ícone face twitter instagram

Empresas voltadas para o público LGBT são pauta na FCFM

05.05.23 - 09H45
Empresas voltadas para o público LGBT são pauta na FCFM

(Maria do Céu, dona do Clube Metrópole Foto: Ed Machado / Folha de Pernambuco)

Por: Beatriz Guglielmelli

Qual a importância de empresas voltadas para o público LGBT? Qual o comprometimento delas com as causas da comunidade? Neste domingo (07), o Vozes do Orgulho bate um papo sobre o assunto com Maria do Céu, psicóloga, sexóloga, conselheira de direitos humanos do Recife, coordenadora da Aliança Nacional LGBT em Pernambuco e empresária do ramo de entretenimentos. 

Maria do Céu é proprietária do Club Metrópole, uma das mais importantes boates LGBTQIA+ do Recife. Com 21 anos de existência, o espaço, localizado no bairro da Boa Vista, conquistou sua relevância como um ponto de encontro cultural e de resistência queer na capital pernambucana, e até hoje se destaca pela sua diversidade.   

A boate abriu suas portas para o público se divertir e ser quem realmente é. Deu oportunidade para artistas que estão no mercado de entretenimento, como cantores, DJs e bailarinos. Recebeu convidados como a saudosa Elke Maravilha, Roberta Close, Preta Gil, Gretchen, Pabllo Vittar, Gloria Groove e muitos outros! A casa realiza um lindo trabalho de acolhimento, com diversas ações ao longo do ano, e diversão ao seu público. 

O Vozes do Orgulho começa às 16h, você pode sintonizar pela 101.FM ou pelo nosso site www.freicanecafm.org

SEXTA

Sexta-feira (05), às 8h, no Balaio Cultural, o cantor e compositor D’melo Coco e o músico Zarel falam sobre a trajetória musical de letras autorais com suas inspirações nas suas vivências diárias nas ruas e becos culturais.

Na sequência, às 9h, no BR-101.5, Gabriele Alves recebe Lirinha para falar do lançamento do seu novo álbum "MÊIKE RÁS FÂN". Com oito faixas inéditas, o disco propõe, além das canções, a poesia, a performance e uma série especial de podcast, que será lançada em um segundo momento. Construído sobre a investigação da Rádio Arte e do corpo da voz, o impacto das palavras e a força expressiva da sonoridade fazem de MÊIKE RÁS FÂN uma profunda mistura entre a música e a poesia.

Mais tarde, às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e bate um papo com o cantor, compositor e violonista Pabllo Moreno.

Às 18h, A Voz do Frevo fala sobre a importância do comunicador do Frevo, com o  apresentador e radialista Lima Neto, que desenvolve uma vasta pesquisa a respeito da produção do Frevo das agremiações, blocos, troças e clubes, informando o público com atualizações e notícias do sistema frevo. Também tem a participação de Mestre Zacarias, que conta um pouco da sua história e de sua experiência como porta estandarte com sua arte e memória, mantendo a salvaguarda do frevo com transmissão de saberes que atualmente seu neto continua a tradição com inspiração e dignidade.
 

SÁBADO

No sábado (06), às 8h30, o quinto episódio do Primeira Estrela traz a história das três gotinhas de chuva! O programa reflete sobre a importância das florestas e da conservação delas, e também bate um papo também com Cláudio e Antônia sobre o livro “O Cavalo Que Virou Unicórnio” . E ainda tem muita música pra dançar!

Em seguida, às 9h, o Awrê memórias de terreiro, chega com mais uma história incrível! Nesta semana, o ouvinte confere a história de Yemanjá.  

Às 10h, tem mais uma edição do Forró Para Todos! O programa, produzido pela emissora Educadora FM, da Bahia, apresenta ritmos que fazem parte do forró, como xote, baião, xaxado e arrasta pé.

Às 15h, o Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes recebe a travesti, artista independente, produtora cultural, curadora, arte-educomunicadora e agente de saúde e prevenção sexual Audre Verneck para falar sobre o que é linguagem neutra.

E às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre os estereótipos em relação aos indígenas e quilombolas. Para falar mais sobre o assunto, o programa recebe o mestrando em ciência política, ativista digital, militante do CEDENPA (Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará), Gabriel Conrado; o Cacique do povo Pipipã de Floresta, Sertão de Pernambuco, Valdemir Amaro e a antopóloga da ANAI - Associação Nacional de Ação Indigenista, lara Erendira.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, chega por aqui trazendo toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO

Neste domingo (07), é dia de curtir muito samba nas ondas da 101.5 FM, e por isso você acompanha mais uma edição do Batucada. A partir das 10h, Iara Lima convida o ouvinte a celebrar muito samba ao som de Copa Sete, o homenageado da semana. E ainda tem Gerlane Lops, Martnália, Grupo Terra, Fafá de Belém,  Grupo Revelação e muito mais! 

Às 15h, o Oba Kò So fala das profundas marcas das tradições iorubá presente na cultura afro-brasileira, especialmente nos territórios ancestrais reconstruídos nos candomblés de nações Nagôs e Ketu. Espaços esses importantes para nossa reorganização de orí e manutenção de valores civilizatórios africanos potentes para nos fortalecer e manter nossas cabeças pretas. Ainda teremos muita música afro-brasileira e afro-caribenha que canta e exalta a cultura e os conhecimentos iorubás. 

Na sequência, às 16h, o Vozes do Orgulho fala sobre a importância de empresas voltadas para o público LGBT e o seu comprometimento com as causas da comunidade. Maria do Céu fala de como o Club Metrópole se tornou um “santuário” para pessoas LGBT do Recife.

Às 20h, o trabalho escravo nos dias de hoje e a violência no campo são temas da entrevista com o jornalista Leonardo Sakamoto no Giro Nordeste. Doutor em Ciência Política pela USP, Sakamoto foi membro do conselho do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020), em Genebra, e Comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro sobre Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). Nesta semana, a Frei Caneca FM compõe a bancada com a participação da nossa apresentadora, Luizy Silva.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe