ícone face twitter instagram

Luta e resistência LGBTQI+ na semana da Frei Caneca FM

09.09.19 - 12H17
Ativista envolta em bandeira da Diversidade. Foto: Tem que Ter

Imagem: Tem que Ter 

Durante essa semana, a programação da Frei Caneca FM pauta a Semana da Diversidade, em um esquenta para a Parada da Diversidade, que acontece no próximo domingo (15), em Boa Viagem. A partir desta segunda (09), você confere, ao longo da programação, interprogramas abordando o histórico da Parada e contextualizando os anos de luta e resistência do público LGBTQI+. Este ano, o tema é “Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar.”

O Revista Difusora aborda, no #DebatesCulturais, a memória de ativistas LGBTQI+. O foco do debate é a troca de experiências entre pessoas LGBTQI+, no qual Jackson Cavalcanti (um dos fundadores do Gatho) e Irene Freira (cientista social - coordenadora do Bloco da diversidade e COMLESBI - Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco), resgatam memória das ativistas que fizeram com que essa política de inclusão de hoje acontecesse. O #DebatesCulturais acontece toda segunda-feira, às 18h, comandado por Patricktor4. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 16h às 19h.

O Salada POP também vai abordar a temática, especialmente na sexta-feira (13), entrevistando o coordenador da Parada da Diversidade de Recife, Thiago Rocha. A faixa de entrevista tem início às 15h e você pode conferir ao vivo na live do facebook.com/freicanecafm. O Salada POP é apresentado por Nice Lima, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Ainda nesta segunda-feira, ao meio-dia, o TPM - Tempo Pra Mim aborda a culpa materna. As convidadas são a psicóloga do Hospital da Mulher do Recife, Anita Ducastel, e Nataly Gomes, mãe do pequeno Taylor. O TPM faz parte da Faixa Mulher, que é veiculada de segunda a sexta, de meio-dia às 13h, com reprise às 21h. À noite, a equipe do Toca o Terror recebe o escritor, Frederico Toscano, para falar das adaptações para o cinema da obra de H. P. Lovecraft, um dos autores mais importantes da literatura de horror em todos os tempos. É às 20h, na 101.5.

Ansiedade e depressão são os transtornos que mais afetam a saúde mental das mulheres. Pressão social, cultural, sobrecarga de trabalho, violência doméstica e sexual, machismo… Os fatores que elevam a chance de uma mulher não estar em pleno gozo de sua saúde mental são inúmeros e no Mamas, Minas e Manas desta terça (10), ao meio-dia, Janaína Serra fala um pouco sobre eles. O Revista Brasil de Fato Pernambuco, veiculado também na terça, às 20h, conversa com a pedagoga, Domênica Rodrigues, sobre Agroecologia e o Congresso Brasileiro de Agroecologia, que será realizado em novembro, em Aracaju (SE). Em pauta, destaca-se a importância da comunicação e da cultura para a democratização de saberes na Agroecologia. 

Nesta quarta (11), o Vozes do Campo e da Cidade aborda um período de terror e medo na história do Brasil, o período do Regime Ditatorial Militar de 1964 a 1985. O programa procura trazer a memória das mulheres que lutaram contra a opressão política por democracia e direitos humanos, tanto na cidade, como no campo. A Anistia Política no Brasil completou 40 anos no último dia 28 de agosto e as mulheres tiveram um papel fundamental para esse processo. As convidadas são a fundadora da ONG Tortura Nunca Mais, Amparo Araújo e a coordenadora do Memorial das Ligas Camponesas, Alane Maria da Silva. Já às 20h, o Vozes do Brasil apresenta canções de Luiza Brina.

O fim de semana na 101.5 começa com a faixa infantil no sábado (14). Às 8h da manhã tem Rádio Matraquinha, seguido pelo Palavras no Ar, às 8h45, que trará como história do dia "A festa no céu". O conto apresenta um sapo que provou para todas as aves que conseguiria participar da alegria nas alturas. Quem ouve essa história com a apresentadora Márcia Cruz é a atriz Ana Elizabeth Japiah, que fala sobre a vida nos palcos e sobre atuações com crianças. Finalizando a faixa infantil, o Cantando e Brincando nas ondas do rádio, às 9h15, reprisa o programa sobre Frevo.

No domingo (15), Iara Lima comanda mais uma edição do Batucada, a partir das 10h, prestando homenagem a Luiz Carlos da Vila. Finalizando o domingo, o Audio Mundi chega, às 21h, com músicas cantadas em árabe, turco, hebraico e persa, o programa apresenta vozes femininas vindas do Oriente Médio sem os conflitos que marcam a região. Traz obras consagradas em seus países de origem e mesclam ritmos contemporâneos. Estas cantoras trazem consigo traços bem característicos. Dentre as artistas que esta edição do Audi Mundi tem o prazer de mostrar estão: A-wa (Israel), Gaye Su Akyol (Turquia), Aya Metwalli (Egito) e Sevdaliza (Irã).

Toda a programação da Frei Caneca FM está disponível no 101.5 FM (no Recife) ou pela internet. 


Compartilhe