Clarissa Falbo e André Zahar, apresentadores do podcast. (Foto: Rebeca Alves)
Por Willames Ferreira
Em comemoração ao aniversário do líder da confederação do Equador em 1824, o Frei Caneca, nascido em 20 de agosto de 1779, é claro que a nossa emissora não poderia deixar essa data tão importante passar. E em parceria extremamente positiva e necessária com a Rádio Alepe, durante a semana, a Frei Caneca FM exibe a primeira temporada do podcast "Sagas Pernambucanas" na programação, de 19 a 23 de agosto.
Há 200 anos, Pernambuco proclamava a Confederação do Equador e convocava o país a lutar contra o autoritarismo por um sistema político mais democrático. O projeto pioneiro Sagas Pernambucanas é um Podcast narrativo lançado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), como parte das comemorações do bicentenário da Confederação do Equador, que possibilita o ouvinte emergir por dentro dos fatos históricos. A produção traz em seus cinco episódios, histórias de heróis pernambucanos, desde da cronologia em 1821, embates, e das questões raciais da época. Assuntos que realmente devem ser debatidos com profundidade em relação ao que aconteceu naquele momento, e a que também existem em suas representações e contradições nos dias atuais.
Os episódios são exibidos entre os dias 19 e 23 de agosto, a partir das 20h, na frequência da 101.5 FM ou pelo nosso site, podendo apreciar de onde você estiver. Para saber ainda mais sobre a produção, fique por dentro da entrevista que rolou no BR-101.5 com Gabriele Alves no mês de julho com o Superintendente geral da ALEPE, Isaltino Nascimento e o jornalista da ALEPE, André Zahar. Acompanhe a entrevista no nosso canal do Youtube.
Segunda a Sexta
Gabriele Alves te deixa por dentro de tudo sobre cultura e música, nessa jornada do BR-101.5. E para garantir sua carona é só sintonizar de segunda a sexta, das 9h às 12h, e acompanhar também a faixa entrevista que rola às 10h. Mande sugestões pelo número: (81) 9 9488-6842.
As ondas da Frei Caneca FM ficam mais leves quando Janaína Serra chega recitando suas poesias no talento da expressão, para compor o seu fim de tarde. O Relicário é veiculado de segunda a sexta, a partir das 17h, participe mandando seu depoimento, para ser respondido ao vivo pelo número de: (81) 9249-2199.
Segunda (19)
Você sabia que o câncer de pulmão é o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres no Brasil? O Calor da Rua, ao meio-dia, te conscientiza e tira dúvidas sobre o Agosto Branco, mês de campanha para a prevenção da doença. Com apresentação de Luizy Silva, o convidado é o dr. Adolpho Barros, cirurgião torácico e membro do serviço de Cirurgia Torácica de Recife (SECITOR), que trazem informativos e tiram suas dúvidas sobre o tema, pelo número de WhatAapp: 9 9488-6272.
Às 14h, na Faixa Mulher, Priscila Xavier entra em cena com o TPM - Tempo Pra Mim. E nesta tarde, a pauta é sobre inteligência comportamental, essa técnica que possibilita tomar decisões de forma consciente em prol pessoal. O programa recebe a psicóloga, e também desenvolvedora autoral do baralho da inteligência comportamental, Adriana Moraes. Acompanhe a entrevista na 101.5 FM, ou pelo nosso canal do Youtube.
Terça (20)
Faltando menos de 3 meses para o ENEM, fica a dúvida de como se preparar para esse grande passo para estudantes de ensino médio que almejam a aprovação, para garantir entrada ao ensino superior. Calma e respira, e já fica de olho que o Calor da Rua desta terça-feira, sob o comando de Diego Oliver, fala sobre a jornada do ENEM, com participação do gerente de criação da Rede Omnia (Brasil Escola), Guilherme Urbano, que tira todas as dúvidas e dicas de preparos para essa jornada. Cola aqui na Frei Caneca FM que o programa começa às 12h em ponto.
Maternidade, infância e parentalidade é no Mamas, Minas e Manas, na Faixa Mulher, às 14h, com a ilustre Janaína Serra. As convidadas do dia são Madalena Rodrigues, advogada mediadora de conflitos e membra do Instituto Juristas Negras, e Luanna Cruz, psicóloga clínica e social, e mestre em Psicologia pela UFPE. Suas presenças são fundamentais para falar sobre a pauta do dia, Órfãos do Feminicídio. Não perde e sintoniza no dispositivo mais próximo, ou no player no site, localizado no nosso site no canto superior esquerdo.
