Sintonize na Frei Caneca FM. (Foto: Rafa Medeiros)
Por Beatriz Santana
Acabou a contagem regressiva na Frei Caneca FM! Você que é ouvinte e estava na ansiedade já pode conferir os programas e temporadas novas produzidas pela sociedade civil que ocupam a emissora por meio do Edital de Premiação para Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2024, a partir desta segunda-feira, 06 de outubro de 2025.
Ao longo dos próximos três meses, sintonize nos 17 lançamentos: EsportiVIDAde, Cantos e Versos, Recife Filosófico, O Som Delas, Marco Zero da Bola, Reggae pelo Reggae, Mulheres que Cantam pra Jah, Vozes do Orgulho, Mulheres na Música, Universos Hip-Hop, Raízes da Percussão, Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, Rádio Além da Lenda, Vozes de Cor, O Desejo de Catirina, Almanaque da Aconchego e Oba Kò So – Mutuê Malunga.
Você que gosta de cultura popular; diversidade de vozes; representatividade étnica, de gênero e de orientação sexual; que quer ficar por dentro das atualizações dos esportes e da saúde, já tem novos programas para se tornar fã! O programa da faixa do meio-dia, Calor da Rua, transmite um esquenta de cada um desses para contextualizar você sobre o conteúdo da temporada. Acompanhe as entrevistas em vídeo pelo nosso canal do YouTube.
SEGUNDA
Nesta segunda-feira (06), o Relicário faz uma transmissão especial com alguns destaques da Bienal do Livro de Pernambuco 2025 e apresenta um bate-papo sobre as odisseias do autor Itamar Vieira Jr. Participe pelo número de WhatsApp (81) 99195-9875. O programa é produzido por Silvestre Santana com apresentação de Janaína Serra, das 8h às 9h da manhã, com reprise às 17h.
De 9h às 11h, é a vez de viajar nas estradas da Cultura com Gabriele Alves e o BR-101.5. Confira muita música, animação, entrevistas e lançamentos musicais. De segunda a sexta, com participação ao vivo pelo WhatsApp (81) 99488-6842.
De segunda a sexta, a partir das 11h, a Frei Caneca FM toca o Nosso Norte é o Sul, uma hora dedicada às músicas da América Latina pela pesquisa sonora de Iori Fragoso, responsável pela seleção musical da emissora.
A segunda remessa de programas produzidos pela sociedade civil por meio do edital de ocupação da Frei Caneca FM tem estreia marcada para o dia 6 de outubro. No embalo das estreias, o Calor da Rua prepara edições especiais para apresentar cada novo programa ou temporada aos ouvintes. Tem interesse de conhecer mais a fundo o Esportividade, Cantos e Versos, Recife Filosófico e Almanaque do Aconchego? Então, não perca esta edição apresentada por Luizy Silva, a partir do meio-dia.
Na edição do TPM – Tempo Pra Mim que começa às 14h, o tema é a roda de mulheres “Tenda Vermelha” que acontece na próxima lua nova (23 de outubro). Para quem não conhece, o termo remete a um espaço sagrado e feminino, tradicionalmente associado aos ciclos menstruais e ao fortalecimento de conexões. A convidada na faixa de entrevistas é Dani Calaça, médica especialista em medicina da família e terapeuta em ginecologia natural, responsável por organizar a Tenda. Além da entrevista, acompanhe as reflexões trazidas pelo quadro Refletindo com Tarot, com Sabrina Carvalho, Janelas da Consciência, com Conceição Cavalcanti e a Agenda TPM.
Às 16h, estreia o EsportiVIDAde com esporte e boas histórias. Conheça o projeto Basquete Aurora, que leva a modalidade para jovens do Recife; perceba o vôlei como ferramenta de cidadania e conheça os benefícios da hidroginástica para pessoas 60+. No quadro O Som Olímpico, saiba qual trilha sonora embalou o ouro da dupla de vôlei brasileira Ana Patrícia e Duda e fique por dentro da curiosa história de um nadador que disputou sozinho uma prova olímpica.
Às 18h, o Cantos e Versos apresenta um encontro de mestres da palavra e da música. O programa traz a história de Biu do Pife, caruaruense com quase 60 anos de carreira e referência no som do pífano, e do poeta Severino Pedro, autor de cordéis e do livro “Flor & Fome”. Uma conversa que mistura tradição, poesia e a força cultural do Agreste pernambucano.
TERÇA
Na terça-feira (07), as ondas da Frei Caneca FM noticiam informações recentes dos nove estados do Nordeste veiculadas pelo Giro Nordeste, com hora marcada das 7h45 às 8h, de terça a sábado. Às 8h, quem fala ao microfone do Relicário é Phillipe Wollney. No quadro Ficha Bibliográfica, o escritor das obras “Ruinosas Ruminâncias” e “O Livro dos Sussurros”, que o fez vencer o Prêmio Pernambucano de Literatura em 2017 e 2022, compartilha as vivências com a escrita.
Pela visão panorâmica do caminhão do BR-101.5, Gabriele Alves comenta a programação de filmes do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, que celebra 15 anos em 2025, junto com Antonio Gutierrez, idealizador e diretor, a partir das 9h da manhã.
No fluxo de transmissão dos novos programas feitos pela sociedade civil que estreiam na programação, o Calor da Rua convida os apresentadores do O Som Delas, Marco Zero da Bola e Vozes de Cor. Começa ao meio-dia com Manoel Constantino na apresentação.
Às 14h, o Mamas, Minas e Manas coloca a maternidade como centro do debate. Junto ao quadro Parentalidade em Foco, discute políticas públicas; afetos e vínculos; lutas e conquistas. Às 18h, o Recife Filosófico responde o porquê de estudar filosofia brasileira e principalmente recifense. Para a edição, convida Julisson Antonio, professor que vai ajudar a mostrar o quão próxima essa ciência humana está do dia a dia dos ouvintes. Uma curiosidade é compartilhada nesta edição: Recife também é um dos berços da filosofia, você sabia?
QUARTA
Nesta quarta-feira (08), o Relicário começa às 8h com destaques da Bienal do Livro de Pernambuco, que está na 15ª edição e segue até 12 de outubro no Centro de Convenções de Olinda. O ouvinte é convidado a conhecer mulheres negras que escrevem e cantam, com Bell Puã, Bione e mediação de Lenne Ferreira. O Relicário é reapresentado às 17h.
Já no esquenta das estreias da sociedade civil, ao meio-dia, o Calor da Rua convida os apresentadores dos programas Vozes do Orgulho, Reggae pelo Reggae, Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio e Mulheres na Música: A Nova Produção Latino-Americana. Escute a edição conduzida por Janaína Serra na edição para conhecer e interaja pelo número de WhatsApp: (81) 99488-6272. A conversa é trasmitida e fica gravada no YouTube da 101.5 FM.
Na Faixa Mulher, O Som Delas recebe a DJ Carrie para valorizar o protagonismo feminino na cena Punk de 14h às 15h. Às 16h, histórias de clubes da capital, experiências de arquibancada, resenhas de torcedores e as músicas que ecoam nos estádios prometem um bate-papo leve na primeira edição do Marco Zero da Bola. Para fechar a programação, às 18h o Reggae pelo Reggae retorna à sintonia da Frei Caneca FM para destacar bandas e músicos do reggae enquanto pautam o movimento rastafari, a cena local e a participação feminino no reggae.
QUINTA
Nesta quinta-feira (09), o ouvinte conhece Rodrigo Acioli por meio de um extrato sonoro que preenche os minutos do quadro Ficha Bibliográfica. O editor e escritor da Titivillus Editora passeia entre literatura, artes gráficas e crítica na edição do Relicário, às 8h da manhã.
Já às 9h, Gabriele Alves conta, de forma lúdica e quase didática, a história do Manguebeat por meio do Projeto Manguebitinho que celebra o Dia das Crianças com um show infantil no Teatro do Parque. Cláudia Soul e Lulu Araújo são as intérpretes e instrumentistas responsáveis e marcam presença nesta edição do BR-101.5.
Na edição do Calor da Rua, a partir das 12h, os apresentadores dos programas da sociedade civil: Mulheres que Cantam pra Jah, Oba Kò So – Mutuê Malunga e Universos Hip Hop apresentam os detalhes para os ouvintes. Priscila Xavier assume a bancada de apresentação. Na Faixa Mulher que vai de 14h às 15h, o Mulheres que Cantam pra Jah, apresentado por Mãe Beth de Oxum, toca as composições das artistas que cantam o sagrado e a espiritualidade como forma de resistência. Ao longo da edição, você ouve Chiquinha Gonzaga, Nina Simone, Elza Soares e Zezé Motta.
O Vozes do Orgulho, às 18h, convida Sérgio Pessoa, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PE, para esclarecer quais são os principais direitos da população LGBTQIA+ no Brasil e as orientações para como agir diante de situações de preconceito e discriminação. No quadro Rainhas da Noite, a arte se transforma em resistência com o brilho e a força de Valentina Fostter, drag queen que há seis anos encanta plateias com performances que unem glamour, ousadia e emoção. Já no quadro “Contos LGBT+”, a história “Caio – O silêncio que mata” revela a dura realidade de jovens rejeitados pela família, expondo a urgência do amor e do acolhimento.
SEXTA
Nesta sexta-feira (10), o Relicário se despede da 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco com uma nova transmissão das mesas do evento. Já o Calor da Rua termina de conhecer os programas da segunda leva da sociedade civil. Em destaque, os programas Raízes da Percussão, Rádio Além da Lenda e O Desejo de Catirina. Sintonize às 12h, com Gabi de Sá na apresentação.
Às 15h, Manoel Constantino divide o espaço do programa Papo de Artista com Tâmara Lacerda, violonista cearense formada em Música pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista da Escola Portátil de Música (RJ), dedica-se à pesquisa, performance e criação de repertórios que contemplam o choro e a música nordestina.
Na Faixa Mulher, às 14h, o Mulheres na Música: A Nova Produção Latino-Americana apresenta o trabalho das artistas Assucena, Sofia Freire, Josyara e Luiza Brina por meio da música. Às 16h, a Frei Caneca FM coloca para tocar o Universos Hip-Hop. Já às 18h, o Raízes da Percussão conta a história e as raízes africanas do estilo musical com Gilú Amaral, percussionista.
SÁBADO
No sábado (11), data anterior ao Dia das Crianças, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio entra no clima da comemoração junto às crianças e adolescentes do Procriu – Projeto Criança Urgente. Quem bate esse papo que preenche o quadro Na Onda da História são os contadores de história Warley Goulart e Ponttinho, às 8h.
Às 9h, o Rádio Além da Lenda transforma a representatividade em algo lúdico. No embalo da brincadeira, o personagem Boto Cor de Rosa, direto das águas mágicas da Amazônia, é quem divide o tema com os cineastas Neco Tabosa e Kalor.
Às 15h, a terceira temporada do Vozes de Cor dá palco para a carreira de Alaíde Costa. Cantora e compositora ligada aos primórdios da Bossa Nova, Alaíde enfrentou preconceito e boicotes, mas hoje, aos 89 anos, vive o auge de sua carreira, celebrada por público e crítica. Às 19h, divirta-se com o episódio de O Desejo de Catirina, a radionovela que se passa na cidade de Serrita, Sertão Pernambucano, década de 1970.
DOMINGO
No domingo (12), o Ponto 60 – População Idosa em Destaque planeja junto com os ouvintes a organização financeira para 2026. Emanuela Rocha Mota é a especialista em finanças que participa da conversa. Acompanhe a partir das 8h e participe pelo número (81) 99488-6345.
Às 9h, o Almanaque do Aconchego volta à frequência da Frei Caneca FM e apresenta a história de Mestre Biu, brincante popular morador da Linha do Tiro que dá continuidade ao legado do Maracatú Nação Sol Brilhante do Recife. Além disso, a coluna Aqui se Respira Lucha traz informações das mídias comunitárias e populares latinas.
De 10h às 12h, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil no programa Batucada. Às 15h, conheça o Oba Kò So – Mutuê Malunga por meio de uma edição que introduz os ouvintes nos temas sobre povos e comunidades tradicionais a partir de três elementos: coletividade, diversidade e resistência. Às 19h, a poetisa e escritora Roseana Murray é a convidada do Giro Nordeste.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site.