Abertas as inscrições para os editais de ocupação da grade da Frei Caneca FM

09.01.18 - 10H58
Imagem em preto e banco, no canto direito um microfone e no lado esquerdo a palavra 'editais' escrita em branco.

Interessados em participar da convocatória devem ficar atentos à documentação necessária

Os editais para a ocupação da grade de programação da Frei Caneca FM, emissora pública ligada à Prefeitura do Recife, recebem inscrições a partir desta segunda-feira (08). Os dois processos seletivos têm por objetivo democratizar a programação e garantir espaço para produções radiofônicas da sociedade civil e de estudantes universitários. A ideia é possibilitar que mais de 40% do conteúdo veiculado na emissora seja produzido pela sociedade.

As propostas de programas para o edital de Ocupação de Grade podem ser distribuídas em 25 categorias diversas, oriundas da produção independente, já desenvolvidos, e também propostas inéditas, enviadas por pessoas físicas ou jurídicas e também por rádios comunitárias outorgadas ou livres. As propostas devem ser para produtos radiofônicos com duração de 60 ou 120 minutos, para promover debates e conhecimento nas áreas da cultura, cidadania, educação, entre outros.

Já os estudantes universitários, de rede pública ou privada, serão incentivados a produzir interprogramas, de 3 a 5 minutos de duração, que se alinhem com a defesa dos direitos humanos, com o combate ao racismo, à homofobia, à intolerância religiosa, ao trabalho infantil, ao trabalho análogo ao escravo, à violência doméstica e ao feminicídio. Também será estimulada a produção de programetes que fortaleçam a cidadania, os direitos humanos, a educação, a igualdade entre gêneros, o meio ambiente, os povos e comunidades tradicionais e as pessoas LGBTTI.

Os projetos aprovados devem ser produzidos de forma voluntária, ou seja, os editais não preveem verba pública para a produção. Os programas e interprogramas serão avaliados, entre outros critérios, pela inovação e adequação técnica, pela afinidade com as diretrizes da emissora e com as propostas da Sociedade Civil para a Frei Caneca FM, que podem ser conferidas aqui. A Comissão de Avaliação e Seleção será formada por até cinco pessoas, tendo ao menos um representante da área de Comunicação, um representante de segmento artístico, e um representante da sociedade civil.

As inscrições dos dois editais devem ser feitas, preferencialmente, pela internet, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de fevereiro de 2018, através de www.freicanecafm.org.

Confira mais informações:

- Edital de Ocupação da Grade da Frei Caneca FM