Aumento de passagem e RecBeat 2021 figuram no fim de semana da rádio pública

11.02.21 - 18H35
Na imagem, vê-se uma mulher de máscara, logo atrás, a parte da frente de um ônibus

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por Kauana Portugal

Em meio a uma pandemia e grave crise econômica que assola o país, a mudança da tarifa de ônibus em Pernambuco impacta diretamente o bolso das trabalhadoras e trabalhadores da região metropolitana, que precisam se locomover diariamente. Para falar sobre o assunto, o Mulher na Caneca desta sexta-feira (12) recebe Stephannye Vilela, presidenta da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e Pergentina Vilarim, militante feminista e integrante da Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam). O programa começa ao meio-dia, e faz parte da Faixa Mulher da emissora.

No sábado (13), às 8h45, a Rádio Além da Lenda traz um episódio focado em algumas das principais manifestações culturais e festivas do Brasil. O programa faz um top 5 para discutir as curiosidades e características do Congado, Folia de Reis, Bumba-Meu-Boi, Festas Juninas e, claro, o carnaval. Como convidado, Orun Santana, bailarino e artista que tem um projeto chamado Dança pra Criança.

Em seguida, às 10h, o Conexão Eficiente apresenta a professora Shirley Vilhalva, que conversa com a jornalista Natália Rosa sobre línguas indígenas de sinais.

A partir das 13h30, o Histórias do Velho Oeste mergulha na criação da Escola de Arte João Pernambuco. Com a contribuição de Luis de França Ferreira, professor de teatro e morador da Várzea, o episódio narra os primeiros passos da escola, bem como as dificuldades e as ações que realizaram para conseguir um espaço para a instituição. Também participam do programa, Antônio Cabral e Elizama Messias, que relatam os problemas e desafios que a João Pernambuco vive nos dias de hoje.

Às 14h, o Quarta Parede convida Clau Luna, que é arte educadora, atriz, dançarina, e está se formando no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A artista participou de eventos como o Palco Preto, Meca Brennand, e de duas edições da Batekoo Recife. Clau também organizou e foi jurada da primeira batalha da escola de dança Twerk Recife, ao lado de Ayara Martins e Briê Silva. Em 2020 entrou para a equipe de professoras da Twerk Recife, dando aula de Twerk Iniciação e, em 2021, ensinando Twerk e Brega Funk.

Mais tarde, às 22h, o Techtrônica resgata as origens do ritmo que nasceu nas periferias do Rio de Janeiro, e em seguida ganhou o Brasil. Um episódio dedicado ao funk carioca, desde os bailes, às vertentes mais atuais.

No domingo (14), às 9h, o Lab 101 lembra dos dias em que as ruas estariam tomadas pela folia de Momo, caso não houvesse pandemia. O programa apresenta o radiodocumentário “O Som da Cultura: As Releituras do Frevo”, projeto realizado por Amanda Wanessa, Edgar Lima, Lídia Gomes e Liliane Santos, como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, na Uninabuco Recife.

Às 10h, o ouvinte confere o Batucada em seu especial de carnaval, com o melhor dos sambas-enredo. Na seleta musical, sambas vencedores da Vila Isabel, União da Ilha, Salgueiro e Imperatriz Leopoldinense. Durante o bloco autoral pernambucano, Camila Yasmine, Grupo TS, Ely Peroais e Helena Cristina, entre outros artistas.

Ainda no domingo, a partir das 16h, o RecBeat volta às ondas sonoras da 101.5. Neste ano, com  retransmissão da versão virtual do Festival, que tem na programação Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu. Além disso, muita poesia e dança, com Luna Vitrolira, Alice Marcone, Laís de Assis, Rubens Oliveira e Adelaide Santos. O Festival também homenageia o emblemático poeta pernambucano, Miró da Muribeca.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.