Amor de ouvinte: 5 anos colecionando músicas que tocam na Frei Caneca FM

18.06.21 - 15H40
Gabriella Alencar

Gabriella Alencar criou playlist com as músicas favoritas que conheceu na 101.5. Foto: Acervo pessoal

Por Giovanna Lira

Rádio é conexão. É troca, é diálogo, é proximidade. É a companhia constante da dona de casa, do trabalhador no percurso ao serviço, do estudante em seu momento de descanso. É informação, cultura e entretenimento. Neste mês de junho a Frei Caneca FM completa cinco anos de existência, desde que iniciou a sua transmissão experimental, dando e recebendo o carinho de ouvintes de todas as partes da cidade do Recife e - através da transmissão online -, dos quatro cantos do Brasil e do mundo. Entrando na casa e na vida de diversas pessoas, a programação da rádio é produzida para o público, mas afetada por aqueles que, de forma coletiva, agregam no conteúdo.

Como exemplo dessa soma entre a 101.5 e a sociedade civil, há cinco anos a ouvinte Gabriella Alencar coleciona, na playlist Frei Caneca, as músicas favoritas que ela escuta e descobre na rádio. Engenheira eletrônica, a recifense conheceu a emissora ainda em sua fase experimental, em 2016, durante o seu percurso de carro para a faculdade. Enquanto procurava uma estação para escutar, se surpreendeu ao ouvir Academia da Berlinda tocando na programação.

"Eu não costumava escutar Academia da Berlinda nas rádios, então eu já achei isso muito legal", conta Gabriella, sobre sua primeira experiência com a Frei Caneca FM. "Depois só veio uma sequência de músicas que me chamou atenção. De Nação Zumbi, Otto, Banda Eddie, enfim, músicas locais que eu não costumava escutar em rádio", comenta.

Com desejo de continuar a ouvir esse tipo de música fora do automóvel, a jovem passou a utilizar aplicativos de celular para identificar as músicas que tocavam e começou a adicioná-las na playlist com o nome da rádio. A seleção musical passou a não apenas agradar por apresentar músicas que ela já conhecia, mas por fazer com que ela encontrasse novos artistas locais. "Eu acho que isso foi muito importante para que a gente conseguisse consumir mais da nossa cultura local e para ajudar os artistas também. Por exemplo, eu já gostava de várias bandas daqui, mas tinham pessoas que ouviam muito o rádio e não conheciam os artistas que eu conhecia. Aí com a Frei Caneca eu comecei a divulgar. Eu dava carona para as pessoas da faculdade e eu só tocava a Frei Caneca no carro e falava 'gente, essa rádio é perfeita! Essa banda é daqui de Recife! Essa banda é de Olinda'. Uma coisa próxima, que a gente se identificava", relatou.

A playlist criada por Gabriella, sem maiores pretensões, já tem quase 400 músicas adicionadas e ultrapassa a casa dos mil seguidores. Como a própria Frei Caneca FM, os estilos musicais são variados, mas se completam, fazendo qualquer um que dá o play sentir essa característica única. Na seleção musical estão presentes nomes como Di Melo, Mamelungos, Juliano Holanda, Igor de Carvalho, Lia de Itamaracá, entre outros. O sucesso da playlist levou ao ponto em que Gabriella passou a receber mensagens de artistas pedindo que suas músicas sejam adicionadas nela.

A rádio pública do Recife continua a inspirar e ser inspirada pelos ouvintes, marcando os momentos especiais da vida um do outro. Aqueles sintonizados que, assim como Gabriella Alencar, são apaixonados pela seleção musical da rádio, podem conferir o registro antológico desses últimos 5 anos, feitos pela ouvinte, no Spotify

Pra quem quiser ouvir uma seleta do que tem de novo em 2021, além de ouvir a 101.5 FM, deixamos o convite para conhecer a playlist das produções musicais do ano. A compilação, que será lançada no próximo sábado (26), foi criada por Lorena Fragoso, Chefe de Programação da Frei Caneca FM, responsável por preparar a trilha sonora que embala a 101.5.

Curtiu? É só escutar: