ícone face twitter instagram

Ameaça nuclear no sertão inicia a programação da semana

23.09.19 - 15H12
Mapa do Estado de Pernambuco sobreposto por símbolo da energia nuclear estilizado.

Quais as consequências de uma usina nuclear no interior de Pernambuco? É com essa pergunta que começa  a semana na Frei Caneca FM. O projeto de instalação de uma usina nuclear em Itacuruba, no sertão de Pernambuco, e suas consequências são os temas do #DebatesCulturais desta segunda-feira (23). A partir das 18h, Patrick Torquato recebe no estúdio da 101.5 FM os convidados: Whodson Silva, antropólogo, integrante do projeto Nova Cartografia Social de Povos e Comunidade Tradicionais e a Articulação Sertão Antinuclear; Clarissa Marques, professora de direito da UPE, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade; e José Junior Karajá, geógrafo e assessor do Conselho Indigenista Missionário (CIMI/NE). 

Outro destaque é o Especial da Semana, que vai ao ar na quinta-feira (26), às 20h, celebrando os 50 anos do disco Abbey Road, dos Beatles. O último disco da banda inglesa, que levou o nome do célebre estúdio londrino onde foi gravado, consagrou definitivamente George Harrison como compositor de sucesso, com as clássicas “Something” e “Here Comes the Sun”. O álbum marcou o final dos anos 1960, apontando novos rumos para o rock e para a música pop.

Esta semana também tem novos interprogramas no ar. Na faixa de cidadania, temas como o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, e o Dia da Visibilidade Bissexual, ambos celebrados no dia 23 de setembro, poderão ser escutados ao longo da programação da rádio pública do Recife. Na área de direitos do consumidor, os superendividados serão assunto da vez, assim como os cuidados ao mudar de residência. Falando em cuidados, a faixa de saúde destaca como prevenir e tratar o HIV e as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). E para encerrar a renovação do menu dos interprogramas, serão servidas também histórias sobre monumentos e pontos históricos do Recife, como a Maxambomba e o Beco do Veado Branco. 

Faixa Mulher - Veiculada de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, com reprise às 21h, a Faixa Mulher começa com o TPM - Tempo Pra Mim nesta segunda-feira (23), com o tema Comunicação Não violenta, com Luanna Melo, fundadora da Escutativa Brasil. A partir do lema "Meu corpo, minhas regras", o Mamas, minas e manas desta terça (24) puxou uma conversa sobre noções de respeito ao corpo que podem ajudar as crianças a identificarem abusos, com a educadora parental, Rafaella Calado; sobre empoderamento através do exercício da sensualidade, com a professora de Twerk, Briê; e sobre criminalização do aborto com a advogada e professora, Ana Pontes. Na quarta-feira (25), o Vozes do Campo e da Cidade tem como tema a saúde das mulheres no mundo digital, com a psicóloga Gioconda Sousa. Enriquecendo o debate, a poesia comentada de Daniela Bento, que nos convida à reflexão sobre a autoimagem. 

No Salada Pop a semana começa com a faixa de entrevista abordando a atuação do Instituto Maria da Penha, com a presidente do Instituto Regina Barbosa. na terça (24) o papo vai ser sobre os cuidados com a pele, a primavera chegou e neste período começa uma maior exposição solar. A dermatologista Karina Passos vai dar as dicas de como se proteger. na quarta (25) Nice Lima recebe o escritor Wellington de Melo pra falar sobre os lançamentos da CEPE Editora sobre as obras de Osman Lins e Hermilo Borba Filho. Quinta-feira é dia de conhecer mais o efeitos dos likes na sociedade. O Salada Pop vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 15h.

Faixa das 20h - Nesta segunda (23), o Toca o Terror conversa com o diretor Petter Baiestorf. Fazendo filmes desde 1993, o catarinense é provavelmente o mais conhecido dentre os cineastas independentes no gênero de horror e exploitation. O diretor que possui mais de 100 filmes em seu currículo com obras experimentais, anárquicas e políticas. Já na terça (24), o Cavalo Marinho é o tema do Revista Brasil de Fato Pernambuco, em entrevista ao brincante, Fábio Soares, e à pesquisadora, Helena Tenderini. Além de músicas, o programa traz temas como sentidos e significados do Cavalo Marinho, além do imaginário do mundo canavieiro.

Neste sábado (28), o Verde, Amarelo e Vermelho traz uma entrevista com a cantora, Sibelli Carvalho, classificada em segundo lugar no Festival Pré-Amp 2019. Tem ainda a coluna Rastafari - cura para as nações, com André Albuquerque. Na seleção musical, artistas do cenário pernambucano e nacional, como Filosofia Reggae, Érica Natuza e Tequila Bomb. Às 21h, o Manguetronic destaca os novos discos de Siba (Coruja Muda) e Elza Soares (Planeta Fome). 

Faixa Infantil - No Palavras no Ar, às 8h45, a temporada de Histórias daqui e dacolá viaja para a Grécia e traz a história do Rei Midas e o toque de ouro. Além de Márcia Cruz, a apresentação conta com a participação dos estudantes Davi e Nicolas, do Projeto Rádio Escola, da Prefeitura do Recife. O entrevistado é o Mestre Paulinho Sete Flexas, que falou sobre infância e dança. 

Domingo - Neste domingo (22), às 10h, o Batucada homenageia Mário Sérgio, compositor e vocalista do Fundo de Quintal. Durante duas horas, o ouvinte poderá curtir sons de Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Sambstar, Gracinha do Samba e muito mais. Às 20h, o Independente - música e conhecimento traz um panorama de como anda a produção e o mercado de discos de vinil, em entrevista com o produtor Rafael Côrtes.

Toda a programação da Frei Caneca FM está disponível no 101.5 FM (no Recife) ou pela internet. 

 


Compartilhe