ícone face twitter instagram

Mamas, Minas e Manas estreia a série “Tradições”, com foco na valorização dos saberes populares

11.11.24 - 10H48
Edileusa e Janaína
À esquerda, Dona Edileusa. Ela é parteira e primeira convidada da série. À direita, Janaína Serra. (Foto: Brunna Figueiroa)
 

Por Manu Mendes

As tradições podem ser definidas como práticas, costumes e saberes que envolvem os mais diversos campos do conhecimento e da vida humana como: celebrações religiosas, música, dança, vestimentas, entre outras coisas. Sua existência caracteriza a identidade cultural de um povo e fortalece seu senso de comunidade, garantindo que suas raízes sejam mantidas ao longo do tempo.

Pensando nisso, o Mamas, Minas e Manas tem o orgulho de apresentar seu novo quadro "Tradições", uma série de quatro episódios voltados para o descobrimento e enaltecimento dos costumes e dos saberes populares voltados para a maternidade. 

"Pensando em Maternidade e Infância, nós queremos neste mês de novembro falar sobre diversas tradições. A primeira, sobre a arte do partejar, a arte milenar de colocar crianças ao mundo, de acolher e empoderar mulheres. Nessa série nós vamos trazer também a tradição do brincar enquanto direito e elemento fundamental para o desenvolvimento das crianças e desenvolvimento humano, como um todo. Ainda, vamos falar sobre o papel das avós, que trazem suas experiências, seus costumes, suas tradições, suas memórias e dão às mulheres, suas filhas e crianças, sensação de pertencimento e caminhos para o futuro.", diz Janaina Serra, apresentadora do Mamas.

O Mamas, Minas e Manas é transmitido toda terça-feira, às 14h, na Faixa Mulher da Frei Caneca FM, fique com a gente na 101.5 FM, no nosso site ou através do nosso YouTube


SEGUNDA (11)
A partir do meio-dia tem Calor da Rua, na sintonia da 101.5 FM. Luizy Silva convida a gestora da unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, Natália Outtes, para conversar sobre o Banco de Alimentos do Recife, espaço que recebe doações de alimentos e as distribui para equipamentos municipais e instituições parceiras, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social  (CREAS), entre outros. 

Às 14h, na Faixa Mulher tem TPM - Tempo Pra Mim, com Priscila Xavier. Nessa semana temos mais uma edição do quadro ‘’Janelas da Consciência’’, com a terapeuta Conceição Cavalcanti.

TERÇA (12)
No horário do almoço, tem Calor da Rua, com apresentação de Priscila Xavier. A pauta do dia é o Novembro Azul, mês de conscientização acerca do incentivo ao cuidado da saúde masculina, com o psicanalista e psicólogo clínico Mazes Souza.

Às 14h tem Mamas, Minas e Manas, com Janaina Serra, na Faixa Mulher da FreiCa. Nesta semana temos a transmissão do primeiro episódio da série ‘’Tradições’’, falando sobre parteiras, com a Dona Edileusa, reconhecida como Patrimônio Vivo do Recife. 

QUARTA (13)
A partir das 10h da manhã, o caminhão cultural do BR-101.5 encontra a cantora e compositora recifense Blera e viaja através do seu lançamento inédito ‘’BLERA’’. O álbum visual conta com a presença de  Juliano Holanda, que assinou a guitarra deste projeto, Alex Santana na Tuba, Forllan Forllan na flauta transversa e mais.

Às 12h, o Calor da Rua ferve e se energiza com a presença ilustre de Manoel Constantino. A conversa do dia é sobre o Décimo Terceiro Salário: estratégias inteligentes para seu uso, com o economista e professor de economia da UNINASSAU, Alfredo Menezes.

QUINTA (14)
Nesta quinta-feira, o Calor da Rua pauta a descoberta dos Artefatos Xambá, que foram confiscados durante a Era Vargas e que revelam mais da história do povo africano em Pernambuco. Para conversar conosco, a jornalista e correspondente da DW Brasil, Adriana Amâncio e o historiador da comunidade Xambá em Olinda, Hildo Leal. 

E ao final da tarde, às 17h, tem Relicário, nas ondas da rádio pública do Recife, com apresentação de Janaína Serra, levando poemas e poesias para renovar seu dia. 

SEXTA (15)
Às 15h, tem Papo de Artista com Manoel Constantino. Para essa edição, recebemos o artista visual negro Rennan Peixe, suas obras afirmam a identidade negra através do audiovisual e das potências da fotografia. 

FIM DE SEMANA
No sábado (16) tem Faixa Infantil com Palavras no AR, às 8h, e É conversa pra criança, sim, às 8h30! Já no domingo (17), das dez da manhã até o meio-dia, você tem encontro marcado com o Batucada. Iara Lima prepara uma seleção especial de samba para animar sua manhã. E às 19h, tem Giro Nordeste, com o jornalista e escritor Tayguara Ribeiro, autor de “O Grito dos Quilombos”, para debater acerca da resistência dos povos quilombolas. 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo player localizado no canto superior direito em nosso site.


Compartilhe