ícone face twitter instagram

Confira a programação repleta de pluralidade dessa semana da Frei Caneca FM

11.09.18 - 14H18
Bandeira LGBT

Essa semana a programação da Frei Caneca FM está pra lá de plural. Com a Parada da Diversidade entrando na contagem regressiva, preparamos uma variedade de entrevistas, serviços, músicas e informações com ênfase no tema da iniciativa este ano, que trata da defesa da democracia e dos direitos da população LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais). 

Nesta terça-feira (11), o Brasil de Fato, que vai ao ar às 20h, dedica o programa a tratar dos direitos do público LGBTTI, com uma entrevista ao advogado e professor da UFPB, Roberto Efrem Filho. Na sexta (14), o Salada Pop traz Gabino de Godoy, que fala sobre o evento de lançamento do livro “Testo Junkie”, de Paul B. Preciado. “Testo Junkie” narra a experiência do autor, homem trans, em seu próprio uso de testosterona e o impacto do hormônio no seu corpo, levando-o a refletir como a síntese de hormônios mudou fundamentalmente a forma como gênero e identidade sexual são formulados.

No Revista Difusora, apresentado de segunda a sexta, das 16h às 19h, a convidada da quarta-feira (12) será Olívia Fancello, da banda Mexidinho, grupo musical recifense que mistura um pouco de ciranda, rock, funk americano, blues, samba. Na sexta-feira (14), a produtora da Batekoo Recife Milena Cinismo, é a entrevistada do Difusora. A Batekoo é uma festa que busca criar uma experiência sonora de ritmos black como hip-hop, rap, funk nacional, brega, R&B, afrotrap, twerk, bahia bass, ragga, disco, dancehall, vogue, kuduro, e suas vertentes.

Nas segundas e quartas pelas manhã, às 8h e 10h, respectivamente, os ouvintes podem acompanhar a produção dos interprogramas. No Ganhando Asas nas Ondas do Rádio, João Marcelo e Mariana Arruda falam sobre relacionamento entre pessoas com e sem deficiência. Já no interprograma Rádio Na Real, o tema da semana é identidade de gênero. David Alves traz dados da ONU com relação à igualdade de gênero no Brasil e entrevista Tânia Tenório, coordenadora do Centro de Referência Clarice Lispector.

De segunda a sexta, às 20h, vão ao ar programas produzidos pela sociedade civil selecionados através de edital. Na segunda-feira (10), o jornalista e escritor Roberto Beltrão é o convidado da semana do Toca o Terror, que junto com Jarmeson Lima e Geraldo Fraga falam sobre as histórias mal-assombradas do Recife. Na quarta-feira (12), o Bate Antena conversa sobre a infância, sob o olhar do psicólogo e professor Sidney Rocha, diretor-presidente do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), na comunidade do Coque, no Recife, e conta ainda com a participação da poeta cordelista, Susana Morais. 

O Recife Lo-Fi desta quinta-feira (13) traz uma playlist com música independente pernambucana, entre elas as bandas Mucamas e Cosmogrão, além de entrevista com o trio da banda Rieg (PB) e o quadro Achados e Perdidos, onde se garimpam faixas obscuras da música brasileira. 

Para provocar o gostinho de final de semana, o Músicas de Sexta traz músicas do VaporWave - gênero caracterizado por uma fascinação nostálgica pela estética da cultura retrô dos anos 80 e 90 - refletindo sobre a produção de música, moda e publicidade influenciada por esse estilo.

No sábado (15), às 7h30, o programa Viola Caipira desta semana se dedica à história do compositor, arranjador e pesquisador, Ivan Vilela. A partir das 8h, chama a criançada para aproveitar a faixa infantil na rádio pública do Recife. Claudia Bettini e Mariane Bigio apresentam no Rádio Matraquinha um faz de conta que estimula a imaginação da criançada, contando a história A Cigarra e a Formiga. 

O Palavras no Ar, às 8h45, Márcia Cruz entrevista a lenda recifense Roger de Renor e conta a história do Saci Pererê. Às 9h15, o Cantando e Brincando faz homenagem ao Frevo em virtude do Dia Nacional do Frevo (14 de setembro) e também conta a história Frevolida, de Jeane Siqueira.

No domingo (16), às 9h, o programa Samba de Latada traz o músico, cantor e compositor arcoverdense Clayton Barros, que fala sobre o CD Os Sertões, que também é o nome do grupo formado por Clayton (voz, violão e guitarra), Rafael Duarte (voz e baixo), Deco Trombone (voz e trombone) e Pernalonga (bateria) lançado durante a pausa da banda Cordel do Fogo Encantado. Clayton fala do início de sua carreira, das influências musicais e do sertão, seu lugar inspirador. 

Às 10h, o Batucada faz uma homenagem a cantora Elza Soares e entrevista também o sambista Cris Galvão. Às 12h, o Frevo no Mundo traz um bate-papo com J. Michiles, contando suas referências musicais, desde a sua infância, nas ruas do Recife, até suas composições que fizeram maior sucesso, como Diabo Louro e Bom Demais.

Confira abaixo nossa grade de programação:

Segunda
8h - Interprograma Ganhando Asas nas Ondas do Rádio
10h - Interprograma Rádio na Real
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Toca o Terror

Terça
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco

Quarta
8h - Interprograma Rádio na Real (reprise)
10h - Interprograma Ganhando Asas nas Ondas do Rádio (reprise)
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Bate Antena
21h - Especial das Nove 

Quinta
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Recife Lo-Fi

Sexta
14h às 16h - Salada Pop
16h às 19h - Revista Difusora
20h - Músicas de Sexta

Sábado
7h - Viola Caipira
8h - Matraquinha
8h45 - Palavras no Ar
9h15 - Brincando e cantando nas ondas do rádio
10h - Samba de Latada (reprise)
12h - Frevo no Mundo (reprise)
13h - Toca o Terror (reprise)
14h - Brasil de Fato (reprise)
15h - Bate Antena (reprise)
16h - Recife Lo-Fi (reprise)
17h - Músicas de Sexta (reprise)

Domingo
7h - Viola Caipira (reprise)
9h - Samba de Latada
10h - Batucada
12h - Frevo no Mundo
14h - Matraquinha (reprise)
14h45 - Palavras no Ar (reprise)
15h15 - Brincando e cantando nas ondas do rádio (reprise)
 


Compartilhe