ícone face twitter instagram

Programação junina e de aniversário da rádio continuam até o dia 30 de junho

24.06.19 - 10H55
Andréa Rêgo Barros/PCR

Andréa Rêgo Barros/PCR

Muito forró, comidas típicas, balões e bandeirolas compõem o cenário da festa que celebra São João, no Sítio Trindade, nesta segunda-feira, 24 de junho, e a equipe da Frei Caneca FM continua marcando presença em Casa Amarela. A partir das 19h serão transmitidos flashes jornalísticos e todos os shows do palco principal, com Antúlio Madureira, Cristina Amaral, Maciel Melo e, a última apresentação será do Quinteto Violado, fazendo uma homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro.


O mês está acabando, mas até lá a semana ainda tem muita ação de comemoração do aniversário da Frei Caneca FM. Entre os dias 25 e 27 de junho, a cada dia, será veiculada uma reportagem especial sobre Educação, com abordagens sobre a importância e a diversidade no ensino superior. A série completa poderá ser conferida ao longo da programação, na sexta-feira (28).


Antes, na quinta-feira (27), a 101.5 acompanha a Caminhada do Forró, recentemente cancelada devido às fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife. A partir das 17h, as ruas do Bairro do Recife se transformam em um grande arraial, animado por um cortejo de sanfoneiros, zabumbeiros e triangulistas. A concentração do evento é na Rua da Moeda. Por volta das 20h, um grupo de sanfoneiros inicia a Caminhada em direção à Praça do Arsenal. No palco, montado na Praça do Arsenal, o público curte a apresentação de um quinteto sanfônico com Cezzinha, Terezinha do Acordeon, Luizinho de Serra, Zé Bicudo e Derico Alves. O forró continua com apresentações de Petrúcio Amorim, Josildo Sá, André Macambira, Rogério Rangel, Nádia Maia, Andreza Formiga, Irah Caldeira, Pecinho Amorim e Edi Carlos.


Ainda na quinta-feira (27), às 19h, a Frei Caneca FM, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, promove o debate Eu Toco Recife - "Entendendo a Cadeia produtiva da música do Recife". O encontro, que acontece no Apolo 235, no Bairro do Recife, será mediado por Patrick Torquato (Frei Caneca FM) e conta a participação de Maria do Céu (Metrópole), Ana Garcia (Coquetel Molotov)  e Juliano Holanda (Músico). A atividade é gratuita.

E para trazer os ouvintes pra perto, no sábado, 29 de junho, tem festa de aniversário na rua, com o Palco Frei Caneca FM, para comemorar o primeiro ano da rádio pública do Recife com microfones abertos e programação própria. O encontro da música será na Praça do Arsenal, a partir das 19h, com shows de Reverbo, Zeca do Rolete e o projeto "O Samba de Jackson do Pandeiro".

O mês de festividades termina no domingo (30), com o especial Música Instrumental Contemporânea, gravado nos dias 15 e 16 de junho, no Conservatório Pernambucano de Música. A apresentação de Henrique Albino (PE), acompanhado de Gilú Amaral (percussão) e Alex Santana (tuba), e o show de André Mehmari, poderão ser ouvidos entre 8h e 10h. Já o show de Hercules Gomes (SP) e Treminhão (PE), com participação especial de Beto Hortis, será das 18h às 20h, na 101.5 FM.

Programas

O TPM - Tempo Pra Mim desta segunda-feira (24) entrevista Letrux, cantora carioca, e Juliana Strassacapa, vocalista da banda Francisco, el Hombre, sobre o autocuidado no meio artístico. Na terça-feira (25), ao meio-dia, o Mamas, Minas e Manas traz o tema “Por um mundo sem barreiras”. Três mulheres com deficiência falam de sua relação com as pessoas e as cidades e compartilham suas experiências e expectativas. Às 20h, é a vez do Revista Brasil de Fato Pernambuco. O tema da edição é Luiz Gonzaga e a conversa é com o professor e radialista, José Mário Austregésilo. Além da cultura junina, a conversa adentra pela multiculturalidade da arte gonzaguiana e a importância das narrativas musicais para o imaginário nordestino.

Na próxima sexta-feira, 28 de junho, é lembrado o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e pessoas intersex). Em alusão à data, o Vozes do Campo e da Cidade, que vai ao ar na quarta-feira (26), ao meio-dia, conversa com mulheres LBTs sobre preconceito, mercado de trabalho, luta, avanços e desafios pessoais e do movimento de mulheres LBTs. Na quinta-feira (27) o Mulher faz política todo dia fala sobre cidade segura para as mulheres. O Músicas de Sexta chega no dia 28, às 20h, comemorando o São João com Neil Young cantando pra Januário, e com Ryan Adams cantando sobre um sítio que ele visitou, perto de Garanhuns.

No final de semana a faixa infantil toma conta da programação da Frei Caneca FM com a  Rádio Matraquinha, às 8h do sábado (29). Em seguida o Palavras no Ar traz a história “Os três coroados”, às 8h45. De origem brasileira, a história narra a vida de três irmãs órfãs que desejavam virar rainhas. Uma delas é a escolhida por um rei. Como as outras duas irmãs vão se comportar diante da escolha? A entrevista é com Alessandro Moura, jornalista e ator. O convidado fala sobre a vocação para a comunicação, ao mesmo tempo dos desafios para a categoria no país. Às 9h15 tem Cantando e Brincando nas ondas do rádio com o tema futebol.

Às 10h, o Pagode, Futebol e Batucada recupera os campeonatos de futebol de 1999, destacando os campeões Corinthians (Campeonato Brasileiro); Juventude (Copa do Brasil); Palmeiras (Libertadores da América); e Sport (Campeonato Pernambucano). Na seleção musical Jorge Aragão, Alexandre Pires, Fundo de Quintal, entre outros. Já às 16h, é hora de reggae na 101.5. O Verde, Amarelo e Vermelho entrevista DJ Lemer, diretamente da Espanha.

O domingo (30) começa com muita Batucada, às 10h, e o samba-rock de Jorge Ben. Ao meio-dia, tem Frevo do Mundo com o rabequeiro, cantor e compositor Maciel Salu, que comenta sobre frevos e suas referências musicais no estilo. Às 16h, tem Caneca Boogie. O Interdependente - música e conhecimento traz entrevista com a banda pernambucana Dune Hill e com o falecido cantor André Matos, às 20h. Logo em seguida, às 21h, o Audio Mundi fala do cantor, compositor e instrumentista espanhol Pedro Ruy Blas e a banda de jazz fusion, Dolores. Surgidos na segunda metade da década de 1970, Perdo Ruy Blas e Dolores promoveram a junção do jazz-rock aos ritmos latinos, africanos e ao flamenco.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site: www.freicanecafm.org.


Compartilhe