O programa Recife Cidade Parque estreia a terceira temporada no sábado (12) às 10h na Rádio Frei Caneca FM (101.5 no dial) e vai conversar com entrevistados e entrevistadas da sociedade recifense sobre assuntos diversos, como os relacionados aos rios, às áreas verdes e à cultura da cidade. São artistas, pessoas que atuam em organizações não governamentais, marisqueiras, barqueiros, entre outras, que têm em comum a preocupação com a preservação da natureza e a qualidade do habitar no Recife. Temas que se conectam com os propósitos do projeto de pesquisa de desenvolvimento e inovação Recife Cidade Parque – Plano de Qualidade da Paisagem, fruto de convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Prefeitura do Recife. Essa conexão entre o projeto e o discurso dos entrevistados também é abordado nos episódios.
O projeto Recife Cidade Parque baseia-se na criação de uma cidade azul-verde, que promova a reconexão das áreas urbanas com a natureza, valorizando os cursos d’água, o mar e a vegetação. A partir da malha hídrica da cidade, composta pelas bacias dos rios Capibaribe, Beberibe, Tejipió e da frente marinha, o projeto estuda a implantação de um sistema de espaços livres públicos. A ideia é que esses espaços coletivos e inclusivos, recuperem a vegetação, promovam o “enverdecimento” da cidade e a permeabilização do solo, facilitem o escoamento das águas, evitando enchentes, e contribuam com a diminuição da temperatura na cidade. A mobilidade é outro ponto importante para permitir que a população possa se deslocar a partir da utilização de diversos modais, incentivando as caminhadas, as bicicletas e o transporte público coletivo.
O programa vai ao ar sempre aos sábados às 10h e também poderá ser acessado pelo Spotify e pelo Deezer. A cada episódio, convidados são entrevistados para abordar temas como A arte urbana nos parques do Recife, A cidade do Recife como inspiração cinematográfica, A cidade Parque e o turismo de mobilidade ativa, entre outros assuntos que fazem parte da sociedade recifense. No episódio de estreia da nova temporada, Francisco Cunha, arquiteto e urbanista, consultor da TGI, coordenador de Planejamento Estratégico do Projeto Recife Cidade Parque, irá compartilhar sobre os 15 anos de Caminhadas Domingueiras no Recife.
O programa é realizado pela equipe de profissionais que integra a Coordenação de Comunicação do projeto Recife Cidade Parque: coordenação de comunicação de Deborah Echeverria, coordenação de conteúdo de Cláudia Santos, roteiros de Priscila Urpia, apresentaçao de Karuna de Paula, produção de Karuna de Paula e Priscila Urpia, edição de Flávio Rodrigues, música de Johann Brehmer, divulgação de Patriny Aragão e Priscila Urpia, design gráfico de Hana Luzia e Isabela Faria, fotografia de Adriano Rodrigo e tecnologia por João Pedro Barreto.
