A 101.5 FM toca Nordeste e Pernambuco

11.06.21 - 10H33
Foto: Hesíodo Góes / Seturel-PE

Forró, baião e samba marcam a programação da rádio pública do Recife (Foto: Hesíodo Góes/Seturel-PE)

Por Giovanna Lira

A cultura nordestina é singular. Seja em seus cordéis, xilogravuras, comidas, danças e músicas, só quem mora em um dos nove estados dessa região consegue entender a riqueza dos costumes e tradições. É sempre necessário destacar, celebrar e abrir espaço para que a essência do nordeste não seja esquecida, relembrando para as novas gerações das raízes que estão na base desse povo. Em sua programação, a Frei Caneca FM traz o que tem de melhor dos ritmos produzidos em Pernambuco, para representar um pedaço dessa cultura tão grandiosa.

Neste sábado (12), às 10h, o Forró para Todos apresenta uma curadoria especial com grandes nomes da música tradicional nordestina. A seleção musical conta com artistas como Fagner, Luiz Gonzaga, Wilson Aragão e Nando Cordel.

E para o ouvinte continuar aproveitando todas as vertentes da expressão musical da região, o Baião de Dois, às 16h, traz o coco, xote, maracatu, e muito mais, com interpretações nas vozes do Quinteto Armorial, Zabé da Loca, Papete, Roberto Mendes, Caio Padilha, entre outros artistas.

No domingo (13), o LAB 101 começa às 9h, e veicula o trabalho Anavantú: a urbanização das quadrilhas juninas em Pernambuco, produzido no curso de jornalismo da Unicap por Dell Souza. O projeto é um radiodocumentário que traz entrevistas com antropólogos, historiadores e quadrilheiros sobre os mais de quinhentos anos de existência das quadrilhas juninas.

E no Batucada deste fim de semana, às 10h, Iara Lima  traz uma seleção musical imperdível com sambas pernambucanos e nacionais, além de homenagear o cantor e compositor, Ely Peroais, que faleceu em maio deste ano, aos 59 anos, vítima da Covid-19.

A partir das 16h, o Amplifica apresenta o show de Maciel Melo. O cantor, com mais de 20 anos de carreira, carrega em seu repertório composições emblemáticas da música nordestina, como o clássico Caboclo Sonhador, interpretado por Flávio José e Fagner.

E os shows do domingo não param por aí. Às 19h, o Reviva traz uma apresentação de Eliane. Considerada a rainha do forró, a artista conta com grandes sucessos do forró romântico como Brilho da Lua, Amor ou Paixão e Quem é Ele, e foi uma das precursoras da vertente eletrônica do forró nos anos 90.

Além disso, quem estiver sintonizado na rádio pública pode conferir, durante a programação diárias, interprogramas com falas de mestres da cultura popular recifense. Eles e elas contam sobre a história e atividade de seus grupos, além de deixar um recado para os ouvintes. E para marcar o mês do Orgulho LGBTQIA+, representantes de ONGs de Recife e Pernambuco explicam sobre seus trabalhos com a comunidade.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.