Neste mês de julho, nosso celebrativo Batucada chega aos cinco anos no ar!

14.07.23 - 12H48
Neste mês de julho, nosso celebrativo Batucada chega aos cinco anos no ar

(Iara Lima, apresentadora do Batucada. Foto: Daniel Tavares/PCR)

Amantes e difusores da cultura brasileira e regional em toda sua diversidade que nós somos, o mês de julho é um daqueles bem significativos para a Frei Caneca FM. Pois, pegando ainda o clima de aniversário da própria emissora e embalado pelo Julho das Pretas, é chegado o aniversário daquele que foi um dos primeiros nomes na programação fixa, o Batucada! Estreado em um oito de julho e feito em admiração e homenagem ao samba, o programa soma à proposta da rádio pública do Recife de dar o nome, a vez e o som de quem faz e renova a nossa produção cultural.

“Ao longo destes cinco anos, garantimos sempre uma participação de pelo menos 25% do programa com sambas made in Pernambuco, além de equanimidade de gênero dividida nos quatro blocos que compõem o Batucada”, afirma Iara Lima, jornalista de formação e responsável pelo programa. Esse é um compromisso que, além de buscar visibilizar as muitas vozes criadoras desse que é um dos ritmos musicais brasileiros mais populares no país e no mundo, celebra a sua memória.

“O samba, em sua essência, é feminino e negro. Surge nos quintais dos terreiros das tias baianas que ocupavam o Rio de Janeiro, como Tia Ciata. E, mesmo em maior ou menor escala, elas sempre foram vozes importantes e empoderadoras no movimento”, lembra Iara, que lista, entre figuras “pioneiras em seus espaços”, Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Clementina de Jesus, e, em épocas mais recentes, “nomes gigantes” como Leci Brandão e Alcione, além de Mariene de Castro e Teresa Cristina.

E, quanto à cena local, diz a apresentadora, o samba não foge dessa força motriz histórica. “Temos Maria Pagodinho, que faz samba de resistência há décadas no Pagode do Didi, temos Gracinha do Samba, Leyde do Banjo e, na nova geração, Dinah Santos e a petrolinense Camila Yasmine”. Em Pernambuco, são elas e outras que representam, e asseguram às próximas sambistas das rodas, a vontade de também cantar e dizer, não apenas ser temática. Maria, Leyde, Camila e Dinah, aliás, em diversas edições, já estiveram tanto no Batucada como em nossa grade de shows do Palco Frei Caneca.

Todo domingo, das 10h ao meio-dia, seja pela 101.5 FM ou acessando o streaming aqui no site, é todo seu, o nosso Batucada! “Em mais de 250 edições, procuramos levar ao público todas as nuances do gênero, seja do samba-canção, samba-jazz e samba-rap, do pagode ao samba exaltação, da crônica social ao pagode romântico, do samba de raiz ao choro e a nomes consagrados e iniciantes”, pontua Iara Lima, “garantindo voz às mais diversas vertentes que fazem do samba o patrimônio mais brasileiro dos ritmos”.