ícone face twitter instagram

Festival Rec’n’Play é destaque da semana na Frei Caneca FM

30.09.19 - 13H15
Vista frontal de apresentação musical no palco

(Foto: Porto Digital/Divulgação)

Destaque na programação da semana na 101.5 FM, a terceira edição do festival Rec’n’Play, acontece no Bairro do Recife entre os dias 02 e 05 de outubro. Pelo segundo ano, a rádio pública do Recife realiza o Palco Frei Caneca FM, na Rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, na sexta (4) e sábado (5). E para falar sobre a história do evento e a programação deste ano, o #DebatesCulturais desta segunda (30), às 18h, recebe Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e organizador do Rec’n’Play; Camila Bandeira, fundadora da “Proa Cultural”, organização que está responsável pelos conteúdos do festival; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guilherme Calheiros, e Natália Lacerda, coordenadora do Projeto Minas, que tem como objetivo aumentar o número de mulheres no mercado de tecnologia do Recife. 

Ainda no ritmo do festival, o Salada Pop também traz um série de entrevistas onde assuntos referentes à moda, tecnologia, mobilidade, cidadania e cultura, estarão em pauta, além dos blocos musicais, informações sobre a agenda da cidade e a respeito do trânsito. O Salada Pop vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 16h.

No Especial da Semana, que vai ao ar na quinta-feira (03), às 20h, os 70 anos do cantor e compositor Zé Ramalho, que em 1973, junto com Lula Cortês, lançou o álbum "Paêbiru", considerado o disco de vinil de maior valor comercial no país. O paraibano é autor de clássicos da música popular brasileira como "Admirável Gado Novo" e"Chão de Giz".

Faixa Mulher - Na segunda-feira (30), ao meio-dia, os relacionamentos abusivos são pauta do TPM -Tempo Pra Mim. Alberjane Farias, atual técnica de Promoção dos Direitos da Mulheres da Secretaria da Mulher do Recife e educadora social no Programa Maria da Penha Vai à Escola, é a convidada de Priscila Xavier para conversar sobre este importante tema. A Faixa Mulher é veiculada de segunda a sexta, às 12h, com reprise às 21h. 

Como você autodeclara a sua raça? Nesta terça (01), o Mamas, Minas e Manas conversa sobre o processo que muitas mulheres passam para descobrirem-se como mulheres negras e também sobre construção de autoestima, educação antirracista,  identidade e religião. Para discutir o tema, o programa conversa com a professora e escritora, Joaninha Dias, e a assistente social e oncologista, Stella Maris, - ambas da Rede de Mulheres Negras -, além da idealizadora do Caçando Estórias, Kemla Baptista. O programa recebe ainda a poeta Adelaide Santos de Nanny Oliveira.

No dia 17 de outubro celebra-se o Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação, e nesta quarta-feira (02), o Vozes do Campo e da Cidade conversa com a professora da UFPE e integrante do coletivo Intervozes, a jornalista Ana Veloso, sobre o direito humano à comunicação e a importância de uma mídia livre para a democracia. O programa traz também o depoimento da comunicadora popular e jornalista, Jéssica Freitas, sobre a experiência de um projeto de comunicação popular com adolescentes do Semiárido pernambucano. E para enriquecer o debate, a poesia comentada de Daniela Bento. Na quinta-feira (03), o Mulher faz política todo dia fala sobre Comércio Informal.

Faixa das 20h - No Toca o Terror de segunda-feira (30), a equipe apresenta filmes protagonizados por cobras, crocodilos, javalis, cães, gatos e até ratos. Terça-feira (1º), o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa sobre Comunicação e Resistência Popular com Edson Fly, comunicador social e ativista pelos direitos humanos. A prosa segue ainda para a ação comunitária Caranguejo Uçá, da Ilha de Deus, no bairro da Imbiribeira, na Cidade do Recife. Quarta-feira (02), o Vozes do Brasil convida a carioca Letrux para um bate papo.

Fim de semana - No sábado (05) a Rádio Matraquinha invade as ondas da Frei Caneca FM iniciando a faixa infantil. Em seguida, às 8h45, o Palavras no Ar viaja pelo mar e conta a história de Fátima Fiandeira, que testa as próprias habilidades em diferentes países do mundo. Quem ouve essa história com a apresentadora Márcia Cruz é o fotógrafo Guga Bezerra, que fala ainda sobre o trabalho com as imagens, causos e memórias da infância. Os estudantes Yan e Rudá, do Projeto Rádio Escola, da Prefeitura do Recife, também acompanham a história. Às 9h15, o Cantando e Brincando nas ondas do rádio conta a história dos super-heróis.

Ainda no sábado, às 16h, o Verde, Amarelo e Vermelho traz uma entrevista com o artista Ras Maikoll, um dos representantes do dancehall pernambucano, uma vertente importante do reggae. Você escuta ainda a coluna Rastafari - Cura para as nações, com André Albuquerque. As músicas ficam por conta de artistas do cenário pernambucano e nacional como Mis Ivy & Jimmy Luv, Russo Passapusso, Lei Di Dai e muito mais. Às 18h tem o Lab 101, a vitrine para exibir projetos em rádio feitos por estudantes de Comunicação. Esta semana se comemora o Dia Internacional do Idoso, de acordo com o IBGE, estima-se que no Brasil, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%, ou seja, 1 em cada quatro brasileiros será idoso. O Lab 101 aborda, no sábado, uma doença frequente entre a população idosa, o Alzheimer. Este foi o tema do radiodocumentário das concluintes do Curso de Jornalismo da Uninabuco Shirlande Pereira e Íris de Paola, que será exibido no programa. Às 21h, o Manguetronic fala sobre os novos discos de Lúcio Maia e DJ Dolores.

Às 10h do domingo (06) tem início o Batucada, fazendo uma homenagem à carioca Teresa Cristina. No bloco autoral pernambucano tem o samba dos Grupos TS, Cadência, Terra, além de Selma do Samba e José Demóstenes. Em seguida, às 21h, o Audio Mundi fala de alguns artistas que lançaram bons discos em 2019. Nesta edição, você vai conhecer o som do galês Carwyn Ellis; o encontro de Gana com Londres no som do Isaac Birituro & The Rail Abandon; a mistura do som eletrônico com o tracional de Nicola Cruz e o jazz altamente experimental e futurístico do The Comet is Coming.

Toda a programação pode ser conferida na 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe