ícone face twitter instagram

III Seminário de Comunicação Pública acontece nesta segunda-feira (16)

12.04.18 - 11H16
Cartão branco com a pergunta "Como o cidadão participa de uma rádio pública?" em preto. Logo do evento no canto inferior direito.

O evento terá início às 9h, no Teatro Apolo, no Bairro do Recife

O III Seminário de Comunicação Pública: Fazendo Rádio será realizado nesta segunda-feira, dia 16 de abril, no Teatro Apolo, localizado no Bairro do Recife, a partir das 9h. O evento, promovido pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, dá continuidade ao ciclo de debates da Frei Caneca FM, emissora pública do Recife, e pretende discutir e refletir sobre os caminhos de construção e fortalecimento da Comunicação Pública.

A roda de diálogo é aberta ao público e contará com a participação de profissionais de diversos estados do Brasil, como Juliana Nunes, jornalista e doutoranda em Comunicação pela UnB, Trabalha na Rádio Nacional e integra a Cojira-DF; Paulo Proença, editor de conteúdo web na Rádio Inconfidência (MG); Flávia Filipini, consultora e especialista em Comunicação Pública, e Rodrigo Martins, doutorando em Comunicação pela UFPE e coordenador dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo.

A partir das 8h30, a equipe da Frei Caneca FM estará a postos no Teatro para receber os inscritos no evento. Às 9h, a conversa vai começar tendo como norte seis macroperguntas que serão o fio condutor de todo o seminário. São elas: Como o cidadão participa de uma rádio pública? Como garantir a diversidade da programação? Como garantir a transparência na gestão? Como pode funcionar a parceria da emissora pública com outras instituições? Como garantir independência e autonomia da emissora? Quais as possibilidades de financiamento?

Os interessados em participar podem se inscrever preenchendo este formulário: https://goo.gl/Pqq27P.

Conheça os debatedores:

Juliana Cézar Nunes
Jornalista e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Jornalismo e especialização em Bioética pela mesma universidade. Repórter da Rádio Nacional (EBC) e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF). Faz parte da irmandade Pretas Candangas e da Frente de Mulheres Negras do DF e do Entorno.

Flávia Filipini
Jornalista, se especializou em Assessoria de Comunicação Pública no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Entre as atividades na gestão da comunicação, destaca-se a coordenação da comunicação institucional do Ministério da Integração Nacional e a direção do Departamento de Relação com a Mídia Regional da Presidência da República. Também foi assessora especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, atuando na gestão do contrato da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) com a Secom e no planejamento da cobertura governamental.

Paulo Proença
Jornalista. Integrou a equipe do portal Planeta Sustentável (Editora Abril) de abril de 2007 a março de 2013 (estágio e freelancer), com atualização, edição e produção de conteúdo. Desde dezembro de 2009, é editor de conteúdo web na Rádio Inconfidência, emissora pública de Minas Gerais, onde também produz e apresenta a coluna semanal LGBT Todas as Cores - vencedora do Prêmio de Direitos Humanos 2017. Além disso, é programador musical do Esquinas de Minas, atração da FM 100,9 que destaca a produção mineira contemporânea.

Rodrigo Martins
Jornalista e professor universitário. Atuou desde seus estágios na área de comunicação pública, tendo integrado a equipe de jornalismo da TV Universitária, produzindo o Nosso Jornal. Fez parte da equipe de produção da TV Pernambuco, onde atuou na coordenação de produção de coberturas especiais do calendário cultural do estado, como Carnaval, São João, FIG, além de produzir conteúdos para site e redes sociais da emissora. Atualmente é professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo e desenvolve pesquisa sobre televisão transmídia no doutorado em comunicação na UFPE.


Compartilhe