ícone face twitter instagram

Manoel Constantino volta a 101.5 com o Papo de Artista

06.05.22 - 13H04
Manoel Constantino está de volta com o Papo de Artista

Foto: Lula Portela
 

Por Diego Oliver


O ator, diretor, escritor, produtor de teatro e cinema e jornalista Manoel Constantino está de volta com o Papo de Artista!

A coluna que estreou em 2018 agora retorna a programação da rádio pública do Recife no formato de programa semanal! Toda sexta-feira (06), a partir das 14h, o ouvinte pode conhecer um pouco da vida e obra de personalidades do meio cultural de Recife e de Pernambuco. O programa faz entrevistas com representantes das diversas gerações e linguagens artísticas. 

Na nova temporada, Manoel amplia o escopo da atração: se antes lançamentos e novidades pautavam o Papo de Artista, agora a história e a obra dos entrevistados dão o tempero do programa, que na estreia recebe o escritor e jornalista Cícero Belmar.

Encerrando o expediente da sexta-feira tem Relicário, às 17h, com Janaína Serra na apresentação e produção de Beatriz Guglielmelli.

Às 18h, o Audio Mundi entra no ar e fala sobre o guitarrista e compositor musical Ry Cooder, cujas composições musicais vão do blues ao rock, passando pelo reggae, jazz, country, folk, música instrumental, rhythm and blues e gospel.

O Universos Hip-hop desta semana apresenta o freestyle que, dentro do rap, é a rima livre feita de improviso. Nesta edição, Filipe Massa traz uma seleção dos grandes nomes que fizeram história nesse segmento no Brasil, às 20h.

A sexta-feira finaliza com o Oxente, Afrodite!, às 21h. Esta edição discute os benefícios do  tantra e suas práticas para a sexualidade. O bate-papo é com Auriana Michele,  sexóloga e terapeuta tântrica e vai contar quais são as diferenças entre terapia tântrica, massagem tântrica, sexo tântrico e outras práticas envolvendo o tantra. Além disso, o programa ainda  conta com quadro informativo, dica preciosa e o bloco musical DJ Pax. 

SÁBADO
O sábado (07) inicia com o Vozes Inclusivas, às 8h, onde os ouvintes irão conhecer três projetos vitoriosos de educação e cultura com acessibilidade para pessoas cegas ou com baixa visão: a inclusão de mapas táteis nas aulas de geografia, audiodescrição em apresentações de ópera e acessibilidade nos museus, com entrevista do coordenador do projeto Acesso, do Museu da Cultura Cearense.

A partir das 9h, abrindo a Faixa Infantil, tem Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, que traz o tema: “Deixa a criança ser pequena!”. O programa aborda o brincar como desenvolvimento motor, psíquico e social, sem que as fases da infância sejam adiantadas ou retardadas. Para o quadro “Telefone com fio”, a convidada é Giane Lima, especialista em desenvolvimento infantil e aprendizagem motora, que vai falar sobre a importância das fases do brincar e os tipos de brinquedos adequados para as diversas faixas etárias. E ainda tem os repórteres mirins entrevistando a psicóloga Rafaela Paixão, para saber por que tem muita criança querendo ser grande e muitos pais querendo que as crianças cresçam logo. No quadro “Na onda do artista”, a cantora Fortuna apresenta seu mais novo álbum, o “Roda de todo canto”.

Dando sequência a mais um episódio da temporada Elas por Elas, o programa Palavras no AR, às 10h, bate um papo com Cida Pedrosa, poeta e vereadora do Recife para falar um pouco sobre as mulheres na poesia. E ainda vai ter música, recadinhos da La Ursa, além da história do dia.

Já o É Conversa pra Criança, Sim!, a partir das 10h30, chama a criançada para conversar sobre o "Novo Normal", onde serão abordadas as mudanças vividas desde a chegada da pandemia até os dias atuais. Sobre à volta da escola, a produção conversa com Cinthia Severo, coordenadora de duas escolas de Recife. Na música, a atração é o Clube da esquina e Paulinho Moska. A história trazida nesta edição é "Andrócles e o Leão", contada por Verônica Violeta, e conta sobre um escravo e um Leão que precisaram aprender a conviver para sobreviver, o trecho narrado no programa foi retirado do livro escrito por Tatiana Belinky e ilustrado por João Lin.

Tem a estreia do programa O Coco e Suas Vertentes, às 11h, apresentado por Mãe Beth de Oxum, que homenageia as mulheres do coco de roda de Olinda, com destaque para Selma do Coco, Aurinha do Coco e Glorinha do Coco.

A Hora do Close deste fim de semana fala sobre o movimento Leões do Norte, ao meio dia. Além disso, o ouvinte também acompanha os quadros Dicionário Pajubá, Cine Fechado, Dá Teu Close e o Super Close.

Andei Meio Mundo, às 15h, faz sua viagem com destino à Costa Rica em busca de sua história, cultura e música. No quadro Mundinho Latino, o programa apresenta notícias e músicas em dose dupla de Camila Cabello, Danny Ocean, Residente e Evaluna Montaner, além dos hits mais tocados no país.

E no episódio dessa semana, o Reggae pelo Reggae convida o ouvinte a continuar uma viagem ao universo da música jamaicana para falar da raiz do reggae: o rocksteady. O programa tem início às 16h e também apresenta os maiores sucessos de Alton Ellis, Down Penn, Pesmond Dekker e vários outros cantores que marcaram a história do reggae.

O Forropodó chega às 19h e traz uma homenagem ao Dia das Mães contando a história de uma grande representante do forró eletrônico. Na volta do quadro “Forrografia”, o programa detalha, através de fatos e de músicas, a carreira de Walkyria Santos, a mãe de Bruno, Lucas e Maria Flor. Eternizada pela passagem na Banda Magníficos e, hoje, em carreira solo, ela é dona de uma das vozes mais únicas do país e se tornou um dos principais expoentes do forró romântico. 

Finalizando as produções da sociedade civil no sábado, tem a estreia da nova temporada da Techtrônica às 21h. O programa faz uma viagem da capital ao interior do estado, passando pelo sertão, agreste e zona rural, pra mostrar a riqueza de sonoridades eletrônicas presentes em Pernambuco.

DOMINGO
Abrindo as programações do domingo (08), o Frequência Natural, às 8h, fala sobre a transição para o rural, a mudança de um ambiente urbano para a vida no campo, mais conectada com a natureza. O quadro “Agroecologia no seu dia a dia” aborda como a pandemia incentivou muitas pessoas para o êxodo urbano. 

O Lab 101, às 9h, apresenta o último episódio da radionovela Picada de Ódio. A produção traz informações sobre como evitar as arboviroses e é resultado do projeto de extensão universitária Solte sua Voz: os invisíveis midiáticos, no curso de Comunicação Social da UFPE, Campus Agreste. 

Na sequência, às 10h, tem a comemoração de 200 programas do Batucada. Será uma edição com as músicas preferidas do programa. A homenagem do dia traz o bloco especial “Pernambuco no Samba”, com músicas de Helena Cristina, Pouca Chinfra, Cartolinha e muito mais.

A partir do meio dia vai rolar um papo sobre saúde mental no programa Tabaquice Nossa. Já às 15h, no Som da Liberdade dessa semana, a trilha sonora fica por conta do saudoso Don Dionísio, músico, poeta, pesquisador e escritor Costa-riquenho. Além disso, o programa traz uma entrevista com o músico gaúcho Leandro Maia, amigo e parceiro de Dionisio e também uma conversa com a cantora e ativista cultural Amanda Quesada, que faz parte da Associação de Compositores da Costa Rica (Acam).

No final da tarde, a Frei Caneca FM enaltece a voz do artista autoral e a música independente do Recife com o programa Íntimos na Frei Caneca, a partir das 17h. Nesta edição, a produção apresenta o coletivo Boi da Mata.

O Obriganza Experiência te leva a uma vivência com imagens decodificadas em sons, colagens e gravações de campo. O projeto Taticocteau é uma gaveta cheia de surpresas de memórias nem sempre muito claras e você confere tudo isso a partir das 19h.

Fechando a noite deste domingo tem mais uma edição do PEsado - Lapada para todos os gostos, que a partir das 20h, conversa sobre a mistura de punk com metal que rendeu o crossover, subgênero da música pesada que se originou no início dos anos 80. Nesta edição, vários convidados compartilham suas impressões sobre o estilo, suas bandas e discos preferidos. 

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe