Sintonize na Frei Caneca FM 101.5 (Foto: Reprodução/Senado Federal)
Por Beatriz Santana
Na semana passada, a Frei Caneca FM se despediu da primeira leva de programas produzidos pela sociedade civil por meio do Edital de Premiação para Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2024. Com a Palavra, Saúde; Isto É Choro, Meu Bem!; Recife Lo-Fi; Poetisas do Pajeú; Frequência Natural; Mandrake; Casa de Oxum – Saúde da Gente; Mapeando Pernambuco; Awrê – Memórias de Terreiro; Histórias de Cabeceiras; Recife Cidade Parque; Na Feirinha; Aldeias e Quilombos; Balaio Cultural e Diáspora – A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes foram as 14 produções que compuseram a grade nos últimos 3 meses de 2025.
Agora, 17 novos programas marcam presença na sua sintonia a partir do dia 6 de outubro e reforçam a missão da emissora em fazer ecoar as diversas vozes da cidade por meio das ondas do rádio. Enquanto a data não chega, continue na frequência 101.5. Para esta semana, fique com uma programação mais leve conduzida por muita música e com a mesma qualidade para o esquenta das novidades que vem por aí na Frei Caneca FM! Interaja pelo número do WhatsApp de cada programa e assista as entrevistas em vídeo pelo YouTube: Frei Caneca FM.
SEGUNDA
Nesta segunda-feira (29), às 8h, o Relicário sintoniza a força da palavra no quadro Música do Poema, apresentando poesias musicadas de Arnaldo Antunes. Poeta, compositor e ex-integrante dos Titãs, Arnaldo é mestre em unir som, ritmo e experimentação em versos que atravessam a canção. Participe da escuta pelo WhatsApp (81) 99195-9875. O programa é produzido por Silvestre Santana com apresentação de Janaína Serra. Aproveita o embalo da sintonia para aumentar seu repertório de músicas latinas. De segunda a sexta, a partir das 11h, a Frei Caneca FM toca o Nosso Norte é o Sul, uma hora dedicada às músicas da América Latina pela pesquisa sonora de Iori Fragoso.
Ao meio-dia, o Calor da Rua busca entender os efeitos do lançamento do Protocolo Unificado de Atendimento Integrado de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência na cidade do Recife. Para falar sobre a temática que amplia a assistência social desse grupo, recebe Corinne Schiortino, oficial de proteção de crianças contra as violências do UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância. Gabi de Sá é quem assume a bancada de apresentação.
Na edição do TPM – Tempo Pra Mim que começa às 14h, o tema é Mais Vida, Menos Tela. Como diminuir o uso do celular, viver o momento presente e colocar o autocuidado em primeiro lugar? A convidada é Estevita Queiroz, indígena e psicóloga clínica, que traz reflexões e dicas práticas para uma rotina com mais presença, equilíbrio e qualidade de vida. Além do bloco de entrevista, o programa conta com os quadros Refletindo com Tarot, Janelas da Consciência e Agenda TPM. A produção é de Gabi de Sá e apresentação de Priscila Xavier.
TERÇA
Na terça-feira (30), as ondas da Frei Caneca FM noticiam informações recentes dos nove estados do Nordeste veiculadas pelo Giro Nordeste, com hora marcada das 7h45 às 8h, de terça a sábado. Às 9h, a banda Guma pega carona na boleia do caminhão do BR-101.5 para uma conversa com Gabriele Alves sobre o novo álbum intitulado “Virando Noite”. A entrevista tem transmissão pelo dial, site e YouTube. A produção é de Beatriz Santana.
Ao meio-dia, não perca o Calor da Rua que dá destaque à Feira de Serviços, Cuidados e Cidadania na Universidade Católica de Pernambuco, a UNICAP, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no primeiro dia de outubro. Cirlene Silva é a professora coordenadora do evento e entrevistada do programa. Manoel Constantino conduz a edição. Marque presença pelo número de WhatsApp (81) 99488-6272.
QUARTA
Na quarta-feira (01), Janaína Serra convida para o Relicário, que começa às 8h com apresentação do quadro Ficha Bibliográfica. Na edição do dia, pergunta-se: quem é Marcondes FH? O artista visual e poeta, vencedor da 10ª edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura com o livro “Ele Costura Com a Pele uma Casa Para os Mortos”, reserva um momento para responder.
Já ao meio-dia, o Calor da Rua ajuda a colorir o mês de outubro de rosa, com uma entrevista que reforça a necessidade de buscar a prevenção do câncer de mama. O levantamento mais recente do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, foi divulgado em 2023 e aponta essa neoplasia como a com mais taxa de mortalidade do país. Mas o dado não precisa ser alarmante, pois uma série de formas de se prevenir são ofertadas, especialmente neste mês, e o programa faz questão de relembrar junto de Kaline Calheiros, Coordenação da Saúde da mulher do Distrito 2 do Recife. A apresentação fica por Janaína Serra.
QUINTA
Pela visão panorâmica do caminhão do BR-101.5, Gabriele Alves comenta, nesta quinta-feira (02) a programação de filmes do ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, que celebra 15 anos em 2025, a partir das 9h. Interaja com o programa pelo número do WhatsApp: (81) 99488-6842.
Ao meio-dia, Priscila Xavier apresenta o Calor da Rua e convida Laíze Souza, coordenadora geral do Festival Damas de Arte, marcado para acontecer em Olinda nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025. No evento que promove o protagonismo feminino na indústria das artes, a cantora Poli é atração e no programa desta quinta, também tem presença confirmada.
SEXTA
Na sexta-feira (03), o Calor da Rua antecipa a celebração ao Dia do Empreendedor, que em 2025 cai no sábado (05). Os desafios e o papel desse formato de trabalho para os brasileiros são discutidos na entrevista conduzida por Luizy Silva com Murilo Guerra, superintendente do SEBRAE-PE.
Às 15h, Manoel Constantino divide o espaço do programa Papo de Artista com Laura Lustosa e Raul Lopes, em um especial para o Mês das Crianças. Laura é uma jovem artista pernambucana em ascensão, que já atuou em óperas e musicais, além de ser pianista em formação. Sua presença no palco é marcada pela versatilidade, autenticidade e pela forma como consegue encantar o público. Raul, com apenas 9 anos, é saxofonista mirim e já impressiona pela maturidade artística. Identificado com altas habilidades, participou de montagens teatrais e audiovisuais, interpretando personagens marcantes como Franjinha, na ópera infantojuvenil da Turma da Mônica, e São Francisco de Assis em uma produção audiovisual.
SÁBADO
Dê início ao sábado (04) por dentro das notícias dos nove Estados da região Nordeste com as informações veiculadas pelo Giro Nordeste, de 7h45 às 8h. Já ao longo da programação, músicas que fazem reverberar a cultura popular, faixas instrumentais e outras dedicadas ao reggae tocam na sua sintonia.
DOMINGO
No domingo (05), o Ponto 60 – População Idosa em Destaque coloca o Estatuto da Pessoa Idosa no centro do debate. Para compartilhar os benefícios, contam com a presença de Rousy Moraes, advogada e membro da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. Acompanhe a partir das 8h e participe pelo número (81) 99488-6345.
Das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil no programa Batucada. Para fechar a programação, o Giro Nordeste pauta um fato aparentemente curioso que, na verdade, é um marco importante para a ciência brasileira: medicamento experimental desenvolvido no Brasil devolve mobilidade a pessoas tetraplégicas. O programa começa às 19h e Tatiana Sampaio, bióloga e pesquisadora participa da edição.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site.