PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Hotel das Estrelas transforma despedida em homenagem na semana da 101.5 FM

Hotel das Estrelas 2025

Série especial homenageia artistas brasileiros que faleceram em 2025. Da esquerda para a direita: Nana Caymmi, Lô Borges, Bira Presidente, Elyanna Caldas, Angela RoRo, Hermeto Pascoal, Arlindo Cruz e Mãe Elda de Oxóssi.

Por Beatriz Santana

O início da programação especial de fim de ano na Frei Caneca FM é dedicada ao Hotel das Estrelas. Dedicada a honrar e celebrar a existência dos medalhões da música e poesia brasileira que faleceram no ano de 2025, o especial preenche a faixa das 20h a partir desta segunda (22) e segue até domingo (28), atravessando o legado sonoro de dois artistas por edição. 

Sob direção de Priscila Xavier e trabalhos técnicos de Gui Barreto e Flávio Rodrigues, a equipe de estagiários da 101.5 FM apresenta o legado musical de Nana Caymmi e Angela Ro Ro na segunda (28); Bira Presidente e Arlindo Cruz na terça (23); Elyanna Caldas e Hermeto Pascoal na quarta (24); da Yalorixá Elda Ivo Viana e Mestre Zeca do Rolete na sexta (26); do poeta Carlos Oliveira e Maestro Lessa no sábado (27); e Lô Borges e Preta Gil no domingo (28). A partir das 20h, sintonize na 101.5 FM para se emocionar com o trabalho dos que dedicaram a vida a nos fazer cantar, refletir, dançar e ser feliz.

SEGUNDA

Nesta segunda-feira (22), das 11h às 12h, ouça o ritmo do som bater na frequência da música latinoamericana com o Nosso Norte é o Sul. A faixa é uma pesquisa musical de Iori Fragoso e proporciona uma reconexão da latinidade brasileira. 

Continue na sintonia para ficar por dentro do destaque do EsportiVIDAde. No quadro O Som Olímpico, ouça a trilha sonora que marca a travessia de cada atleta até a medalha. Começa às 16h. 

Às 18h, o Cantos e Versos reúne música e literatura popular com a participação de Renilda e de Raudênio Lima. A primeira é cantora e compositora com 30 anos de carreira, o segundo é poeta, escritor e declamador de cordéis homenageado no 1º Festival de Poetas Declamadores em Caruaru.

Às 20h, acompanhe a estreia da série Hotel das Estrelas. Neste primeiro programa, Flávio Costa homenageia Nana Caymmi, dona de uma voz inconfundível, e Angela Ro Ro, de uma rouquidão inesquecível. Naturais do Rio de Janeiro, fixaram-se como emblemáticas intérpretes da música brasileira. 

TERÇA 

Comece a terça-feira (23) com notícias dos nove Estados do Nordeste compartilhadas diariamente até o sábado pelo Giro Nordeste, de 7h45 às 8h. Mais tarde, entre em clima de reflexão com o Recife Filosófico, às 18h. De forma descontraída, o programa mostra o quanto essa ciência humana está mais próxima do cotidiano do que se imagina.

Às 20h, confira a segunda edição do Hotel das Estrelas. Dessa vez, Silvestre Santana conta detalhes da vida de quem marcou o samba: Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal, e Arlindo Cruz, cantor e compositor de músicas como “o que é o amor” e “nos braços da batucada”.

QUARTA

Nesta quarta-feira (24), dentro da Faixa Mulher, O Som Delas tem início às 14h para percorrer a trajetória de artistas que revolucionaram a cena musical.  Às 16h, o Marco Zero da Bola convida Luiz Vinícius Maciel, historiador e pesquisador do Frevo enquanto Patrimônio Cultural da Humanidade. Mais que isso, também é alvirrubro fanático.

Em seguida, fique com os sons do Reggae pelo Reggae e a resistente ancestralidade do gênero com início às 18h. Dê uma pausa no Hotel das Estrelas para ouvir as clássicas do brega eternizadas por Reginaldo Rossi e transmitidas em mais um Especial do Rei. Começa às 20h. 

QUINTA

Nesta quinta-feira (25), às 14h, o Mulheres que Cantam pra Jah preenche a Faixa Mulher com vozes de artistas femininas que cantam inspiradas pela ancestralidade. No embalo da programação, o Vozes do Orgulho debate pautas relevantes à população LGBTQIAPN+, aliando informação, cultura e entretenimento. Sintonize às 18h e fique por dentro dos quadros Contos LGBT+, textos autorais de situações do cotidiano da comunidade: preconceito, resistência e superação se transformam em narrativas; bem como com o quadro Rainhas da Noite, dedicado à arte drag. 

No terceiro episódio do Hotel das Estrelas, às 20h, JP Rodrigues passeia pelas inovações sonoras de Elyanna Caldas e Hermeto Pascoal. A primeira foi uma das fundadoras do curso de Música da Universidade Federal de Pernambuco, sendo reconhecida nacionalmente como artista e também como responsável pela formação de gerações de pianistas. O segundo, permanece lembrado pelas habilidades em orquestração e improvisação, além da capacidade de transformar os sons da natureza em melodia.

SEXTA

Na sexta-feira (26), o Mulheres na Música: A Nova Produção Latino-Americana enaltece a produção sonora feminina do nosso território dentro da Faixa Mulher, que tem início às 14h. Já às 16h, o Universos Hip-Hop apresenta o conceito “rap de mensagem” e a capacidade do gênero em proporcionar um aprendizado por meio da música. 

Às 18h, o Raízes da Percussão apresenta o segundo episódio dedicado ao Maracatu de Baque Solto. Mais especificamente, destacam o caixa, instrumento essencial da brincadeira que assume sonoridades e funções próprias dentro do brinquedo popular. No Bate-Papo Percussivo, Nailson Vieira, brincante desde os três anos e autor do álbum “Sou, Estou”, marca presença.

Da esquerda para a direita: Mestre Zeca do Rolete, Carlos Oliveira, Preta Gil e Mestre Lessa, homenageados no Hotel das Estrelas 2025.

Às 20h, orgulhe-se com as trajetórias da Yalorixá Elda Ivo Viana, rainha do Maracatu Nação Porto Rico, e de Mestre Zeca do Rolete, mestre griô e figura central na tradição do coco de roda em Pernambuco, contadas por Beatriz Santana no quarto episódio da série Hotel das Estrelas.

SÁBADO

No sábado (27), a Faixa Infantil tem início às 8h com exibição do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. Esta edição comenta as festas e tradições de fim de ano. No quadro Na Onda da História, Illana Ventura, que é cantora e compositora, conta a história “A mala que viajou pelo réveillon”, apresentando a tradição de ano novo de cinco países.

Na sequência, um personagem criado especialmente para cada edição e uma equipe de especialistas para enriquecer o debate compõem a Rádio Além da Lenda que compartilha as histórias do folclore brasileiro para a criançada, de 9h às 10h. 

Às 15h, o Vozes de Cor apresenta trabalhos inéditos de artistas 60+ que marcaram presença em temporadas anteriores. No início da noite, fique com o episódio inédito da radionovela O Desejo de Catirina. Quais novidades a cidade de Serrita, Sertão pernambucano, têm para contar? Sintonize às 19h.

Na sequência, Débora Borges narra a vida e a relação com o carnaval de Pernambuco de Maestro Lessa, bem como as contribuições para a cultura do Estado de Carlos Oliveira, músico e poeta vencedor do III Prêmio Pernambuco de Literatura. Tudo isso, no quinto Hotel das Estrelas, com início às 20h.

DOMINGO

No domingo (28), o Almanaque da Aconchego tem início às 9h e reúne a equipe de produção para comentar sobre os momentos marcantes e os desafios vividos ao longo da temporada.

Das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta o último Batucada de 2025. No Oba Kò So – Matuê Malunga acompanhe uma conversa sobre a luta e organização dos povos tradicionais, bem como em que pé estão na busca por direitos territoriais, a partir das 15h.

Logo em seguida tem despedida do Hotel das Estrelas. No sexto programa, Brunna Figueirôa reafirma a importância para a música brasileira de Lô Borges, cantor, compositor e fundador do Clube da Esquina junto a Milton Nascimento; e de Preta Gil, cantora e compositora com um legado musical unido à luta pela inclusão e diversidade. Sintonize às 20h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site.