Quarta (21)
Manoel Constantino chega com tudo em pleno Calor da Rua, ao meio-dia, trazendo uma indicação cultural gratuita e bacana para amantes de frevo. A exposição Mancha de dendê não sai, uma homenagem a Moraes Moreira, traz o legado do grandioso artista baiano que, ao longo de sua carreira, trouxe uma essência de popularização do frevo para todo o Brasil. Para ficar por dentro de todas as informações sobre a exposição, o programa recebe Luiz Santos, Gerente de Memória e Exposição do Paço do Frevo.
Quinta (22)
O historiador, professor da UFPE e integrante da Comissão do Bicentenário da Confederação do Equador, George Cabral, é o convidado do dia no Calor da Rua, que fala sobre um baita de um lançamento do Livro Frei Joaquim do Amor Divino Caneca - CEPE. Com suas 736 páginas, o livro reúne uma coletânea da produção intelectual de frei Caneca, um dos principais líderes do movimento, e está dividido em dez séries de textos. Honrando a memória de 1824, Janaina Serra apresenta esse programa tão especial em jus ao Padre carmelita Frei Caneca. Durante o programa você também fica com muita informação no quadro do Giro Recife, tudo a partir das 12h.
Sexta (23)
O Programa Universidade para Todos (PROUNI) teve sua criação em 2004, com a finalidade de conceder bolsas de estudos parciais e integrais a estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Priscila Xavier assume o Calor da Rua, que recebe o especialista Wylliams Barbosa, Gerente de Formação Tecnológica na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação de PE (SECTI), para falar da importância na vida dos contemplados com a bolsa.
O espetáculo O Estrangeiro ganha seu destaque nesta sexta-feira, no Papo de Artista, às 15h, com Manoel Constantino. Guilherme Leme é convidado para falar sobre seu trabalho no monólogo interpretando o Meursault. A representação acompanha a vida de Meursault, um homem que enfrenta o absurdo e a existência, que após a morte de sua mãe, comete um crime a qual é julgado e preso, e diante desse processo reflete sobre a relação do indivíduo. Fique na FreiCa que esse encontro tá imperdível!
Sábado (24)
Logo cedinho, é hora de chamar a criançada para a 101.5, às 8h, na Faixa Infantil. Iniciando o dia, o Palavras no Ar chega com mais um episódio, e nessa semana bem especial, é hora de explorar as poesias sobre Era uma vez... Bell Puã. A poeta Cida Pedrosa, bate um papo sobre mulheres na poesia, e durante o programa ainda tem música, recadinhos da La Ursa, além da história do dia.
Logo em seguida, às 8h30, é hora do É Conversa Pra Criança Sim! que traz o tema sobre os Avós, onde é explorado a importância de conhecê-los para entendê-los. Ainda no programa é apresentado o conceito de ancestralidade, e a explicação do porque a relação entre avós e netos é tão importante para toda a sociedade, com muita música legal e indicação de leitura.
Às 9h, o Recife Cidade Parque inicia mais um episódio mega especial e discutível. A arquiteta e Urbanista pela UFPE Isabelly Sales e a também arquiteta e urbanista pela UFPE e Mestranda em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE) Maria Eduarda Albuquerque, falam sobre a história da população afrodescendente nas margens do Beberibe.
Domingo (25)
Solta o som da batida que o pagode domina as manhãs da Frei Caneca FM no Batucada. O melhor das homenagens e músicas do samba e pagode, na apresentação de Iara Lima, a partir das 10h. A homenagem do dia é para o regente, compositor, arranjador, clarinetista e saxofonista Sebastião de Barros, mais conhecido como K-Ximbinho. Nascido na cidade potiguar de Taipu, fez sua carreira prolífica em várias orquestras, vindo a falecer em 1980, no Rio de Janeiro.
Em parceria com a TVE, a Frei Caneca exibe o Giro Nordeste que conta com entrevistas para compor sua noite, às 20h. E nessa semana, a trajetória da Nayara Falcão, atual diretora de projetos paradesportivos da Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte Diretora de Projetos Paradesportivos de Educação, Lazer e Inclusão Social na Secretaria Nacional do Paradesporto/SNPAR do Ministério do Esporte/MESP, é evidenciada em uma entrevista com assuntos das paraolimpíadas, projetos paradesportivos e inclusão de mulheres no esporte.
Acompanhe todas as produções pela 101.5 FM ou pelo nosso site, clicando no player localizado no canto superior direito.
Compartilhe