ícone face twitter instagram

A luta por direitos nas periferias e o afrofuturismo musical de Itamar Assumpção em pauta na 101.5

20.01.21 - 10H41
Na imagem, vê-se o cantor e compositor Itamar Assumpção durante um de seus shows, ele usa óculos escuros e carrega seu violão nas mãos.

O cantor e compositor Itamar Assumpção (Foto: Reprodução - Rádio Senado)

Por Kauana Portugal


Nesta quarta-feira (20), o Vozes do Campo e da Cidade recebe Guadalupe Freitas, uma das fundadoras da comunidade Roda de Fogo, na zona oeste do Recife. A convidada conta a trajetória da comunidade até os dias atuais. Quem também participa da conversa é a pesquisadora e doutoranda, Bruna Hercog, que desenvolve uma pesquisa voltada para as periferias de Salvador e Cali, na Colômbia. O bate-papo pretende destacar o importante papel que os moradores das periferias vêm cumprindo historicamente na luta pela garantia de direitos.

Sem perder de vista, é claro,  a conexão com o mundo rural, onde você conhece a realidade de duas comunidades, uma no sertão pernambucano e outra na região sisaleira da Bahia. O programa começa ao meio-dia, na Faixa Mulher.

Mais tarde, às 20h, o Vozes de Cor continua abrilhantando a programação da 101.5. Nesta edição, o ouvinte tem o prazer de acompanhar a discografia do cantor, compositor e poeta Itamar Assumpção. Nascido em Tietê, no interior de São Paulo, Itamar fez parte da Vanguarda Paulista e tem um trabalho grandioso. Afrofuturista desde sempre e com um sarcasmo inerente em suas composições, Ita fez questão de se manter no caminho da independência artística, pois acreditava que só assim poderia construir um trabalho genuíno e deixar um legado na música popular brasileira.

Na quinta-feira (21), a partir das 8h, no Programa Entre, Mia Aragão recebe o saxofonista e membro de orquestras de frevo, Ricardo Pessoa, falando sobre o carnaval de 2021. 

Ao meio-dia, abrindo a Faixa Mulher, o Gênero Cinematográfico questiona as performances e estímulos internos e externos do corpo humano, destacando as respostas aos momentos de contenção e perdas. Como expressar essas questões através da arte? Essa é a pergunta que move a conversa entre Cynthia Falcão e Dea Ferraz, realizadora audiovisual e diretora do filme AGORA, que faz parte da vigésima quarta Mostra de Cinema de Tiradentes. No quadro Super Expressivas, conhecemos a artista e realizadora, Íris Regina.

No Fala, Mina, que vai ao ar às 12h30,  Sandy Glenda recebe as convidadas Kallita Jeniffer e Joyce Morais, que discutem a trajetória de mulheres que sonham em conquistar reconhecimento por meio das redes sociais, como influenciadoras digitais. Elas também compartilham sobre os julgamentos que sofrem neste percurso, e contam quais são suas principais motivações. 

Mais tarde, às 20h, no Recife Lo-Fi, Zeca Viana apresenta o quadro Achados & Perdidos com a banda Textículos de Mary, que fez história na cidade no início dos anos 2000. Além disso, teremos sons de Kirbjam, SUPERVÃO, Juliana R, Movie Club (EUA), Zambrotta Lo-Fi, My Magical Glowing Lens, Torre, Duque de Arake, Tainá e Paes. 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe