ícone face twitter instagram

Do Frevo ao Samba, prévia da Frei Caneca FM traz multidão para Recife

17.02.20 - 08H41
Foto: Cleber Lemos
Foto: Cleber Lemos

Com quase dez horas de festa, com cortejo de frevo e apresentações no palco montado na Praça do Arsenal, a rádio pública do recife reuniu público ávido por diversidade musical na época pré-carnavalesca

Mais uma vez, a Rádio Pública do Recife antecipa a abertura do Carnaval e transporta uma mostra da sua programação para as ruas do Recife. O segundo ano da prévia carnavalesca, que já está se tornando tradição para os ouvintes da emissora, se iniciou na tarde do domingo, 16, com o cortejo do Bloco Pendrive da Madrugada, culminando no Palco Frei Caneca FM, montado na Praça do Arsenal, um dos corações do Bairro do Recife, com apresentações até às 23h.

Assim como o conteúdo que ocupa as ondas da rádio, as atrações da festa da Frei Caneca FM vão na contramão e mostram a possibilidade de um carnaval plural, inclusivo e democrático. Durante o cortejo do bloco, que tem nome alusivo ao apelido recebido pela rádio quando os microfones ainda estavam fechados, estavam presentes a Orquestra Henrique Dias e a Troça Carnavalesca Mista Cariri. Neto de um dos fundadores da TCM Cariri Olindense, Hilton Santana, comentou a experiência de participar este ano do Pendrive da Madrugada: “Se formos buscar a história, o Cariri Olindense nasceu no Recife. Para a gente, fortalecer esse carnaval de rua em Recife, tão comum em Olinda, é muito bom. Já viemos outras vezes, mas desta vez a energia foi fantástica”.

No destino final do bloco, quem já aguardava o cair da noite e o início das apresentações, era uma multidão que lotava a plateia. Uma das atrações mais aguardadas da noite, a cantora baiana Luedji Luna, se apresentou para um público empolgado e com energias já elevadas pelos shows anteriores. Mas quem abriu as apresentações foi a Orquestra Malassombro, grupo pernambucano que resgata o frevo de bloco com canções autorais. Um dos seus idealizadores - e atual maestro - Rafael Marques, confessou a animação em ter recebido o convite de integrar a line up do palco: “A Frei Caneca FM é a rádio que está todo mundo ouvindo na cidade. Ter sido convidado para participar dessa programação foi uma honra, e o show foi uma delícia porque todo mundo chegou junto e cantou conosco”. 

A noite também foi momento para arte e tradição de Nazaré da Mata com o Mestre Anderson Miguel. Com suas rimas de improviso, o jovem mestre trouxe muito das suas origens e encantou o público com composições e interpretação próprias. Além disso, também encontrou no palco o espaço para falar sobre igualdade racial: “Eu venho de uma cultura do Maracatu de Baque Solto que ainda sofre racismo, e eu carrego isso comigo. E quando fere o maracatu, está me ferindo também. Eu vou lutar pelo meu povo, não importa aonde”, reforçou o mestre.

Ainda levantando mais uma bandeira, agora da igualdade de gênero, o encerramento dos shows foi com apresentação do Projeto de Samba Pérolas Negras e convidadas. Com show inédito, composto apenas por mulheres, e encabeçado por Leyde do Banjo, sambistas pernambucanas fecharam a noite com uma roda de samba para ninguém colocar defeito.

Com pouco mais de um ano com microfones abertos, a Frei Caneca FM continua fiel à sua proposta original de promover inclusão de artistas independentes, promover espaços de diálogos e levantar pautas das minorias. Trabalho que vem sendo feito na programação diária - e que não deixa de se fazer presente também em épocas como o Carnaval. 

TRANSMISSÃO AO VIVO - Os ouvintes que não puderam estar presentes no Palco da Frei Caneca FM contaram com a transmissão ao vivo pela emissora. Novidade este ano foi a parceria com a TV Pernambuco, que transmitiu ao vivo as atrações que se apresentaram, com entrevistas nos intervalos. Confira a transmissão, disponível neste link.


Compartilhe