Já sabe o que ouvir com as crianças? Quarenteninha!

14.04.20 - 14H59
Menina com uma boneca e um rádio de pilha, uma sensação entre as crianças, fevereiro de 1960. Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.

Menina com uma boneca e um rádio de pilha, uma sensação entre as crianças, fevereiro de 1960. Foto: Arquivo Nacional

Perdeu-se em meio a tantos afazeres com as crianças e programações ao vivo nas redes sociais? Então a gente vem te lembrar que a Frei Caneca FM continua com a faixa infantil "Quarenteninha", no ar, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, na 101.5 FM. A iniciativa, que reúne reprises dos programas Rádio Matraquinha, Palavras No Ar e Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, leva entretenimento e conhecimento para os pequenos, através de contação de histórias e músicas.

Nesta quarta-feira (15), o Palavras no Ar traz um episódio com viagens pelo mar e muitas reviravoltas, na história de Fátima Fiandeira, que testa as próprias habilidades em diferentes países do mundo. Tem também entrevista com o fotógrafo Guga Bezerra, que falou sobre o trabalho com as imagens, e lembrança da avó dele, causos e infância. Tudo isso acompanhado pelos estudantes Yan e Rudá, do Projeto Rádio Escola da Prefeitura do Recife.

No Cantando e Brincando nas ondas do rádio o tema é a nutrição. Um papo especial com a nutricionista infantil, Dhuan Vitorino, falando da boa relação das crianças com a comida, tudo com a ajuda da família, para uma boa nutrição e consequentemente boa saúde, energia e disposição. Já no Rádio Matraquinha o tema do programa vai ser a mentira. Já pensasse?

Na quinta-feira (16), o Rádio Matraquinha abre a manhã com uma edição sobre um dos patrimônios imateriais do Brasil: o maracatu. O Palavras no Ar viaja para a Grécia e traz a história do Rei Midas e o toque de ouro. Além de Márcia Cruz, a apresentação contou com os estudantes Davi e Nicolas, e um bate-papo com o Mestre Paulinho Sete Flexas. Já o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio vai tratar de um tema muito sério, que é o bullying.

Terminando a semana, na sexta (17), Mariane Bigio e Cláudia Betini falam sobre ouro e pedras preciosas, no Rádio Matraquinha. Na sequência, o Palavras no Ar conta a história brasileira "A Moura Torta", que fala de mulheres que surgem de melancias, príncipe em busca de uma noiva, além de trapaças e descobertas. Quem ouve essa história com a apresentadora Márcia Cruz é o Mestre Luiz Paixão. No Cantando e Brincando nas ondas do rádio a tia Ilana trata de jogos virtuais e video games, benefícios e cuidados. Tem entrevista com Breno Carvalho, professor e coordenador do Mestrado em Indústrias Criativas da UNICAP.

DIVERSÃO ONLINE – Acabou o horário da Quarenteninha e quer ouvir mais episódios com os pequenos? Os programas Rádio Matraquinha e Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio disponibilizam as edições de seus programas online. Basta clicar e ouvir os programas que você quiser: