ícone face twitter instagram

101.5 participa do Julho das Pretas e transmite shows no Sítio Trindade

07.07.22 - 15H23
A 101.5 participa do Julho das Pretas e transmite shows no Sítio Trindade

(Apresentação do Em Canto e Poesia no Sítio Trindade. Foto: Kauana Portugal)

Por Wiulayne Souza

Ainda em clima de festa, a Frei Caneca FM traz este fim de semana os programas aprovados no Edital de Ocupação da rádio pública do Recife, e também, te leva para acompanhar o São João do Recife, a partir das 20h, com transmissão dos shows no palco principal do Sítio Trindade. A ancoragem fica por conta de nosso time de apresentadoras: Gabriele Alves, Janaína Serra, Priscila Xavier e Alex Carvalho.

Sintoniza na Frei Caneca pelo dial da  FM 101.5 ou pelo site www.freicanecafm.org.
Vem acompanhar com a gente o melhor da música junina do Recife, conhecer histórias de artistas, e forrozar bastante com Forró do Muído, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Nádia Maia e muito mais.

Sexta-feira

Começando a sexta-feira com boa música, às 8h, o programa Vitrola traz como tema a cantora Linda Batista, a primeira rainha do rádio, ocupou esse posto por onze anos consecutivos, fazendo sucesso na era de ouro da música.

O Papo de Artista desta sexta-feira (8), com Manoel Constantino, é com Iyadirê Zidanes, cineasta, atriz e poetisa da cidade do Recife que desde muito cedo despertou para o estudo do silenciamento dos corpos negros e aplica em sua poesia o encanto e a navalha que a palavra pode ser para desbravar tanto silêncio. A partir das 14h.

Às 15h, o Giro do Nordeste tem o tema “A Religião com as Questões Sociais”. E para falar mais sobre, tem como convidada a escritora, filósofa e teóloga ecofeminista, Ivone Gebara.

O Audio Mundi desta semana destaca o iconoclasta vocalista de jazz Mark Murphy. Sendo um barítono ressonante, Mark Murphy foi indicado para seis prêmios Grammy e foi citado várias vezes pelos leitores da revista Down Beat como o vocalista masculino do ano.

Sábado

Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio neste sábado (9), às 9h, abre a faixa infantil com o tema HISTÓRIAS DE MULHERES DE ÁFRICA, falando sobre a luta das mulheres negras pela liberdade e igualdade, no Brasil e no mundo. As entrevistadas nesse dia são a escritora recifense Dayse Moura, contando a história “Rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos”, e a educadora e oficineira de abayomis, Iri Freitas, falando sobre a história das bonecas Abayomis. 


E em seguida, às 10h, começa o programa Palavras no Ar, que traz como convidada a diretora de Cine Rabeca, Márcia Mansur. E para somar, ainda vai rolar aqueles recadinhos super especiais da La Ursa, além da história do dia que vai apresentar a biografia de uma mulher inspiradora.

Ao meio-dia você acompanha o programa Hora do Close, com Anderson Barreto e Mariana Menezes, trazendo o tema da Visibilidade bisexual, e tem como convidado Alexander Sales. 

O Andei Meio Mundo, às 15h, faz sua 14° viagem com destino a Honduras em busca de sua história, cultura e música. E também trás um papo com o DJ Uruguaio Larossa, sobre o mercado musical e sua experiência no Brasil como DJ latino.

Em mais uma edição do Forropodó, às 19h, o programa recebe uma artista aclamada pela cena pop nacional e que, agora, se assume de vez como uma intérprete de forró e calipso: Aretuza Lovi. A pioneira da nova geração de cantoras drags queens do Brasil revisita a relação com o ritmo, revela histórias dos tempos em que trabalhava em bandas de forró e entrega detalhes do próximo álbum, totalmente voltado para os gêneros do nosso país.

Domingo

O Frequência Natural, às 8h, traz como tema Ayahuasca, e uma entrevista com Gustavo Grão para entender melhor o potencial desse chá. Após a conversa, teremos também a coluna “mulheres na natureza”, com Ana Lua, a dica audiovisual e muita música. 

O tema desta semana do Batucada é o Sambalanço, ritmo derivado do samba, contemporâneo a Bossa Nova, que foi sensação no Brasil na década de 1960 e 1970. Nomes como Noelita, Jadir do Samba, Waldir Calmon, Sylvio Cesar, Elza Soares, entre outros. Às 10 horas da manhã.

A trilha sonora desta edição do Som da Liberdade, a partir das 15h, fica por conta de Nicomedes Santa Cruz, poeta, cantor, compositor e pesquisador da cultura popular do Peru, muito celebrado por sua obra comprometida com o povo, suas raízes e sua história. Nascido em 1925, ele deixou um legado inestimável especialmente na cultura negra de resistência.

E o Obriganza Experiência deste domingo (10), às 19h, convida o ouvinte para conhecer mais sobre o Dark Room, e como esse processo tem por objetivo experimentar formas alternativas de criação à distância. 

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe