ícone face twitter instagram

Celebração da Fé é pauta no Calor da Rua

22.07.24 - 10H40
Celebração da Fé é pauta no Calor da Rua

(Caminhada Omin Iyá Oxum é destaque no Calor da Rua. Foto : Anderson Alves)

Por Willames Ferreira

Religiões de matrizes africanas possuem suas resistências como cultura afro-brasileira, e é comum cada vez mais notar brasileiros que possuem curiosidades, e que venham abraçando as crenças e tradições de origens africanas. Nos dados divulgados pelo Google Trends no primeiro trimestre deste ano, foram detectados um aumento significativo de pesquisas pela palavra “umbanda" tendo o recorde no mês de abril, que na comparação dos últimos 12 meses com o períodos anteriores, as buscas subiram um total de 40%.

Apesar da pluralidade no Brasil, as religiões de matrizes africanas ainda são alvos da intolerância e ignorância. É o que expressa os dados apurados da BBC News:  o número de denúncias de intolerância religiosa no Brasil aumentaram 106% em apenas um ano, ou seja, passaram de 583, em 2021, para 1,2 mil, em 2022, trazendo uma média de três casos por dia.

Sintonizando na Frei nesta quarta, o Calor da Rua com apresentação de Manoel Constantino, fala do dia da celebração dos 7 Anos da Caminhada “Omin Ìyá Osun”: Uma celebração de fé, resistência e ancestralidade, que ocorre no domingo (28), na zona norte do Recife, em Nova Descoberta. Quem participa do programa são os organizadores do evento: o Bàbálórìṣà Darlan t'Oya e Tata Kambondu Francisco, que falam sobre esse momento tão especial e essencial, para que possam manifestar publicamente sua fé. Participe tirando suas dúvidas sobre o encontro pelo número de (81) 9 9488-6272, e acompanhe a entrevista na 101.5 FM, pelo site, ou até mesmo pelo canal do Youtube.

Segunda (22)

Chega Junto que o Calor da Rua te espera ao meio-dia, sob o comando de Alex Carvalho, que fala com o economista e professor universitário Enildo Meira, sobre os 30 anos do Plano Real. Durante o programa você ainda fica com muita informação com o Giro Recife.

O Relicário com Janaina Serra, traz os encantos das palavras poéticas em seu início de semana, a partir das 17h, na 101.5 FM ou pelo site.

Terça (23)

Seu lugar está garantido nesta viagem do BR-101.5 com Gabriele Alves às 9h. Com muita música e informação, e claro sua participação pelo número de (81) 9 9488-6842.

Diego Oliver entra em cena em mais um Calor da Rua ao meio-dia, com muita informação, com a pauta principal do dia falando sobre o projeto Farmácia Popular. Na programação você fica com as notícias do dia no giro Recife e claro com música, aqui na Frei Caneca FM.

Quarta (24)

Gabriele Alves caminha nas ondas da informação e da música no BR-101.5, com encontro garantido sintonizado na 101.5 FM, bem cedinho às 9h.

Quinta (25)

Com voz de Janaína Serra, a pauta principal do dia às 12h no Calor da Rua é sobre a regulamentação da inteligência artificial no Brasil, que traz consigo os benefícios do uso do ponto de vista de avanço tecnológico e também em seu mau uso para fins que podem ser considerados criminosos. Interaja pelo número do whatsapp  (81) 9 9488-6272 expressando qual a sua opinião sobre o projeto de lei.

Às 17h, no Relicário com Janaína Serra que conta com o quadro Sessão de Cinema com Alex Carvalho, com o tema “Ciclos que se Encerram”.

Sexta (26)

Sextando com direito a agitação, o Calor da Rua traz mais uma transmissão da Hora do Frevo, direto do Paço do Frevo, com a ilustre Luizy Silva,  ao meio-dia. 

A educadora, empreendedora social e idealizadora do #caçandoestórias, Kemla Baptista,  que conversa sobre sua carreira e conquistas como CEO, e também de sua influência no mundo literário, às 15h no Papo de Artista, com apresentação exclusiva nesta semana de Diego Oliver, aqui na Frei Caneca FM.

Finalizando o dia em sua sexta-feira, Janaina Serra se aproxima com mais um Relicário, em  homenagem a  escritora, educadora e atriz, Odailta Alves. Que publicou de forma independente 8 livros, entre alguns de poesias como o Clamor Negro, 2016; Cativeiro de Versos, 2018; Letras Pretas, 2019; Nenhuma Palavra de Amor, 2021; que oferecem um olhar especial sobre a cultura e vida. Participe pelo número: (81) 9249-2199, a partir das 17h.

Sábado (27)

Dominando a FreiCa nas manhãs de sábado, a partir das 8h, a faixa infantil vem com mais episódios em dedicação a garotada. No programa Palavras no Ar, o episódio do dia se chama Era uma vez..Uma Guerreira! que vai te apresentar a história de uma valente, que enfrentou diversas lutas para proteger e defender suas amigas, as mulheres trabalhadoras rurais. Em seguida às 8:30 o É Conversa para Criança, Sim fala sobre Sonhos, com ilustração de um trecho do texto “Bichos Dançantes” de Alex Neoral.

Em seguida, no Recife Cidade Parque às 9h, o tema do dia é sobre o Por que uma cidade-parque é mais resiliente às enchentes, com o engenheiro civil e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Francisco Cunha.

Domingo (28)

Solta a batida que a pagodeira Gica tá chegando no Batucada. A cantora e instrumentista que iniciou sua carreira nas redes sociais, encantando o público e expressando seu afeto com samba e o pagode, hoje conta com muita credibilidade já se tornando uma revelação do mercado musical. Então não perde o programa que Iara Lima te espera, na manhã de domingo às 10h, na 101.5 FM.

Às 19h, em parceria com a TVE, você fica com mais uma entrevista no Giro Nordeste na Frei Caneca FM.

Confira estas e outras produções pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe