ícone face twitter instagram

Divisão Justa do Trabalho Doméstico em radionovela no Salada Pop

17.05.21 - 09H04
divisao trab dom

Imagem: site Protagonismo Cidadão

 

Zapnovela Tá Boa usa do humor para a reflexão

 

Por Nice Lima

 

O tempo passa, surgem novas possibilidades no rádio, programas de vários tipos, mas sabe um formato que sempre aquece o coração, faz rir, pode fazer chorar, enfim, despertar diferentes sentimentos e ainda chamar atenção para uma causa importante? As radionovelas. E quando elas se aliam à tecnologia de redes como o whatsapp podem alcançar um grande público, usando a ficção para tratar de assuntos de interesse social. Essa é uma das propostas da Zapnovela Tá Boa! Da Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, realizado pela Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste e GT Mulheres da Ana e que o Salada Pop (segunda a sexta, às 14h) vai veicular na semana de 17 a 21 de maio na primeira hora do programa.

São cinco episódios que falam sobre a história de Nadegi e família e de como as redes de apoio são importantes para mulheres que, historicamente, são sobrecarregadas com os trabalhos fora de casa, e a rotina árdua dos afazeres domésticos, cuidados com o companheiro e filhos. Mas, e quem cuida dessas mulheres quando elas precisam? Por que elas têm de ser “guerreiras” e “maravilhosas” o tempo todo? Ou será que, na verdade, é a sociedade que não lhes dá escolha e o direito dividirem demandas, de descansarem também?

A divisão justa do trabalho doméstico merece toda a nossa atenção para construir uma sociedade mais equitativa e o Salada Pop observa as produções de áudio da sociedade civil organizada como ferramentas de difusão de conteúdo a um público diverso, seja pela facilidade de produção, com o uso cada vez mais recorrente de tecnologia acessível, seja pelo mais fácil acesso a essas produções que chegam através de plataformas como o Whatsapp. Se você também integra algum coletivo, faz parte de uma rede e tem produções em áudio que tratam de questões sociais, pode fazer um contato com a produção do programa através do programasaladapop@gmail.com

 

Parceiros – a Zapnovela Tá Boa! Da Campanha Pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico é realizada pela Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste e GT Mulheres da Ana, tem parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia, Articulação do Semiárido Brasileiro, Associação Brasileira de Agroecologia, Contag, Pró Semiárido da Bahia, e realização artística da Companhia Maravilhas de Teatro.


Compartilhe