PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Democracia em pauta: na semana da Frei Caneca FM tem celebração ao 15 de setembro

Manifestação em defesa da democracia. (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

Em 15 de setembro, o mundo comemora o Dia Internacional da Democracia. A data é reforçada pela edição do Calor da Rua que começa às 12h e recebe Priscila Lapa, cientista política, na quinta-feira (18). Entendida como a “soberania do povo”, a importância fica evidente com os dados levantados pela pesquisa intitulada “A democracia que temos e a democracia que queremos”, realizada pelo Observatório da Democracia da Advocacia-Geral da União (AGU) e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em 2024. 70% da população brasileira preferem o regime aos demais existentes. Muito além de preferência, em um momento emblemático para a história brasileira, em que fica mais evidente que nunca que ir contra a democracia é um retrocesso. Esse e os demais conteúdos podem ser conferidos pela 101.5 FM ou pelo player na página inicial do nosso site, de qualquer lugar do mundo.

SEGUNDA 
Nesta segunda-feira (15), o Relicário traz poesias musicadas de Alice Ruiz no quadro Música do Poema. Dona da máxima “Que importa o sentido se tudo vibra?” vai vibrar na sintonia, a partir das 8h.  Interaja com o programa pelo número de WhatsApp (81) 99195-9875. Às 12h, o Calor da Rua entra no esquenta para o Capibaribe Festival 2025, evento que une o litoral ao Sertão pernambucano pela sustentabilidade ambiental. Duda Carvalho e Anderson Pierre são os fundadores e convidados da edição.

O tempo dedicado a cozinhar, limpar e cuidar de crianças, bem como idosos também é uma forma de trabalho. Chamado de “Economia do Cuidado”, a atividade exercida principalmente por mulheres é uma das bases para a existência de outros trabalhos, mas, ainda assim, costuma ser invisibilizada e não remunerada. Essa é a temática do TPM – Tempo Pra Mim que traz à tona essa discussão, a partir das 14h. O programa traz, ainda, os quadros Janelas da Consciência, Refletindo com o Tarot e Agenda TPM.

Às 16h, o Com a Palavra Saúde pauta a saúde mental materna. O diálogo com a psicóloga Isabelle Albuquerque vai desde o pré-natal até o pós-parto, sem deixar de fora a importância das redes de apoio, cuidado e do acolhimento profissional. Por último, mas não menos importante, o Isto é Choro, Meu Bem! traz uma lista de composições contemporâneas repletas de tendências e estilos do gênero, marca na agenda: começa às 18h!

TERÇA
Nesta terça-feira (16), a frequência tem início com o destaque de informações recentes dos nove estados do Nordeste noticiadas pelo Giro Nordeste, com hora marcada das 7h45 às 8h, de terça a sábado. Mais tarde, o Calor da Rua comenta um marco importante responsável por assegurar direitos: os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor. Danielle Spencer, advogada e professora do curso de Direito da UNINASSAU participa da conversa. Marque presença nas edições pelo número de WhatsApp (81) 99488-6272, a partir das 12h. Às 14h, na Faixa Mulher, o Mamas, Minas e Manas apresenta o segundo episódio da série “O Assunto É”; não perca o debate sobre assuntos que parecem delicados, mas merecem atenção desde a infância. Às 18h, o Recife Lo-Fi faz uma viagem sonora que vai de MPB, perpassa pelo brega romântico e chega na eletrônica, sem deixar de fora os outros gêneros.

QUARTA
A quarta-feira (17) é dia de conhecer Raíza Figuerêdo pelas ondas do Relicário, que começa às 8h. A psicóloga se apresenta no quadro Ficha Bibliográfica, a partir da relação com a arteterapia e as possibilidades com as linguagens artísticas no processo de autodescoberta. Às 9h, Gabriele Alves comenta o Festival São João Sinfônico que celebra os 40 anos da carreira fonográfica de Petrúcio Amorim. Uma apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco vai ser o diferencial, dando uma nova roupagem às composições do artista, e a faixa de entrevista do BR-101.5 que recebe o Maestro José Renato Accioly, além da dupla As Januárias para uma conversa. Participe da conversa pelo número do WhatsApp: (81) 99488-6842. Da mesma forma que as outras, a entrevista também fica salva no YouTube: Frei Caneca FM.

Ao meio-dia, o Calor da Rua antecipa o aniversário do Sistema Único de Saúde – SUS, comemorado no dia 19, para reforçar a importância da rede para a saúde pública com Domício Sá, pesquisador da FIOCRUZ Pernambuco. Na Faixa Mulher, Izabella Ferreira poeta de Itapetim, Sertão pernambucano, que vem de uma linhagem de poetas, comenta as influências e a paixão pela poesia popular no Poetisas do Pajeú, às 14h. Já às 16h, a programação segue com uma nova edição do Frequência Natural. 

QUINTA

Nesta quinta-feira (18), sons de trompete dão início ao BR-101.5, porque a trombonista Néris Rodrigues destaca o show de lançamento do álbum autoral “Músicas do Mundo” no programa que começa às 9h.  Às 12h, o Calor da Rua reforça a necessidade de se haver um Dia Internacional da Democracia em uma entrevista com Priscila Lapa, cientista política. Às 14h, Keila Lipe, artista nortista, homenageia o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, data que marca a criação da Província do Amazonas em 1850 e que hoje celebra o bioma presente nos estados da região Norte e em parte do Maranhão, na nova edição do Mulheres na Música. Às 18h, o foco do Mandrake está em Carlota Pereira, diretora de arte e artista visual, atua em filmes como “Brasil S.A” e em séries como “Fim do Mundo” e “Lama dos Dias”, preta, parte direto da periferia de Jaboatão dos Guararapes, RMR. 

SEXTA 
Nesta sexta-feira (19), o Relicário abre espaço para Jaileila Menezes, professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Núcleo Museu da Pessoa Óri Gepcol. O projeto, fundado em 1991, é um museu virtual e colaborativo que registra, preserva e compartilha histórias de vida de pessoas de diferentes idades, origens, crenças e profissões, valorizando cada trajetória como parte essencial da memória coletiva da humanidade. Ao meio-dia, o Calor da Rua amplia o alcance da Cine Maré, plataforma e laboratório de formação e fortalecimento do audiovisual periférico pernambucano, junto com Tássia Seabra, comunicadora social e aceleradora cultural, responsável pela realização da ferramenta. Às 14h, tem lançamento de livro no Papo de Artista, o apresentador e jornalista Manoel Constantino apresenta Isabella Vale, fotógrafa, professora, autora da obra “Fotógrafas (Uma Cirando no Recife)”. Às 16h, o Casa de Oxum – Saúde da Gente coloca no centro do debate a saúde do povo Atikum, localizado no município de Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano. A noite é conduzida por Benke Ferraz, músico, produtor musical e apresentador do Mapeando Pernambuco com início às 18h.

SÁBADO 
Na manhã do sábado (20), junte a criançada para sintonizar na Faixa Infantil, das 8h às 10h, que começa com Awrê – Memórias de Terreiro e termina com a narração de quatro contos populares do folclore brasileiro na nova edição do Histórias de Cabeceiras. Das 10h às 11h, o Recife Cidade Parque estabelece mais um diálogo entre a Zona Urbana da cidade com a natureza e mostra o enverdecer da cidade a partir de iniciativas comunitárias, representadas pelos convidados, Bárbara Kreuzig, Fábio Carvalho e Augusto Neto. Já ao meio-dia pegue uma carona agroecológica do interior para o Recife com o Na Feirinha. Às 16h, o Aldeias e Quilombos faz um resgate à herança ancestral indígena e afrodiaspórica. Às 19h, o Balaio Cultural apresenta as músicas de Kelly Rabequeira.

DOMINGO 
No domingo (21), o Ponto 60 – População Idosa em Destque recebe Mórris Litvak, presidente e fundador da Maturi, empresa focada em promover a diversidade etária e a inclusão de profissionais no mercado de trabalho e em outras esferas da vida. O tema é a importância da intergeracionalidade com foco no mercado de trabalho. Acompanhe a partir das 8h e participe da audiência pelo número (81) 99488-6345. Das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil no Batucada. Já às 15h, o Diáspora – A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes reflete o racismo e a branquitude pela perspectiva da obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Quem participa do bate-papo é Jorge Luís Felizardo, mestre em ciências sociais, historiador e educador. Para fechar a programação, o Giro Nordeste, às 19h, traz Wellington Dias para tratar a temática do Mapa da Fome e os demais programas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome. O convidado é ex-governador do Piauí e atual senador.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, e de qualquer lugar do mundo pelo player disponível na página inicial do nosso site.