ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM transmite São João no Sítio Trindade

01.07.22 - 07H59
Sítio Trindade

Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR

Por Beatriz Guglielmelli
 

Começa hoje (01) a programação montada pela Prefeitura do Recife para celebrar o São João 2022! Com o tema “São João, Nossa Bandeira”, a festa celebra o reencontro do Recife com suas mais autênticas e saudosas tradições, no primeiro ciclo cultural a ganhar as ruas da cidade em mais de dois anos. 

O Sítio Trindade, localizado na Zona Norte do Recife, será o principal polo junino, com apresentações no palco principal e na sala de reboco, além das disputas no pavilhão das quadrilhas. Até o dia 15 de julho, a Frei Caneca FM marca presença no evento, realizando entrevistas com artistas e transmitindo, ao vivo, os shows do palco principal. Durante toda a nossa programação serão transmitidos flashes jornalísticos e, de quinta a domingo, a partir das 20h, nosso time de apresentadores composto por Priscila Xavier, Alex Carvalho e Gabriele Alves, se reveza para realizar a transmissão dos shows diretamente do Sítio.

A programação deste ano conta com apresentações de Bia Marinho, Banda de Pau e Corda, Lia de Itamaracá, Quinteto Violado, Nando Cordel, Santanna e muito mais! As transmissões começam hoje, a partir das 20h, na rádio pública do Recife.

Programação
Durante esse período, os programas da sociedade civil voltam a marcar presença na 101.5 FM. Na sexta-feira (01), a partir das 8h, o programa Vitrola traz um especial com os aniversariantes de julho e mais tarde, ao meio-dia, tem Mulher na Caneca abordando o retrocesso nos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres, com Benita Spinelli, enfermeira, docente da FENSG-UPE e Gestora Executiva do CISAM/CH/UPE; e Elisa Anibal, jurista, defensora de Direitos Humanos, assessora do Grupo Curumim e militante feminista do Fórum de Mulheres de Pernambuco/Articulação de Mulheres Brasileiras.

Às 14h é a vez de Manoel Constantino invadir as ondas do rádio com o Papo de Artista. A convidada da semana é Odailta Alves, mulher negra, lésbica, escritora, educadora, atriz e ativista dos Direitos Humanos, com ênfase em práticas antirracistas. É escritora independente, com 6 livros publicados, sendo 4 de poemas e 2 de contos: Clamor Negro (2016), Cativeiro de versos (2018), Letras Pretas (2019) e Nenhuma Palavra de Amor (2021) - POEMAS. E o Escrevivências - contos (2019) e Pretos Prazeres - contos eróticos (2021). A entrevista é a primeira que marca a participação da Frei Caneca FM na campanha #JulhodasPretas. Às 18h, o AudioMundi fala sobre a cantora Cesária Évora. 

No sábado (02), às 10h, o tema do Palavras no AR é: Era uma vez... Elza Soares. Na sequência, às 10h30 tem É Conversa pra Criança, Sim! falando sobre religião e intolerância religiosa. Às 11h, tem O Coco e Suas Vertentes e ao meio-dia a Hora do Close fala sobre ser drag no Brasil. Mais tarde, às 15h, tem Andei Meio Mundo, com um especial sobre a Colômbia e às 19h, o Forropodó entrevista o cantor e compositor Adelmario Coelho.

No domingo (03), ao meio-dia, o Tabaquice Nossa entrevista Raphael Martins, fundador do primeiro time de futebol composto exclusivamente por homens trans do Brasil, o ‘Meninos Bons de Bola’. Às 15h, O Som da Liberdade fala sobre o grupo "Café Guancasco", com entrevista exclusiva de Pavel Cruz, um dos integrantes e fundadores da banda. Para fechar o fim de semana, às 19h tem Obriganza Experiência

Na segunda-feira (04), às 8h, vai ao ar mais um episódio inédito do Solta o Frei. Ao meio-dia tem Faixa Mulher e o TPM - Tempo Pra Mim com apresentação de Priscila Xavier. Em pauta está a campanha Julho das Pretas, que celebra 10 anos com o tema "Mulheres negras no poder, construindo o Bem Viver". A convidada é Erika Francisca, ativista no Odara - Instituto da Mulher Negra. Às 18h, o Viajando na Música chega trazendo poesia para as ondas do rádio, mais tarde, às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora fala sobre os Djeles. E às 21h, tem Toca o Terror com novas dicas de filmes e séries. 

Na terça-feira (05), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! fala sobre as novas estéticas do choro. Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres na Música recebe a cantora, compositora, produtora e executiva fonográfica Isa Melo. Às 15h, Pegando o Bigu fala sobre Infância e Juventudes. Às 20h, o Obá Ko Sò fala sobre a Pomba Gira, importante referência afroindígena. Na sequência, às 21h, A Hora do Espelho aborda o tema da cultura como um um direito e um bem de consumo indispensável para o bem-viver. 

Na quarta-feira (06), às 8h, tem Raízes do Fole com o tema Planeta Acordeon. Ao meio-dia, o Mulheres na Frequência traz a vanguarda do Rock ‘n’ Roll brasileiro feito por mulheres! Às 20h, em comemoração ao Julho das Pretas, o Vozes de Cor fala sobre a cantora, compositora, dançarina e atriz Larissa Luz.

Excepcionalmente até o dia 15 de junho, não exibiremos os programas CINEstesia, Universos Hip-Hop, Oxente, Afrodite!, Techtrônica e PEsado devido à programação especial no Sítio Trindade. 

Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe