Seminário Recife Cidade Parque, com o arquiteto e urbanista Roberto Montezuma, ao meio-dia. Às 14h, tem Faixa Mulher e o Mamas, Minas e Manas discute readaptação escolar e inclusão com Fabíola Maciel e Márcia Karine Monteiro. Já às 18h, o Recife Lo-Fi apresenta uma seleção de artistas como Madbong, Renata Rosa e Alexandre Revoredo feat. Isabela Moraes.

Na quarta (06), o Calor da Rua conversa com Érika Del Pino sobre a Escola de Empreendedorismo do Recife. Na Faixa Mulher, às 14h, o Poetisas do Pajeú recebe Verônica Sobral, professora e cordelista de Tabira. Às 16h, o Frequência Natural apresenta o SAFe UFPE, laboratório vivo de saberes naturais com 15 anos de história.

A quinta-feira (07) começa com o BR-101.5 trazendo entrevista com o cantor GOMES, que apresenta o novo álbum, intitulado Puro Transe, às 10h. Já o Calor da Rua relembra os 19 anos da Lei Maria da Penha com Nivete Azevedo, do Centro das Mulheres do Cabo, ao meio-dia. Na Faixa Mulher, às 14h, o Mulheres na Música homenageia mestras da cultura popular, como Lia de Itamaracá, Mestra Di e muito mais. Às 18h, o Mandrake recebe o cineasta Henrique Arruda para debater a presença LGBTQIAPN+ no cinema de Pernambuco.

Na sexta (08), o Calor da Rua apresenta o Festival Pacto das Pretas, edição Recife, com Wânia Sant’Anna, presidenta do Pacto pela Equidade Racial. Às 16h, o Casa de Oxum – Saúde da Gente fala sobre saúde ginecológica com a médica Patrícia Lima, mulher negra, LGBT e juremeira. E às 18h, Mapeando Pernambuco fecha o dia com vozes do nosso Estado.

O sábado (09) começa com a Faixa Infantil, das 8h às 10h, com Awrê – Memórias de Terreiro e Histórias de Cabeceiras, que narram contos de sabedoria ancestral. Ao meio-dia, o Na Feirinha apresenta sons e sabores populares. Às 15h, o Aldeias e Quilombos discute representatividade e ancestralidade na moda, pautando a MONEGRIN – Semana de Moda Negra, Indígena e Periférica do Ceará. Às 19h, o Balaio Cultural apresenta a poesia e cantoria de Canário do Império.

No domingo (10), o Ponto 60 – População idosa em destaque apresenta uma entrevista sobre preparação para a aposentadoria, com Luciana Cavalcanti, coordenadora do PPA – Programa de Preparação para Aposentadoria da Prefeitura do Recife. Às 15h, o Diáspora conversa com Rubens Alves, das Brigadas Internacionalistas, sobre política e cultura afro-latino-americana. E às 19h, o Giro Nordeste fecha a semana com o tema Raízes do preconceito contra o povo nordestino. O convidado é Octávio Santiago, jornalista, mestre em Comunicação e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal). Atua nas áreas de estudos culturais, mídia e identidade, com foco na representação social do Nordeste no Brasil.

***
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado na página inicial.