Série especial homenageia artistas brasileiros que faleceram em 2025. Da esquerda para a direita: Nana Caymmi, Lô Borges, Bira Presidente, Elyanna Caldas, Angela RoRo, Hermeto Pascoal, Arlindo Cruz e Mãe Elda de Oxóssi.
Por Beatriz Santana
O início da programação especial de fim de ano na Frei Caneca FM é dedicada ao Hotel das Estrelas. Dedicada a honrar e celebrar a existência dos medalhões da música e poesia brasileira que faleceram no ano de 2025, o especial preenche a faixa das 20h a partir desta segunda (22) e segue até domingo (28), atravessando o legado sonoro de dois artistas por edição.
Sob direção de Priscila Xavier e trabalhos técnicos de Gui Barreto e Flávio Rodrigues, a equipe de estagiários da 101.5 FM apresenta o legado musical de Nana Caymmi e Angela Ro Ro na segunda (28); Bira Presidente e Arlindo Cruz na terça (23); Elyanna Caldas e Hermeto Pascoal na quarta (24); da Yalorixá Elda Ivo Viana e Mestre Zeca do Rolete na sexta (26); do poeta Carlos Oliveira e Maestro Lessa no sábado (27); e Lô Borges e Preta Gil no domingo (28). A partir das 20h, sintonize na 101.5 FM para se emocionar com o trabalho dos que dedicaram a vida a nos fazer cantar, refletir, dançar e ser feliz.
SEGUNDA
Nesta segunda-feira (22), das 11h às 12h, ouça o ritmo do som bater na frequência da música latinoamericana com o Nosso Norte é o Sul. A faixa é uma pesquisa musical de Iori Fragoso e proporciona uma reconexão da latinidade brasileira.
Continue na sintonia para ficar por dentro do destaque do EsportiVIDAde. No quadro O Som Olímpico, ouça a trilha sonora que marca a travessia de cada atleta até a medalha. Começa às 16h.
Às 18h, o Cantos e Versos reúne música e literatura popular com a participação de Renilda e de Raudênio Lima. A primeira é cantora e compositora com 30 anos de carreira, o segundo é poeta, escritor e declamador de cordéis homenageado no 1º Festival de Poetas Declamadores em Caruaru.
Às 20h, acompanhe a estreia da série Hotel das Estrelas. Neste primeiro programa, Flávio Costa homenageia Nana Caymmi, dona de uma voz inconfundível, e Angela Ro Ro, de uma rouquidão inesquecível. Naturais do Rio de Janeiro, fixaram-se como emblemáticas intérpretes da música brasileira.
TERÇA
Comece a terça-feira (23) com notícias dos nove Estados do Nordeste compartilhadas diariamente até o sábado pelo Giro Nordeste, de 7h45 às 8h. Mais tarde, entre em clima de reflexão com o Recife Filosófico, às 18h. De forma descontraída, o programa mostra o quanto essa ciência humana está mais próxima do cotidiano do que se imagina.
Às 20h, confira a segunda edição do Hotel das Estrelas. Dessa vez, Silvestre Santana conta detalhes da vida de quem marcou o samba: Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal, e Arlindo Cruz, cantor e compositor de músicas como “o que é o amor” e “nos braços da batucada”.
QUARTA
Nesta quarta-feira (24), dentro da Faixa Mulher, O Som Delas tem início às 14h para percorrer a trajetória de artistas que revolucionaram a cena musical. Às 16h, o Marco Zero da Bola convida Luiz Vinícius Maciel, historiador e pesquisador do Frevo enquanto Patrimônio Cultural da Humanidade. Mais que isso, também é alvirrubro fanático.
Em seguida, fique com os sons do Reggae pelo Reggae e a resistente ancestralidade do gênero com início às 18h. Dê uma pausa no Hotel das Estrelas para ouvir as clássicas do brega eternizadas por Reginaldo Rossi e transmitidas em mais um Especial do Rei. Começa às 20h.
QUINTA
Nesta quinta-feira (25), às 14h, o Mulheres que Cantam pra Jah preenche a Faixa Mulher com vozes de artistas femininas que cantam inspiradas pela ancestralidade. No embalo da programação, o Vozes do Orgulho debate pautas relevantes à população LGBTQIAPN+, aliando informação, cultura e entretenimento. Sintonize às 18h e fique por dentro dos quadros Contos LGBT+, textos autorais de situações do cotidiano da comunidade: preconceito, resistência e superação se transformam em narrativas; bem como com o quadro Rainhas da Noite, dedicado à arte drag.
No terceiro episódio do Hotel das Estrelas, às 20h, JP Rodrigues passeia pelas inovações sonoras de Elyanna Caldas e Hermeto Pascoal. A primeira foi uma das fundadoras do curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco, sendo reconhecida nacionalmente como artista e também como responsável pela formação de gerações de pianistas. O segundo, permanece lembrado pelas habilidades em orquestração e improvisação, além da capacidade de transformar os sons da natureza em melodia.
SEXTA
Na sexta-feira (26), o Mulheres na Música: A Nova Produção Latino-Americana enaltece a produção sonora feminina do nosso território dentro da Faixa Mulher, que tem início às 14h. Já às 16h, o Universos Hip-Hop apresenta o conceito “rap de mensagem” e a capacidade do gênero em proporcionar um aprendizado por meio da música.
Às 18h, o Raízes da Percussão apresenta o segundo episódio dedicado ao Maracatu de Baque Solto. Mais especificamente, destacam o caixa, instrumento essencial da brincadeira que assume sonoridades e funções próprias dentro do brinquedo popular. No Bate-Papo Percussivo, Nailson Vieira, brincante desde os três anos e autor do álbum “Sou, Estou”, marca presença.

Da esquerda para a direita: Mestre Zeca do Rolete, Carlos Oliveira, Preta Gil e Mestre Lessa, homenageados no Hotel das Estrelas 2025.
Às 20h, orgulhe-se com as trajetórias da Yalorixá Elda Ivo Viana, rainha do Maracatu Nação Porto Rico, e de Mestre Zeca do Rolete, mestre griô e figura central na tradição do coco de roda em Pernambuco, contadas por Beatriz Santana no quarto episódio da série Hotel das Estrelas.
SÁBADO
No sábado (27), a Faixa Infantil tem início às 8h com exibição do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. Esta edição comenta as festas e tradições de fim de ano. No quadro Na Onda da História, Illana Ventura, que é cantora e compositora, conta a história “A mala que viajou pelo réveillon”, apresentando a tradição de ano novo de cinco países.
Na sequência, um personagem criado especialmente para cada edição e uma equipe de especialistas para enriquecer o debate compõem a Rádio Além da Lenda que compartilha as histórias do folclore brasileiro para a criançada, de 9h às 10h.
Às 15h, o Vozes de Cor apresenta trabalhos inéditos de artistas 60+ que marcaram presença em temporadas anteriores. No início da noite, fique com o episódio inédito da radionovela O Desejo de Catirina. Quais novidades a cidade de Serrita, Sertão pernambucano, têm para contar? Sintonize às 19h.
Na sequência, Débora Borges narra a vida e a relação com o carnaval de Pernambuco de Maestro Lessa, bem como as contribuições para a cultura do Estado de Carlos Oliveira, músico e poeta vencedor do III Prêmio Pernambuco de Literatura. Tudo isso, no quinto Hotel das Estrelas, com início às 20h.
DOMINGO
No domingo (28), o Almanaque da Aconchego tem início às 9h e reúne a equipe de produção para comentar sobre os momentos marcantes e os desafios vividos ao longo da temporada.
Das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta o último Batucada de 2025. No Oba Kò So – Matuê Malunga acompanhe uma conversa sobre a luta e organização dos povos tradicionais, bem como em que pé estão na busca por direitos territoriais, a partir das 15h.
Logo em seguida tem despedida do Hotel das Estrelas. No sexto programa, Brunna Figueirôa reafirma a importância para a música brasileira de Lô Borges, cantor, compositor e fundador do Clube da Esquina junto a Milton Nascimento; e de Preta Gil, cantora e compositora com um legado musical unido à luta pela inclusão e diversidade. Sintonize às 20h.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site.





