PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Frei Caneca FM toca cultura e também saúde: Síndrome de Rett é pauta da semana

Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal promoveu audiência para ampliar debates sobre a Síndrome de Rett (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

Por Beatriz Santana

Você já ouviu falar em Síndrome de Rett? A doença neurológica é a causadora de uma mutação genética rara que compromete o desenvolvimento neurocerebral e, consequentemente, as habilidades motoras e da linguagem. Os sintomas costumam aparecer após seis meses de vida, seguidos de regressão neurológica após um desenvolvimento inicial da criança sem intercorrências. Curiosamente, pelos movimentos repetitivos da mão e as alterações comportamentais podem confundir a condição com autismo, o que não é o caso. Pela incidência e necessidade de conhecer mais da síndrome, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) marcou outubro de 2025 com uma audiência pública para instituir este mês como o Mês de Conscientização da Síndrome de Rett. 

Para reverberar a visibilização e mostrar que um tratamento precoce e adequado pode promover qualidade de vida, o Calor da Rua da quinta-feira (16), apresentado por Priscila Xavier, embarca nessa missão de pautar a Síndrome de Rett e recebe Risoneide dos Santos Araújo, mãe de uma criança com a síndrome para ajudar. Começa ao meio-dia. Participe da transmissão pelo número do WhatsApp (81) 99488-6272 e assista em vídeo pelo canal do YouTube da emissora: Frei Caneca FM.

SEGUNDA 

Nesta segunda-feira (13), às 8h, o Relicário dedica poesias musicadas especialmente ao público mais jovem no quadro Música do Poema. Ao longo do programa, faixas infantis celebram o Dia das Crianças. Envie sua mensagem ao vivo pelo número do WhastApp (81) 99195-9875. De segunda a sexta, a partir das 9h, você tem uma viagem marcada pelas estradas da cultura do BR-101.5. A condutora e apresentadora do programa é Gabriele Alves.

Das 11h às 12h, valorizamos a cultura latinoamericana por meio das músicas tocadas no Nosso Norte é o Sul e selecionadas pela pesquisa sonora de Iori Fragoso. Mudando o enfoque, mas não o clima quente da latinoamericanidade, ao meio-dia o Calor da Rua começa o esquenta para o REC’n’Play 2025. Luizy Silva é produtora e apresentadora desta edição que convida Dani Koury, diretora de negócios da Ampla para compartilhar os detalhes do evento que mergulha o bairro do Recife em inovação, tecnologia e cultura.

Às 14h, o TPM – Tempo Pra Mim acompanha o ritmo da convidada Gabriela Barbosa que também é dançarina e professora para conversar sobre o (Des)dobrar-se, uma experiência com dança voltada para o público feminino. Não só a entrevista, o programa conta com os quadros Refletindo com Tarot, Janelas da Consciência e Agenda TPM com uma série de eventos como convite para praticar o autocuidado e autoconexão. A produção é de Gabi de Sá, com apresentação de Priscila Xavier.

Às 16h, o EsportiVIDAde traz à tona duas modalidades tradicionais em pernambuco: futsal e handebol. Além disso, compartilha o surgimento da chamada creche olímpica e a trilha sonora que marcou a caminhada do bronze olímpico da skatista Rayssa Leal no quadro O Som Olímpico.

No fim da programação do dia, você acompanha o Cantos e Versos que junta a poesia com o forró para mostrar as belezas individuais e outras similaridades dos gêneros. Para isso, recebe Jefferson Moisés e Maria Carmem, o primeiro encanta o público com cordéis e a oralidade nordestina, já a segunda canta a região em forma de forró. A partir das 18h.

TERÇA

Na terça-feira (14), fique por dentro das principais notícias dos nove Estados do Nordeste na sintonia do Giro Nordeste diariamente até sábado, de 7h45 às 8h.

Para quem já conhece a história da cidade sobrenatural e ameaçadora, assombrada por seres de lendas populares, quando a noite cai contada narrada em “Recife Assombrado”, fica por dentro da segunda parte, que vai ser pauta do Calor da Rua. André Portela, o diretor de “Recife  Assombrado 2: A Maldição de Branca Dias”, participa da edição produzida por Priscila Xavier e apresentada por Manoel Constantino. Começa ao meio-dia. Marque presença pelo número de WhatsApp (81) 99488-6272.

Às 14h, o Mamas, Minas e Manas amplia a discussão maternal para comentar sobre desenvolvimento infantil, com a psicóloga Fabia Siqueira como entrevistada. No Recife Filosófico, com início às 18h, o professor Alfredo Moraes, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mergulha na discussão para explicar o porquê do movimento promovido pela Escola do Recife ter feito da cidade uma referência da filosofia no século 19.

QUARTA 

Nesta quarta-feira (15), o Relicário concede a palavra para Lara Falcão. A recifense é doutoranda em sociologia, analista judiciária e divide isso com o compromisso de escrever. Por isso, fala ao microfone do quadro Ficha Bibliográfica para compartilhar um extrato sonoro da própria vida.

Em 2025, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) completa 80 anos de atividade. Para relembrar os desafios e, sobretudo, celebrar as conquistas e avanços no tratamento do câncer. À frente do Calor da Rua que trata dessa temática, Janaína Serra conversa com Sidney Batista Neves, superintendente geral do HCP. A produção é de Luizy Silva.

Na Faixa Mulher, O Som Delas promove o encontro do ouvinte com um dos maiores movimentos punks feministas da história: o Riot Grrrl! Às 14h, Camila Duarte, uma das fundadoras do coletivo Garotas do Front, participa da edição para destacar a música como arma de protesto e liberdade. 

Às 16h, o Marco Zero da Bola tem como tema os estádios e praças esportivas. Na conversa, o ambiente esportivo, cultural e de socialização desses espaços são a pauta. O movimento político-religioso que se espalhou por todo o mundo alcança a frequência da Frei Caneca FM pelo programa Reggae pelo Reggae. Às 18h, o segundo programa da temporada recebe Renan Jamaica, da Família Rastafari Flor de Jah, para uma conversa sobre fé, resistência e música como linguagem espiritual.

QUINTA

Nesta quinta-feira (16), acompanhe o Calor da Rua para conhecer a Síndrome de Rett. A doença neurológica provoca uma mutação genética que compromete o desenvolvimento cerebral e, consequentemente, as habilidades motoras e da linguagem. O tratamento e a importância de desmistificar essa condição vão ser o centro da entrevista apresentada por Priscila Xavier com Risoneide dos Santos Araújo, mãe de uma criança com a síndrome como convidada.

Na Faixa Mulher, que vai de 14h às 15h, o Mulheres que Cantam pra Jah compartilha o canto de mulheres que unem a espiritualidade e a resistência às próprias produções sonoras. Já às 18h, o Vozes do Orgulho apresenta ao ouvinte a trajetória de Ruby Nox, drag queen do sertão pernambucano vencedora do concurso nacional da arte drag. Nos quadros Rainhas da Noite e Contos LGBT+ divide a potência da comunidade com Lea Farseid, criadora do projeto Phenomena Drag, e se aprofunda na narrativa de “O Cristal Quebrado de Rinelly Garden”.

SEXTA

Na sexta-feira (17), fique com a reapresentação da série Sobre Livros, uma produção do Relicário. Mais especificamente, ouça trechos do “Livro dos Abraços” de Eduardo Galeano, o jornalista uruguaio que “com a sã intenção de aprofundar a passagem no mundo, tornou-se escritor, ou tentou sê-lo” (Trecho de “O Caçador de Histórias”); interpretados por Janaína Serra.

Às 12h, Gabi de Sá recebe Gabriela Coutinho, diretora da CasaCor Pernambuco na edição do Calor da Rua que destaca o evento, uma mostra anual de arquitetura, design de interiores e paisagismos para conexões entre marcas, profissionais e o público. Priscila Xavier está por trás da produção.

Às 15h, Manoel Constantino divide o espaço do programa Papo de Artista com Antônio Mendes, artista plástico ligado à tradição paisagista figurativa e psicólogo. Comemorando seus 60 anos com a exposição “Vestígios de um Tempo Não Linear”, Mendes apresenta obras que revelam uma trajetória que transita entre o caos e a ordem, entre a memória e o tempo. O artista construiu uma poética marcada pela tensão entre cores vibrantes, traços em expansão e fragmentos de tempo que atravessam suas telas. A mostra evidencia como Mendes elabora sua pintura a partir de lembranças, afetos e paisagens que retornam em diferentes formas: ora figurativas, ora abstratas.

Na Faixa Mulher, o Mulheres na Música: A Nova Produção Latino-Americana viaja nas ondas sonoras da música argentina por meio das faixas das artistas La Charo, Paloma Del Cerro, Sofia Viola e Juana Aguirre. Começa às 14h. Já o Universos Hip-Hop tem início às 16h e reserva um momento para fortalecimento e valorização da cultura Hip Hop.

Às 18h, o Raízes da Percussão divide a edição com Josy Caldas, a percussionista compartilha o repertório e as vivências no Coco e como o gênero se relaciona com as habilidade na percussão.

SÁBADO

No sábado (18), o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio dá início à Faixa Infantil que começa às 8h e, dessa vez, transforma o luto em uma pauta possível para se conversar com as crianças. Ao perguntar “E quando meu bichinho morre?” relembram de forma sensível que os animais também partem. Os quadros Abre o Microfone, Telefone Com Fio que traz a veterinária Roberta Andrade, Papo do Dia conversa com a psicóloga Gisele Soares, e Na Onda da Brincadeira ajudam a abordar a temática. 

Dando continuidade, às 9h, a Rádio Além da Lenda embarca em uma viagem pelas fases da infância. A personagem Cabra Cabriola dá o toque especial para a temática e Cláudio Marinho é o psicólogo que participa da reflexão. No período da tarde, acompanhe o Vozes de Cor, a partir das 15h, que presenteia o ouvinte com as composições feitas por Jards Macalé ao longo de 60 anos de carreira como compositor, arranjador e violonista. 

Às 19h, o episódio da radionovela O Desejo de Catirina apresenta o Prefeito Teodoro e as vantagens de usar a comunicação ao próprio favor. Além dele, Fernandinho é o locutor imitador de vozes que faz de tudo para limpar o nome do prefeito que engana a população na sintonia da Frei Caneca FM.

DOMINGO

No domingo (19), o conceito do Empreendedorismo Prateado é apresentado às 8h pelo Ponto 60 – População Idosa em Destaque. No programa, Andréa Viana, graduada em Administração e gestora do programa Sebrae Delas, desmitifica esse termo e compartilha os benefícios de continuar empreendendo também na velhice. Interaja com a sintonia pelo número do WhatsApp  (81) 99488-6345. Além da entrevista, que fica gravada no YouTube, o ouvinte acompanha os quadros Você Sabia?, trazendo informações de utilidade pública; e o Dicas Culturais, cujo objetivo semanal é apresentar filmes, eventos e sugestões especiais para o fim de semana.

Às 9h, o Almanaque da Aconchego celebra a poesia e a potência de Patrícia Naia representando do Slam das Minas PE. Nas colunas Rebuliço e Aqui se Respira Lucha, Fabrício Artero é o poeta da vez, no segundo, transmitem uma viagem à Guatemala para conhecer a experiência da agência de notícias Prensa Comunitária Quilômetro 169. 

De 10h às 12h, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil no Batucada – porque o samba também é nosso! Às 15h, o Oba Kò So – Mutuê Malunga aborda a perspectiva jurídica voltada para os povos tradicionais. Para encerrar o domingo na programação da Frei Caneca FM, o Giro Nordeste convida Stela Herschmann, especialista em Política Climática no Observatório do Clima para discutir a crise no clima e as políticas ambientais pela ótica da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).Começa às 19h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site.