PCR

Prefeitura da Cidade do Recife

Praça do Arsenal recebe Palco Frei Caneca com uma das prévias mais esperadas do Carnaval do Recife

DJ Fragozza em apresentação no Palco Frei Caneca em 2023 | Foto: Marcos Pastich/PCR
As celebrações momescas na capital pernambucana certamente já têm uma nova tradição: há cinco anos, o Palco Frei Caneca ocupa a Praça do Arsenal, no Recife Antigo, e agita o domingo pré-carnavalesco no local, abrindo alas para as apresentações musicais do grandioso Carnaval do Recife. O polo sediou praticamente todas as edições do encontro festivo que arrasta uma multidão e celebra os sons do Recife. E nessa festa tem música para todos os gostos: para o público que já acompanha a 101.5 e também para os brincantes que escolhem a capital pernambucana para celebrar a folia de momo pela primeira vez.
As atrações, mais uma vez, têm curadoria da equipe da emissora, em parceria com a Fundação de Cultura Cidade do Recife e Secretaria de Cultura do Recife. Nesta oitava edição, sobem ao palco representantes do coco, do samba e do indie rock recifense. Com apresentação de Gabriele Alves e Iara Lima, o Palco Frei Caneca 2024 apresenta Grupo Terra, Cila do Coco, Afroito, Mombojó e DJ Fragozza nos intervalos, trazendo o repertório da rádio mais cultural da cidade para os ouvintes e foliões que ocuparão a Praça do Arsenal no dia 04 de fevereiro.
Os foliões podem se preparar para uma noite com muita animação e sucessos da cultura popular do Recife. Para os que não conseguirem chegar ao Recife Antigo neste dia, haverá transmissão ao vivo pela 101.5 FM (no Recife) e pelo nosso site, com apresentação de Luizy Silva, e reportagens diretamente dos bastidores com o time de repórteres da Frei Caneca FM.
Confira os horários das apresentações:
17h – Grupo Terra
18h20 – Cila do Coco
19h40 – Afroito
21h20 – Mombojó apresenta “Carne de Caju”
DJ Fragozza nos intervalos

SOBRE OS ARTISTAS

Grupo Terra celebra 31 anos de trajetória, sendo o mais longevo e querido grupo do cenário do samba autoral pernambucano. O Terra teve um de seus discos apresentados por Rildo Hora, produtor de Zeca Pagodinho, e também introduziu inovações no gênero, como bandocello e realejo. Uma das marcas do grupo também é a introdução de centelhas de sonoridades regionais no samba, conferindo um sotaque e marca únicas às composições da trupe. Durante sua trajetória, o Terra conquistou a simpatia e admiração de público e crítica. Ao longo desses trinta e um anos de carreira, foram gravados dois discos e um DVD, contando com verdadeiras estrelas do samba local em sua formação.

Cila do Coco é cantora, compositora, coquista de primeira e grande matriarca da cultura popular pernambucana. Ainda jovem, integrou o grupo Coco de Umbigada, sediado no bairro de Guadalupe, em Olinda (PE). Fez alguns trabalhos ao lado do grupo pernambucano Nação Zumbi, e participou do CD “Rádio S.AMB.A” (YBrazil Music, 2000). Por quatro anos atuou ao lado da banda belga Think Of One, com a qual excursionou pela Europa, África e Ásia. Em 2005 lançou seu primeiro CD “Cila do Coco e seus pupilos”, gravado com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco. O disco incluiu 12 faixas dentre as quais regravações e músicas autorais como “2 de setembro”, “Carolina” e “Tirar onda”. Em 2021 participou da faixa “Tu e eu”, que inicia o CD “Te amo lá fora”, da cantora pernambucana Duda Beat.
Afroito é um cantor, compositor e musicista pernambucano, natural da cidade do Recife. Aposta da cena de música, Afroito lançou o seu primeiro disco “Menga” em março de 2021, uma produção que contou com a realização de um álbum visual lançado no canal do YouTube do artista e que atualmente conta com mais 90 mil visualizações.
Mombojó é uma banda brasileira formada em abril de 2001, originada na cidade do Recife, em Pernambuco. A banda já se apresentou pelos maiores festivais do país, incluindo o Lollapalooza, Abril pro Rock, Brasil no Ar, Grito Rock, Mada, Mulambo, Planeta Terra, Porão do Rock, Teresina Rock e TIM Festival. Em 2024, o grupo lança o álbum “Carne de Caju”, com releituras de Alceu Valença.
Fragozza é DJ, programadora musical, curadora, roteirista e bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Chefe de Conteúdo da Frei Caneca FM há 2 anos, é responsável pela consagrada seleção musical que consolidou a qualidade pela qual a estação é conhecida. Começou como estagiária e, ao longo de 5 anos, assumiu a liderança completa da curadoria artística e conteúdo. Ainda falando sobre a rádio, foi a responsável pelo programa PAREDÃO, exibido entre 2020 e 2021, que trazia “novos hits semanalmente e os equilibra com produções e remixes de DJs numa curadoria cuidadosa e atenta, para que os ouvintes possam rebolar com a mão na consciência”. Também assina o Apostas Frei Caneca FM todo fim de ano, ao lado de Gabriele Alves, realizado como consequência de um ano inteiro pesquisando e abrindo portas para novos artistas para que tenham mais espaço no cenário cultural e musical da cidade do Recife. Junto às suas referências e anos de estudo, discotecou em festas como festas Sentidos, Tropical Touch, MEGARITZ, LOBA e em 2023 fez sua estreia em palcos públicos tocando no 7º Palco Frei Caneca. Em seu set e experimentações musicais, traz muito do próprio repertório latinoamericano e brasileiro, dando ênfase em sons que fazem o corpo suar, mas também tendo uma base eletrônica e pop muito consolidada.
A Frei Caneca FM é uma rádio pública mantida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife. Através das ondas da 101.5 FM você se diverte ouvindo músicas de artistas locais, nacionais e internacionais, além de curtir, com muito destaque, a cultura popular, através de entrevistas, programas especiais e muita música: tem frevo, coco, brega, reggae, a música independente que ferve em nosso Estado e muito mais.
SERVIÇO
Palco Frei Caneca – 8ª edição
04 de fevereiro de 2024, domingo pré-carnaval
A partir das 17h
Atrações: Grupo Terra, Cila do Coco, Afroito, Mombojó e DJ Fragozza
Com transmissão ao vivo pela 101.5 FM ou pelo www.freicanecafm.org.