ícone face twitter instagram

Novos Clássicos da semana traz o álbum “Da Lama Ao Caos” (1994), de Chico Science e Nação Zumbi

11.03.20 - 22H53
Chico Science e Nação Zumbi

O programa Novos Clássicos desta quinta-feira (12) exibe, às 20h, com reprise no sábado, o álbum “Da Lama ao Caos” (1994), de Chico Science e Nação Zumbi. O álbum revolucionou a cena musical do Nordeste, alcançando visibilidade em todo o país e no exterior. 

“Da Lama ao Caos” foi a primeira grande obra do Movimento Manguebit, que trazia novas formas de fazer música e também de tratar da questão social nas letras. Chico Science, o principal compositor daquela cena, trouxe questões presentes na obra do cientista social Josué de Castro, que estudou as populações mais carentes do Recife. 

A Nação Zumbi, com o peso das alfaias e a guitarra moderna de Lúcio Maia, transformou em som as ideias avançadas de Chico Science. Ele era um entusiasta da cultura popular nordestina e também do hip hop e outras sonoridades que estavam surgindo do mundo para o Brasil. Chico Science faria 54 anos na sexta-feira (13/3).

O disco foi produzido por Liminha, grande produtor do Rio de Janeiro, que havia trabalhado com Gilberto Gil, Titãs, Marina Lima e vários artistas de sucesso. Algumas das músicas mais conhecidas do disco são “A Praieira” e “A Cidade”.

 

Categorias

Compartilhe