ícone face twitter instagram

Nova programação neste fim de semana

03.06.21 - 16H32
forró

Música pernambucana é a trilha sonora do sábado e domingo (Ilustração: Reprodução)

 

Por Giovanna Lira

 

Chegou a hora da rádio pública do Recife estrear novos programas dedicados à expressão musical do Nordeste. As emissoras públicas dos nove estados da região se uniram para uma parceria conjunta inédita, fazendo chegar até os ouvintes os programas "Forró para Todos" e "Baião de Dois". As produções, encabeçadas pela Rádio Educadora da Bahia, começarão a ser veiculadas na 101.5 FM, sempre aos sábados, reunindo clássicos e contemporâneos de estilos musicais que tanto representam o Nordeste.

O Forró para Todos começa neste sábado (05), das 10h ao meio-dia, e é dedicado à música vibrante e dançante das festas juninas, destacando grandes nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Amelinha, Elba Ramalho, Alceu Valença, entre outros.

Já o Baião de Dois, a partir das 16h, é dedicado às demais tradições, abordagens e ritmos da música regional nordestina. Assim, Elomar, Jackson do Pandeiro e os sotaques dos bois maranhenses convivem com bandas de pífano, duelos de repentistas, maracatus, cocos, emboladas, xotes, xaxados e baiões. Nomes como Aurinha do Coco, Isaar e Grupo Bongar também aparecem na programação.

A curadoria pernambucana dos dois programas é realizada através de parceria entre a Frei Caneca FM, que conta com o apoio da chefe do Setor de Música da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Anastácia Rodrigues, e a Rádio Universitária FM.

A ação de cooperação para realização dos programas Forró de Todos e Baião de Dois é fruto de parceria entre a Rádio Educadora FM da Bahia e as Rádios Frei Caneca FM de Pernambuco, Universitária FM de Pernambuco, Timbira AM do Maranhão, Antares AM do Piauí, Universitária FM do Ceará, Universitária FM do Rio Grande do Norte, Tabajara FM da Paraíba, UFS FM de Sergipe, Aperipê FM de Sergipe, UESB FM da Bahia e do Canal do YouTube Mundo Vinil.

Outra novidade do final de semana são as retransmissões dos programas "Reviva" e "Amplifica", aos domingos. A iniciativa, que neste mês de junho será focada nos ritmos juninos, acontece através de parceria para compartilhamento de conteúdo, firmada com a TV Pernambuco

Neste domingo (6), o Amplifica começa às 16h, o show de Marcelo Rossiter, que apresenta o seu show “Xote pra nós dois”, com músicas como Cadê Você, Tô te esperando e Tudo que eu queria. O programa tem por objetivo de ser uma nova vitrine para a música independente do estado, trazendo toda semana um show diferente e inédito, com performances de cantores e bandas das diversas regiões de Pernambuco. 

Às 19h, o Reviva apresenta os maiores shows do Carnaval, São João e festivais de música e cultura do estado. Na estreia na 101.5, o programa traz uma apresentação de Geraldinho Lins, um dos maiores nomes da música pernambucana, compositor de duzentas canções navegando entre o xote, baião, frevo e, principalmente, o forró.

Ainda no domingo (06), às 9h, o LAB 101 apresenta o Podcast Observantropologia, que surgiu como estratégia de produção e divulgação científica nas ciências humanas, ligado ao Observatório Antropológico da UFPB, coletivo que atua no enfrentamento dos efeitos da COVID-19 na Paraíba.

Às 10h, o Batucada homenageia o Grupo Terra, conjunto recifense que, com mais de vinte anos de carreira, virou um clássico nas rodas de samba da capital com suas músicas autorais, lançadas em dois álbuns de estúdio.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe