Maratona encerra primeira temporada dos programas da sociedade civil

14.11.19 - 19H58
Card com fundo claro e ondas azuis, traz imagem de uma moça sentada, descontraidamente, sob a sombra de um guarda-sol verde, curtindo a programação do rádio.

Neste domingo (17), uma maratona vai celebrar o encerramento da primeira temporada dos programas da Sociedade Civil, escolhidos pelos editais de Ocupação de Grade e Complementar da Frei Caneca FM. A partir das 7h e durante cerca de 20 horas, todos os 22 programas veiculados na rádio pública do Recife, terão uma das suas edições reprisadas.

Foram dois editais, que resultaram na ocupação da rádio. O primeiro levou ao ar  13 novos conteúdos e vozes, a partir de 06 de agosto de 2018. Foram eles: Toca o Terror, com críticas, debates e comentários sobre publicações, filmes, seriados e HQs do gênero horror; o Revista Brasil de Fato Pernambuco, com contextualização dos últimos acontecimentos, entrevistas, reportagens especiais e quadros educativos; o Bate Antena, uma revista radiofônica que a cada edição apresentava um tema e um entrevistado diferente; o Recife Lo-Fi, que apresentou lançamentos e novidades da cena musical independente, que sai direto dos estúdios caseiros; e o Músicas de Sexta que evidencia diversas vertentes da música alternativa e da cultura pop. Todos estes foram veiculados no horário das 20h, de segunda a sexta.

No final de semana, foram ao ar o Viola Caipira, com músicas do cancioneiro popular do interior do Brasil e a faixa infantil, com os programas Rádio Matraquinha, Palavras no Ar e Brincando e Cantando nas Ondas do rádio. Já nos domingos, os ouvintes puderam acompanhar os programas Samba de Latada, com entrevistas e músicas de artistas da música popular pernambucana, e o Frevo do Mundo, que a cada edição apresentou frevos que inspiram e influenciam criações musicais de músicos e maestros.

Além dos 11 programas, dois interprogramas foram  veiculados como resultado do primeiro edital: o Ganhando Asas nas Ondas do Rádio, promovendo espaço para expressão e representação das pessoas com deficiência, com o objetivo de fortalecer a cidadania; e o Rádio na real, com uma leitura crítica da sociedade, ao mesmo tempo em que desenvolvia a formação cidadã de estudantes universitários e do ensino municipal do Recife.

Em março de 2019, mais nove programas passaram a ocupar a programação da Frei Caneca FM, como parte do Edital Complementar de Ocupação da Grade de Programação. Os novos conteúdos, produzidos pela sociedade civil, trouxeram mais diversidade e representatividade para a rádio pública do Recife, indo desde pautas feministas até cultura negra. Entraram no ar: o Mamas, Minas e Manas, com a dupla Janaína Serra e Luara Siridó, tratando de maternidade real, apresentando a produção cultural feminina e reunindo dicas sobre serviços para as mulheres; o Vozes do Campo e da Cidade, programa produzido pela ASA - Articulação pelo Semiárido, que debateu e evidenciou as similaridades e diferenças das lutas das mulheres que vivem em meios urbanos e rurais; e o  Mulher Faz Política Todo Dia, que com notícias, entrevistas e bate-papos, abordou assuntos relacionados à participação das mulheres na política e a presença do feminismo nas práticas cotidianas. Essas produções,  junto com o TPM – Tempo Pra Mim e o Mulher na Caneca, compuseram a Faixa Mulher, que esteve no ar entre março e outubro, das 12h às 13h, de segunda a sexta.

Aos sábados, estiveram no ar o Pagode, Futebol e Batucada, que surgiu em 2010 nas redes sociais, e propôs uma dinâmica diferenciada para colocar em evidência o esporte e o estilo musical. Já o Verde, Amarelo e Vermelho, apresentou o reggae produzido em Pernambuco e no Brasil. Cada episódio trouxe um artista/banda entrevistado, acompanhado pela execução de suas músicas. O Manguetronic, que também foi veiculado aos sábados, um programa de rádio que, desde 1996, na sua versão online, colocou em prática um preceito básico do movimento Mangue: o de reforçar o diálogo da música pernambucana em toda sua diversidade com a produção do resto do Brasil e do mundo.

Completando a programação do Edital Complementar com veiculação aos domingos foram ao ar o Caneca Boogie, um espaço dedicado à música negra, especialmente o "funk" e "soul", gêneros dançantes, emocionais e afirmativos;  o Interdependente, que trouxe a música como âncora, abordando assuntos ligados ao conhecimento em geral, comportamento, educação, cidadania, direitos humanos, espiritualidade, saúde, ciência e outras artes;  e o Audio Mundi, um programa destinado a apresentar ao público em geral músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade de expressão, fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music".

Enquanto não sai o novo edital, que deve ser anunciado nos próximos dias, os fãs dos programas produzidos pela Sociedade Civil, não ficarão tão órfãos. Dá pra escutar aquela edição favorita online. É só ir no site da Frei Caneca Fm e matar a “saudade do ex”.

Confira como será  a maratona de Ocupação da Frei Caneca FM:

7h - Viola Caipira

7h30 - Interprograma - Ganhando Asas nas Ondas do Rádio

7h35 - Interprograma - Rádio na Real

8h - Matraquinha

8h45 - Palavras no Ar

9h15 - Cantando e Brincando nas ondas do rádio

10h - Batucada

12h – Frevo do Mundo

13h – Mamas, Minas e  Manas

14h  - Vozes do Campo e da Cidade

15h – Mulher faz Política todo dia.

16h- Caneca Boogie

17h - Verde, Amarelo e Vermelho