ícone face twitter instagram

A trajetória de Maciel Melo pelas ondas da 101.5 FM

15.05.23 - 08H04
A trajetória de Maciel Melo pelas ondas da 101.5 FM

Por Cadu Silva

Quem nunca dançou um forró agarradinho ao som do grande sucesso "Caboclo Sonhador” na autoria de Maciel Melo, Flávio José e Fagner?, lançada em 1992, a música tornou-se um clássico na história da canção nordestina. Nesta semana, o programa Cantos e Versos, às 8h, através das ondas da 101.5 FM, apresenta ao público a história de Maciel Melo, cantor, poeta e compositor. Nascido em Iguaraci, pequena cidade do sertão pernambucano, aprendeu a tocar sanfona ainda na infância por meio de seu pai. 

Autor de diversos álbuns, como por exemplo “Desafio das Léguas” de 1989, com participação de Vital Farias, Xangai, Dominguinhos e Dércio Marques, “Retinas” de 1997, “Jeito Maroto” de 1999 e muitos outros, Maciel virou uma das grandes referências do gênero para a cena musical de quem vive no sertão. Quer conhecer mais sobre a história deste artista? Então sintoniza pela 101.5 FM, às 8h, no programa Cantos e Versos e fique por dentro das músicas, crônicas e poesias declamadas através de canções do forrozeiro. 

SEGUNDA

Com presença do Bongar, composta por Thulio Xambá e Xambá, a edição do Pernambuco Embaixo dos Pés, às 8h, desta semana, abre o debate sobre as questões que envolvem a origem do coco, curiosidades, a história do grupo, além de dar ênfase a Guitinho, uma personalidade de grande nome da cultura popular pernambucana.  

Na sequência, Alex Carvalho te convida a pegar carona pelas estradas da cultura, às 9h, de segunda a sexta-feira, no BR-101.5, com música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp do BR-101.5 (81) 99488-6842.

Ao meio-dia e de segunda a sexta, o Calor da Rua entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece no Recife e arredores. Nesta edição de início de semana, além do quadro Giro Recife, Luizy Silva conversa sobre “Dia de enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescente”, e ainda tem notícias sobre esportes com Alex Ricardo.

De segunda a sexta ao cair do crepúsculo, às 17h, Janaina Serra chega com muita beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com música, no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar no Whatsapp (81) 99249-2199.

A partir das 18h, o Vitrola entra no ar para celebrar o aniversário de Dino Sete Cordas, uma das grandes referências do violão de sete cordas, do choro, que integrou diversos conjuntos famosos e produziu várias músicas; e também o músico e escritor, Billy Blanco, que registrou parte do cotidiano da época em crônicas musicais bem humoradas.

TERÇA

A poesia de Islan e a música da cantora e compositora Marília Parente, dão abertura para o programa VdeVoz, às 8h. Na hora do almoço ao meio-dia, Diego Oliver, te convida para estar com ele no Calor da Rua, que debate sobre “Animais Silvestre”. Às 14h, tem a faixa mulher, com mais uma edição do Mamas, Minas e Manas, na voz de Janaína Serra, colocando a maternidade em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.

QUARTA

Na Faixa Mulher, a discografia abordada no DDD - Detalhes do Disco Delas, às 14h, é a da cantora, compositora e instrumentista, Isaar. No programa, a artista fala sobre sua trajetória na cena musical. Embarcando em mais uma viagem pela música independente pernambucana e brasileira, o Recife Lo-fi, às 8h, apresenta o sons de Matheus Mota, Babi Jaques e Lasserre, D.Selvagi and His Onemangang, O lendário Chucrobillyman, Mônica Casagrande, Andréia Zanella e muito mais.  

QUINTA 

PE em Revista, às 8h, traz ao ar a sequência do underground e suas manifestações legítimas. Na edição, o programa recebe o designer punk Camilo Maia, para falar e tirar dúvidas sobre o Fanzine, o que é? Como faz? Como surgiu? e muito mais.


Compartilhe