Falar sobre Rádio no Rádio

03.05.21 - 11H58
Simpósio

Imagem: acervo do evento

Frei Caneca FM retransmite painel e mesas do IV Simpósio Nacional de Rádio, que reúne os maiores pesquisadores do meio aqui no Brasil

Por Nice Lima

Que a Frei Caneca FM tem uma programação musical que alcança e envolve muita gente, você já sabe, né? Mas como emissora pública, comprometida com os debates que são feitos sobre o meio de comunicação rádio, temos como uma de nossas missões promover a reflexão sobre o rádio, seja produzindo seminários locais como o Fazendo Rádio em edições anteriores ou até fazendo parcerias para divulgar outros eventos na área. E segura essa, porque a mais nova parceria neste sentido não é fraca, não. De 5 a 7 de maio, às 16h, logo depois do Salada Pop, a Frei Caneca FM vai retransmitir painel e mesas do IV Simpósio Nacional de Rádio, uma realização dos cursos de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso, em conjunto com a UNEMAT – Universidade do Estado do Mato Grosso.

O evento terá várias outras mesas e também lançamentos de livros, e apresentações de artigos nos Grupos de Trabalho. Ao todo, 94 resumos expandidos serão apresentados ao longo de dois dias de evento divididos em 10 mesas.  A Frei Caneca terá sua experiência contada no GT Rádio, Política, Direitos Humanos e Cidadania a partir do artigo Na Rádio Pública é Diferente: Participação cidadã construindo a programação da Frei Caneca FM no Recife, Pernambuco.

Na quarta-feira (5), a Frei Caneca retransmite o Painel 100 anos do rádio: ensino, pesquisa e os desafios no cenário de pandemia. Na quinta-feira (6), a mesa Pesquisa e ensino de rádio de forma remota, e na sexta (7), a conversa O que será do Rádio pós-pandemia?. Os três momentos serão retransmitidos às 16h pela rádio, e originalmente, nas manhãs desses mesmos dias pelas redes sociais do Simpósio, no Youtube e Facebook.

A programação do IV Simpósio Nacional de Rádio está disponível  aqui e as inscrições continuam abertas até o dia do evento neste link.

Todas as mesas serão transmitidas ao vivo pelo Youtube e pela página do Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom no Facebook