ícone face twitter instagram

Palco Frei Caneca abre o Carnaval da Praça do Arsenal com programação 100% pernambucana

18.02.25 - 14H18
Foto Cleber Lemos

Palco Frei Caneca na Praça do Arsenal, em 2020. (Foto: Cleber Lemos)


Por Manuele Mendes


Em 2025, a Praça do Arsenal da Marinha sedia mais uma edição do Palco Frei Caneca, no domingo pré-carnavalesco (23), trazendo os artistas locais que são a cara da Rádio Pública do Recife para um show gratuito no coração da cidade, a partir das cinco da tarde. Quem toma conta da apresentação do palco é a carismática Gabriele Alves, condutora do BR-101.5, e no intervalo de cada apresentação, pode contar com a presença de DJ Gatumía para manter a festa energizada. Os ouvintes que não puderem comparecer ao evento podem curtir a transmissão dos shows pela sintonia da 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.

Assim como em 2024, o Palco Frei Caneca abre espaço para valorizar outra manifestação artística muito presente no dia a dia dos recifenses: a dança. De 15h às 17h, sobem ao palco para se apresentar ao público os grupos Uno Cia de Danças, Coletivo Outros Ares de Dança, Twerk Recife e os artistas Gil Silva e Rebeca Gondim.

Confira um pouco mais sobre os artistas que se apresentam no Palco Frei Caneca, a partir das 17h:

Maria Pagodinho 
Maria Pagodinho, veterana das rodas de samba do Recife e figurinha carimbada nas rodas de Samba no Pagode do Didi, carrega consigo mais de 30 anos de carreira. Iniciou sua trajetória musical nos anos 80, onde teve a oportunidade de aprender com grandes mestres do gênero, como o Mestre Gil. Ao longo de sua carreira, ela se destacou em grupos como o Tropical e o Revolusamba, criado junto com o Didi percorrendo a cidade por vários anos. Sempre inspirada em Beth Carvalho, Alcione e Lecy Brandão, participou do programa de TV “O fino do pagode” com o saudoso apresentador Geraldo Silva e do programa “Muvuca do samba” com Valter Farias. Na Confraria do Samba, na Rua da Moeda, apresentou-se durante cinco anos e faz parte da Roda de Samba é 10. Em 2023, foi convidada por Manoel Constantino para uma entrevista no Papo de Artista. Ela também brilhou em eventos de grande porte, como o Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, representando Pernambuco através de sua voz marcante e presença inesquecível.  

Afoxé Oxum Pandá
O Afoxé Oxum Pandá é um dos mais tradicionais grupos de afoxé de Pernambuco, sendo o 4º afoxé mais antigo do Estado. Foi fundado em janeiro de 1995 pelo Babalorixá Genivaldo Barbosa Lemos e por Sandra Guerra. Com raízes no terreiro de candomblé e na devoção à Orixá Oxum, o grupo trabalha na preservação e valorização da cultura afro-brasileira, especialmente a musicalidade do Ijexá. Com 30 anos de história, o grupo conta com três álbuns, são eles: "Não Há Silêncio" (2000), "Brilho do Sol" (2008) e "Deusa da Beleza" (2018). Em novembro de 2024, antecipando a celebração de seus 30 anos, o grupo lançou o EP "Afoxé Oxum Pandá 30 anos - A Era de Ouro Chegou", que inclui músicas inéditas e regravações de canções que marcaram sua trajetória.

Barbarize
Aposta 2022 da Frei Caneca FM, o duo Barbarize foi criado em fevereiro de 2018, por YuriLumin e Bárbara Espíndola, na Favela do Bode, localizada no bairro do Pina. Com uma estética afrofuturista, o projeto Barbarize mescla diversas linguagens culturais como música, teatro e dança, com mensagens de resistência, reconhecimento, pertencimento e valorização ao povo preto e periférico. Em 2021, foi lançado o álbum visual  "SobreVivências Periféricas" que aborda as desigualdades enfrentadas pelo povo preto e periférico, disponível no canal oficial do duo no YouTube, e em 2024 foi produzido o filme/show ‘’Becos da Realeza’’.

Marley no Beat
Marley no Beat, músico, DJ e produtor musical nascido no Recife em 1995, é um dos nomes mais importantes do bregafunk e bregatrap da atualidade. Desde 2019, Marley acumula sucessos que representam a efervescência da música periférica pernambucana. Com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube e 80 mil ouvintes mensais no Spotify, Marley no Beat é dono de hits como “Tome na Pepeka”, “Tributo a Michael Jackson” e “Calma Aí Bebê”. Já colaborou com grandes nomes do cenário musical, incluindo Shevchenko e Elloco, MC Biel Xcamoso, Johnny Hooker e Pablo Vittar. Em 2024, Marley lançou seu primeiro álbum , o Baile do Marley Vol.1, marcando um momento histórico para o gênero ao ser um dos primeiros álbuns de bregafunk produzidos. Inspirado na história do bregafunk desde seu surgimento com o passinho, o álbum apresenta dez músicas inéditas que transitam por essas diferentes facetas do bregafunk. Artistas como MC Fantaxma, Rayssa Dias, MC Draak, Gui da Tropa, AMun-há e MC CH da Z.O brilham ao lado de Marley, que atua como DJ, produtor e MC, e do produtor musical Tom BC. 

Gui da Tropa 
Gui da Tropa, MC, cantor e compositor do Alto José do Pinho, é um dos nomes mais vibrantes da cena do bregafunk no Recife. Atuando desde os 12 anos, ele é um dos fundadores da É A TROPA Produtora, ao lado de Shevchenko e Elloco, com quem já lançou diversos sucessos. Gui é compositor de hits como "Cabeça, Ombro, Joelho e Pé" e "Mete Gostoso", acumulando mais de 50 milhões de visualizações no YouTube e 76 mil ouvintes mensais no Spotify. Destaque no documentário O Bregafunk Vai Dominar o Mundo (Spotify, 2020), Gui já se apresentou em grandes festivais como o Porto Musical, o Coquetel Molotov (Recife) e o Favela Sounds (Brasília). Além disso, realiza shows lotados em casas de espetáculo da Região Metropolitana do Recife, misturando ritmos inovadores e beats marcantes que conquistam o público. Com forte presença no TikTok e Instagram, Gui da Tropa é referência no bregafunk e na cultura periférica pernambucana, consolidando seu espaço no cenário musical brasileiro. 

Amun há
Também aposta do ano de 2022 da Frei Caneca FM, a não-binária do brega Amun há é uma artista travesti não-binária, natural do Rio de Janeiro e criada em Orobó, no agreste pernambucano. Atuando na cena musical recifense há cerca de cinco anos, Amun há destaca-se por suas performances que enfatizam a resistência LGBTQIA+. Em 2022, lançou seu álbum de estreia intitulado "Mundhana", marcando um feito histórico como o primeiro álbum de brega funk produzido por uma artista travesti não-binária. O trabalho reflete suas vivências e desafios, abordando temas como identidade de gênero e questões sociais.

DJ GATUMÍA (intervalos)
Conhecido por sua energia contagiante e habilidade em mesclar ritmos quentes que fazem qualquer pista de dança ferver, GATUMÍA é o DJ residente do Palco Frei Caneca e integrante da equipe de programação da rádio. Tem se destacado por sua curadoria impecável e por trazer para seus sets os sons que mais estão bombando nas ruas e nas pistas de dança. Seu foco está em estilos como reggaeton, dancehall e funk mandelão, com uma pegada única que mistura influências urbanas e latinas, criando uma atmosfera irresistível e dançante.


SERVIÇO
Palco Frei Caneca
Domingo, 23 de fevereiro de 2025, a partir das 15h
Praça do Arsenal da Marinha, bairro do Recife
Com transmissão ao vivo pela 101.5 FM e pelo www.freicanecafm.org

Atrações:

15h - Carnaval de Todas as Danças
17h - Maria Pagodinho
18h20 - Afoxé Oxum Pandá
19h40 - Barbarize
21h20 -  Baile do Marley, Gui da Tropa e Amun há
DJ GATUMÍA nos intervalos


Compartilhe