ícone face twitter instagram

Negritude e cultura popular são temas na semana da 101.5

11.07.21 - 19H11
Chiara

Na terça (13), o Salada Pop traz a temática do Coaching Afrocentrado (Foto: Luana Cruz/Divulgação)

Por Giovanna Lira

Neste mês, a Frei Caneca FM integra a campanha Julho das Pretas, trazendo para a programação mulheres negras dos mais diversos campos, para dividir com os ouvintes seu conhecimento e suas histórias.

O Salada Pop, durante todo o mês, recebe apenas mulheres pretas para sua faixa de entrevistas, às 15h. Nesta terça (13), Nice Lima conversa com Chiara Ramos, ​​doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ela é co-fundadora do ​​Abayomi Juristas Negras, projeto que tem como objetivo enfrentar o racismo estrutural por meio do protagonismo de mulheres negras no meio jurídico, e também é idealizadora do ​​Enquanto Isso em Wakanda, que divulga artistas negros fomentadores da cultura. Elas batem um papo sobre o que é o Coaching Afrocentrado e a sua importância para o desenvolvimento de potências negras.


SEGUNDA (12)
Clássico do carnaval do Recife, às 11h, na faixa de entrevistas do BR-101.5, Gabriele Alves entrevista representante da brincadeira de rua de carnaval, fundada no ano de 2000, Boi Marinho, para falar sobre o primeiro álbum do projeto, Deixa o Boi Vadiar. O álbum é composto de 11 canções, toadas do cavalo-marinho e duas músicas autorais.

Durante todo o mês, ao meio dia, no programa TPM - Tempo Para Mim, Priscila Xavier entrevista Raphaella Maia, psicóloga e sexóloga, aderindo à campanha Julho das Pretas, falando sobre saúde mental e sexualidade das mulheres negras.


TERÇA (13)
O BR-101.5 começa às 9h, e às 11h, entrevista a cantora representante da musicalidade afrobaiana, ​​Ayá, sobre o lançamento do single e videoclipe Única. A obra é um samba-reggae que empodera mulheres negras, trazendo a reflexão da importância da autoestima e da diversidade.


QUARTA (14)
Às 11h, no quadro Papo de Artista, Manoel Constantino conversa com o bailarino Dielson Pessoa. Na dança desde os 9 anos de idade, ele é um dos principais nomes da dança contemporânea brasileira, passando pela companhia de balé clássico Cisne Negro, pela Companhia de Dança ​​Deborah Colker e pelo Balé da Cidade de São Paulo.


QUINTA (15)
No ano em que completam 10 anos de carreira, As Severinas conversam com Gabriele Alves sobre seu mais novo lançamento em celebração a essa data, o EP Xamego de Fulô, no BR-101.5, às 11h. O trio formado por Marília Correia na zabumba; Isabelly Moreira no vocal e triângulo; e Monique D’Angelo, na sanfona e vocal; apresentam neste projeto três músicas autorais e três dos compositores Islan, Assisão, além de uma parceria de Maviael Melo e Rodrigo Sestrem.

O Salada Pop começa às 14h, e às 15h, Nice Lima entrevista Fabiana Maria, professora, escritora, realizadora audiovisual e coordenadora pedagógica do Cineclube Bamako, sobre a importância do cineclubismo e também sobre educação.


SEXTA (16)
No último BR-101.5 da semana, às 11h tem entrevista com Isaar e Una sobre o documentário Abre Bem os Teus Ouvidos, realizado pelo projeto A Dita Curva, espetáculo de música, poesia e dança que reúne 10 grandes mulheres pernambucanas. No documentário, as artistas contam um pouco dos processos criativos da Dita.

Toda a programação está disponível pela 101.5 FM ou aqui em nosso site.


Compartilhe