Entrevistas com personalidades marcantes dominam a semana

27.06.21 - 16H30
Getúlio Abelha

Getúlio Abelha conversa com Gabriele Alves no BR-101.5 (Imagem: Sillas H. / Divulgação)

Por Giovanna Lira

Nada melhor para enriquecer o nosso conhecimento do que uma conversa com quem sabe do que está falando. Através do diálogo, podemos entender o mundo do outro e expandir o nosso próprio mundo, desconstruir preconceitos e espalhar informação. Na Frei Caneca FM, as faixas de entrevista da programação apresentam convidados incríveis, cheios de história, experiências e sabedoria.

Nesta segunda (28), Gabriele Alves pilota o programa BR-101.5, das 9h ao meio-dia. Ela conversa, às 11h, com Getúlio Abelha. O artista piauiense radicado em Fortaleza, que já tem uma carreira cheia de músicas de sucesso, como Laricado, Tamanco de Fogo e Vogue Bike, fala sobre seu primeiro álbum, Marmota. O trabalho reúne músicas já conhecidas e inéditas, em uma mistura musical de brega romântico, forró eletrônico, calypso e carimbó, e traz questões sobre política, gênero e críticas ao conservadorismo.

Ainda na segunda, ao meio-dia, Priscila Xavier traz a temática da defesa pessoal para mulheres e a relação com o autocuidado para o TPM - Tempo Para Mim. Para falar do assunto, ela entrevista Maira Bandeira, faixa preta de taekwondo, 5 anos no jiu-jitsu e 5 anos no boxe, que, após 20 anos na arte marcial, começou a redirecionar seu trabalho para mulheres e vítimas de violência. Hoje ela é líder da maior iniciativa do Brasil de enfrentamento usando a arte marcial, trazendo ainda profissionais na área jurídica e psicológica.

Para celebrar o dia do Orgulho LGBTQIA+, Lorena Fragoso, Chefe de Programação da 101.5, preparou uma curadoria musical com artistas da comunidade para tocar durante o dia inteiro e, às 20h, tem o programa especial Por todas as letras e cores, com depoimentos de artistas, informação e história do movimento com Gabriele Alves.

Além disso, do dia 28 de junho até o dia 11 de agosto, estão abertas as inscrições do edital de produção de conteúdo para a grade da rádio pública do Recife pela sociedade civil, que distribuirá R$375 mil para programas de 30 ou 60 minutos que ocuparão a programação em 2022.

Saiba mais sobre o edital e como se inscrever.

Na terça (29), na faixa de entrevista do BR-101.5, às 11h, tem um bate papo com a cantora e poeta Bell Puã. Vencedora do SLAM BR 2017, participante da batalha feminina Slam das Minas e autora do livro É que dei o perdido na razão, a artista conta sua história e vivências através do slam pernambucano e conversa sobre o single e videoclipe de Dale.

Às 14h, no Salada Pop, Nice Lima conversa com o mestre em ciência política Caio Santos, produtor do podcast Raízes, que conta a história das famílias não brancas do país. A obra venceu a premiação do Spotify Sound Up Brasil.

Quarta (30), às 11h, Manoel Constantino comanda o quadro Papo de Artista. Nesta semana ele entrevista Fátima Pontes, coordenadora geral da Escola de Circo de Pernambuco.

Às 16h, será realizada a 7° edição do Seminário Fazendo Rádio. Neste ano, o evento ocorre de forma online, com o tema Comunicação Pública: caminhos e (r)existência. Mediado pela radialista Nice Lima, o webinário traz um debate com o Secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello; a jornalista, Linda Ribeiro; com a professora Nélia Del Bianco; e a radialista Priscila Xavier.

Saiba mais sobre o Webinário Comunicação Pública: caminhos e (r)existência e como participar.

Na quinta (01) o BR-101.5 recebe o pianista Amaro Freiras, que conversa sobre o seu mais novo álbum, Sankofa. Revelação do jazz contemporâneo brasileiro, o músico retrata a cultura, história e símbolos do povo negro, no CD cujo título é inspirado no ideograma de mesmo nome, que faz parte do conjunto de símbolos ideográficos dos povos acã, da África Ocidental.

Às 14h, o Salada Pop, fala sobre o programete Viva Maria, que em 2021 comemora 40 anos. Transmitido diariamente no programa Tarde Nacional, nas rádios Nacional do Alto Solimões, Nacional da Amazônia, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional de Brasília, discute sobre direitos civis, políticos e sociais das mulheres. Nice Lima conversa com a radialista Mara Régia, apresentadora e produtora do quadro. Este será o primeiro episódio da série especial sobre comunicação pública veiculado pela Frei Caneca FM.

No BR-101.5 da sexta (02), Gabriele Alves entrevista o grupo Okalonam sobre seu primeiro álbum, intitulado A visão, às 11h. O trabalho apresenta sete faixas que simbolizam a relação entre a periferia e os tambores africanos, entre o ancestral e o moderno.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.