ícone face twitter instagram

Batucada traz seleta musical em homenagem ao Dia dos Pais

11.08.22 - 16H10
João e Diogo Nogueira

João e Diogo Nogueira. Pai e filho integram o repertório deste domingo na rádio pública do Recife. (Foto: Reprodução/Internet)


Por Wiulayne Souza
 

Prestando homenagem a todos os pais, neste domingo (14), o Batucada chega com uma edição especial, trazendo  músicas dedicadas a eles, tais como ‘Amor de Pai’, de Reinaldo, ‘De Pai Pra Filho’, de Leandro Sapucahy, ‘Pai’, de Revelação, e ‘Bença Pai’, da banda Fundo de Quintal. Também tem música dos artistas Nak do Banjo, Roberta Sá, Originais do Samba, Beth Carvalho, Grupo Terra, Jovelina Pérola Negra e muito mais. 

A edição especial vai ao ar às 10h. Quer acompanhar com a gente? Então sintoniza na Frei Caneca pelo dial da FM 101.5 ou aqui pelo nosso site.

SEXTA-FEIRA
Na sexta (12), às 8h, o programa Vitrola abre a nossa programação com homenagens a Waldir Azevedo. O programa relata parte de trajetória artística, o início e consolidação de carreira, intercalado com sonoras do artista como ‘Brasileirinho’, ‘Delicado’, ‘Vê se gostas’, ‘Carioquinha’, ‘Cinco Malucos’ e outros mais.

No Papo de Artista, às 14h, o apresentador Manoel Constantino bate um papo com a atriz, diretora de teatro e psicóloga Hilda Torres. 

Às 15h, o Giro Nordeste aborda o tema da fome no Brasil que atinge mais de 30 milhões de pessoas e o empobrecimento da população. O programa traz uma entrevista com o presidente do conselho da Ação da Cidadania, Daniel Souza. 

Mais tarde, às 18h, o AudioMundi faz uma ida até a música indiana para mostrar instrumentistas excepcionais. Algumas destas obras notáveis apresentam níveis variados de envolvimento entre o jazz e a música tradicional da Índia. 

SÁBADO
Neste sábado (13), às 9h, na Faixa Infantil, tem mais uma edição do programa Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, que traz como tema o sistema solar. O programa está repleto de curiosidades, dicas, histórias e uma roda de conversa com as crianças do projeto Criança Urgente, o Procriu, localizado no bairro do Pina. No quadro Na Onda da História tem uma narrativa poética sobre a criação do universo e como o sistema solar se formou, que se chama Era uma vez uma estrela, de James Carter. E Na Onda do Artista participa mais uma vez a dupla paulista Encantoré, formada por Juliana e Rafael, que contam e cantam uma história curiosa sobre um menino que queria saber de quê são feitas as estrelas. Além da trilha sonora que traz canções que falam dos astros, como ‘O Sol’, de Vitor Kley e ‘Lindo Balão Azul’, de Guilherme Arantes e interpretada pelo grupo Carinha de Anjo.

Às 10h30, o É Conversa Pra Criança, Sim! fala sobre empoderamento. O programa explica que empoderar crianças e adolescentes pode ajudá-las a reconhecer situações de violência e como se colocar nestas ocasiões. É apresentado o conceito de auto-aceitação e que o normal e legal é ser diferente. Também tem a participação da produtora e diretora audiovisual, Bia Machado, para  contar como foi o processo de se conhecer e tomar o poder para si. Nessa semana é contada a história Cor de Coraline, que traz um exemplo de como uma atitude de uma criança faz a diferença para ela e para todos que estão ao redor. Na sessão musical tem ‘Máscara’, de Pitty, ‘Suporto Perder’, de Flaira Ferro, e ‘Indestrutível’ de Pablo Vittar.

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz a décima nona viagem com destino a Venezuela em busca de sua história, cultura e música. No quadro Mundinho Latino tem notícias e músicas em dose dupla de Simon Diaz, Andres Cepeda, Carlos Rivera e Maria Becerra. E o Dale! recebe a jornalista e produtora Bia Machado falando sobre suas andanças e vivência musical pela América Latina. 

O Forropodó, às 19h, recebe John Amplificado, um dos novos fenômenos do forró. Com mais de 1,8 milhão de ouvintes mensais no Spotify e mais de 100 milhões de visualizações no YouTube, o artista é uma aposta da Workshow, empresa que revelou Marília Mendonça para o mundo. Ele chega ao programa para falar da nova fase da carreira, da proposta musical, do uso das plataformas digitais e do amor pelo forró. 

DOMINGO
O Frequência Natural deste domingo (14), às 8h, tem uma edição com reflexões agroecológicas para ajudar na construção das lutas e das práticas. Transição agroecológica, orgânico e agroecológico, dimensões da agroecologia e outros assuntos são os temas desta edição. 

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o terceiro episódio do Podcast ‘Dentro da Pesca Formosa’, com o tema Engenho Siqueira. Na Zona Rural de Rio Formoso, a comunidade quilombola do Engenho Siqueira mantém forte sua resistência para conservação do meio ambiente. A pescadora Maria José de Paula compartilha as mudanças que sente no estuário desde que começou a atividade e sua experiência na pesca artesanal junto aos seus netos. Neste episódio também há o relato de Moacir Correia, pescador artesanal que gerencia o Museu Quilombola do Engenho, sobre o impacto que o derramamento de óleo cru em 2019 teve na comunidade. A tradição e proximidade dos pescadores com a preservação do manguezal também é tema deste episódio.

Às 10h, o Batucada faz uma homenagem a todos os pais, trazendo algumas músicas dedicadas a eles, tais como ‘Amor de Pai’, de Reinaldo, ‘De Pai Pra Filho’, de Leandro Sapucahy, ‘Pai’, de Revelação, e ‘Bença Pai’, da banda Fundo de Quintal. Também tem música dos artistas Nak do Banjo, Roberta Sá, Originais do Samba, Beth Carvalho, Grupo Terra, Jovelina Pérola Negra e muito mais. 

O Íntimos na Frei Caneca, às 17h, aborda o terceiro episódio da música feita pela comunidade LGBTQIA+ do cenário alternativo de Pernambuco, e recebe a cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista LGBTQIA+, Carla Souta. Ela fala do início da relação com a música, o seu desenvolvimento autodidata, formação em iniciação musical, o curso livre de guitarra pelo Conservatório Pernambucano, e a passagem pelo grupo percussivo de Olinda, formado só por mulheres, as Conxitas. Relembra da premiação de melhor guitarrista pelo festival Rock na Caçada, e o processo de produção do seu primeiro EP, “Carla Souta no Mundo”. Carla também reflete sobre a importância da representatividade da mulher lésbica na música independente e revelou como lida com o preconceito e o machismo dentro e para além do cenário da música independente.

No universo da música pesada, os mascotes das bandas fazem o maior sucesso. Quem são eles? Onde vivem? Do que se alimentam? Saiba tudo e um pouco mais, às 20h, no Pesado - lapada para todos os gostos!

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe