ícone face twitter instagram

Maternidade compulsória em pauta no Fala, Mina desta semana

04.01.21 - 14H56
imagem Carolina Horita

Ilustração de Carolina Horita

Por Kauana Portugal

É possível separar, no imaginário sobre maternidade, o que seria resultado de pressão social, construção pessoal, ou necessidade de adequar-se? Por meio da agenda feminista, a crença de que mulheres só seriam validadas por meio de experiências maternas têm sido desmistificada, apesar do debate ainda ser considerado um tabu. O Fala, Mina desta quinta-feira (7), amplia a discussão sobre maternidade compulsória e traz Luana Cruz para comentar o assunto. Ao contrário do que diz o senso comum, a convidada, que é pedagoga e decidiu não ter filhos, afirma que seu posicionamento não tem relação com gostar ou não de crianças. O programa vai ao ar a partir das 12h30, na Faixa Mulher.

A primeira semana do ano começa com despedidas na 101.5. O Toca o Terror chega ao seu último episódio nesta segunda-feira (4), às 20h. Mesmo com lançamentos adiados e produções que não alcançaram às salas de cinema, o público teve a chance de assistir muita coisa online, em festivais e nas principais plataformas de streaming. Nesta edição, o programa apresenta o melhor e o pior dos filmes e séries de ficção científica de 2020. Em seguida, às 21h, o Direitos Humanos em Debate discute a água como direito humano, e perpassa a política de recursos hídricos, a escassez, as privatizações do setor, até as consequências da precarização no acesso à esse bem tão valioso por grande parte da população periférica e excluída.

Na terça-feira (5), ao meio-dia, é a vez do Mamas, Minas e Manas ocupar a Faixa Mulher abordando o parir, partir, o nascimento e renascimento. Para essa conversa, Janaína Serra recebe a fisioterapeuta, doula e idealizadora do Ilê Materno, Edmila Sta Rita e a psicoterapeuta corporal e perinatal, idealizadora do Instituto Maternidade Consciente, Josie Zecchinelli. O programa também conta com os depoimentos especiais de Célia Muiarí, Creusa Maria, Ivanilda Arruda, Nataly Gomes, Malu Sales, Karuna de Paula e Ligiane.

Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa com o advogado trabalhista e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), André Barreto. O tema do bate-papo é a mudança nos direitos trabalhistas durante a pandemia e a precarização do trabalho no Brasil. Na série “O Brasil Profundo”, o ouvinte também poderá conhecer mais uma cidade nos rincões do país, com Marco Tulio Pereira, além de muita música boa. Às 21h, o Virtuosi no Ar invade as ondas da Frei Caneca FM com a despedida da temporada, trazendo um programa dedicado ao compositor alemão romântico Johannes Brahms e parte de sua música de câmara.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe