ícone face twitter instagram

Quilombolas e o Direito à terra, neste sábado (12), na 101.5 FM

11.12.20 - 19H27
Foto: https://memoria.ebc.com.br/

Neste sábado, o Aldeias e Quilombos fala sobre o direito dos quilombolas à propriedade de suas terras, que está garantindo pela Constituição Federal desde 1988 mas, no entanto, não tem sido fácil colocar em prática o que assegura a lei. Foto: https://memoria.ebc.com.br/


A programação do final de semana na Frei Caneca FM começa cedinho, com a faixa infantil. Neste sábado (12), às 7h45, o Rádio Matraquinha vai explorar a história do Ouro em nosso país, a relação com o Estado de Minas Gerais, além de tocar músicas, contar histórias e curiosidades. Às 8h45, o Rádio Além da Lenda vai contar a história e apresentar curiosidades sobre o Boto Cor de Rosa, famosa lenda do Norte do país, conhecida no Brasil inteiro. E tem uma entrevista com Marcello Trigo, ator, locutor e dublador, responsável pela voz do Boto, no longa animado Além da Lenda – O Filme, que tem estreia prevista para 2021. Às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio vai falar sobre literatura infantojuvenil negra, destacando a representatividade das princesas negras na literatura. Para discutir sobre esse tema, conversa com duas escritoras estudiosas no assunto: Griô Sinara Rúbia e Graça Lins.

Às 10h, no Conexão Eficiente, Amanda Morais, estudante de música e Sabrina Venâncio, estudante de pedagogia, batem um papo com a jornalista Natália Rosa sobre a universidade pela perspectiva de estudantes com deficiência. Logo após, o Laboratório FM (11h) recebe o professor e pesquisador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Richarllys Martins, que fala sobre a perspectiva da ciência na área de Direitos Humanos. Rich traça um panorama histórico e epistemológico da área, com suas interseccionalidades, destacando as políticas identitárias como um dos temas mais pesquisados pela academia na atualidade. Ao meio dia, no Hora do Close, os apresentadores Anderson Barretto e Mariana Menezes conversam sobre o tema da doação de sangue por pessoas LGBTQIA+ no Brasil. No quadro ‘Dicionário Pajubá’, explicam o significado das expressões “Limpar o piano” e “Afiar as garras”. No ‘Momento Diva’ contam a trajetória da cantora Anitta.

Às 13h, o
Sala de Cinema fala sobre cinema de rua, os espaços ainda existentes e a importância dos equipamentos para o audiovisual em uma entrevista com Kate Saraiva, arquiteta, urbanista, professora e integrante do coletivo Cine Rua PE. Na sequência, às 13h30, o Histórias do Velho Oeste apresenta um pouco do imenso trabalho de Joice Paixão no Espaço Solidário Gris. Localizado na comunidade da Vila Arraes, no bairro da Várzea, a iniciativa oferece atendimento integral a crianças, adolescentes e famílias da comunidade, que recebem acompanhamento pedagógico, terapêutico e oficinas de criação artística, tudo isso através do trabalho comunitário da equipe do Gris e das doações recebidas.

Às 14h, o
Quarta Parede conversa com Durval Cristóvão, que é professor de teatro, ator e diretor nascido e residente em Vitória de Santo Antão. Acompanhado do verbete performance, Durval conta sobre as suas experiências artísticas e sobre o surgimento do Canal Tapacurá, uma produtora de vídeo para internet que se transformou em espaço de formação audiovisual. Às 15h, No Aldeias e Quilombos, a titulação de terras dos remanescentes de quilombos será o tema do programa. Às 16h, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com Júlio do Norte, músico e arte educador. Também traz a coluna Rastafari Cura para as Nações, com André Albuquerque, sobre a cultura rastafari. Às 17h, o Obá Kosò aborda o tema Ancestralidade Africana e Capoeira Angola, em um papo com Marcelo Guerra, educador social e capoeirista há 15 anos, sobre a Capoeira Angola no Brasil e aqui em Pernambuco, suas heranças e sua resistência atual. À noite, 19h, o Que Braba! conversa sobre arte em tempos de pandemia com o ator e produtor sorocabano, Vítor Silva, e o produtor artístico e cultural pernambucano, Diego Guimarães. Às 20h, o Oxente, Afrodite traz um tema que envolve polêmicas e tabus: As Crenças e o Sexo. O professor e doutor em antropologia da UFPE, Renato Athias, conversa sobre o Mito da Criação. E às 22h, a Techtrônica apresenta o Bregafunk, ritmo eletrônico recifense que vem conquistando o Brasil.

No domingo (13), às 8h, o Frequência Natural fala sobre Bioconstrução. Às 9h, o Lab 101 apresenta um episódio sobre Saúde Mental através da música e fotografia. Às 10h tem Batucada, que faz uma homenagem para o Trio Mocotó e toca músicas de Originais do Samba, João Nogueira, Clara Nunes, Cartola e Beth Carvalho. No bloco autoral pernambucano, Lucinha Guerra, Pagode Nascimento, Gelane Lops, Camila Yasmine e mais. Ao meio dia, o Las Colores entrevista o multiartista potiguar Juão Nyn, militante do Movimento Indígena pela Articulação dos Povos Indígenas do Rio Grande do Norte - APIRN, integrante de coletivos de teatro e vocalista e compositor da banda Androyde sem par. Recentemente, lançou o livro Tybyra - uma tragédia indígena brasileira.

Às 15h, o
Sr. Cinema entrevista a jornalista e cineasta, Bruna Monteiro, que fala sobre o projeto “Além da Cura”, do lançamento da websérie “O Que Nos Une” e traz relatos de mulheres de diferentes continentes que enfrentaram o câncer. Às 16h, o Volta ao Mundo vai pra um país que, ao longo da história, teve sua arte, cultura e música influenciadas pelas mais diversas fontes de todo o globo: Espanha. Logo após, o Pedrada (17h) traz a recifense Surt, banda de stoner rock recifense, que trouxe versões acústicas exclusivas para o programa e ainda apresentou o novo single Insecure, lançado em novembro. No quadro Disco da Semana, Guilherme Assis indica um álbum para os ouvintes, e o baterista Ricardo Fraga dá entrevista sobre os efeitos da música para quem trabalha como músico acompanhante.

Às 19h, o
Obriganza Experiência aprofunda os conhecimentos sobre artistas emergentes de Pernambuco e conversa com Mayara, artista sonora que nos fala um pouco  de seus mergulhos autorais. Às 20h, o Pesado traz lançamentos de 2020. Bandas clássicas, como Deep Purple, passando pelas mais novas e até mesmo as que estavam em um jejum de mais de 20 anos, como a Mr. Bungle, presentearam os amantes da música pesada com muitas novidades. Às 21h, o Audio Mundi fala do instrumento mais popular do grupo das cordas dedilhadas: o violão. Esse instrumento musical da família dos cordófonos foi inserido e utilizado nos mais diversos gêneros musicais e, neste programa, mostra a versatilidade do instrumento no blues, na música cigana e na pré-Bossa Nova. E às 22h, no 
Outra Fita - Vidas Sonoras, o jornalista e doutor em sociologia, João Vale, fala sobre o silêncio e seu trabalho junto ao Meditando e junto ao budismo. Muita visão sobre os processos e caminhadas do indivíduo, o mundo e suas impermanências e o silêncio como mestre de todos os sons e espaços.


Compartilhe