ícone face twitter instagram

Golpe militar e Lei da Anistia estão em pauta na semana da rádio pública

29.03.21 - 07H30
Na imagem, que está em preto e branco, uma multidão reunida na Cinelândia, Rio de Janeiro, parte do grupo está sentado em uma escadaria e parte está em pé. Acima, uma faixa onde lê-se "Anistia ampla, geral e irrestrita".

Lei de Anistia está em pauta no Direitos Humanos em Debate | Foto: Antonio Nery/Agência O Globo (1979)

Por Priscila Xavier e Kauana Portugal

Abrindo a programação da semana na Frei Caneca FM, o programa Solta o Frei aponta os benefícios do uso contínuo da bicicleta para a saúde das pessoas e também das cidades. Às 9h da manhã, Gabriele Alves convida os ouvintes a circular - na segurança de casa - com o BR 101.5. Segunda-feira (29) tem entrevista em dobro no programa: participam Luciano Matos, produtor e um dos curadores do festival Radioca e Jarmeson de Lima, organizador do Coquetel Molotov.exe. O BR 101.5 é veiculado de segunda a sexta, das 9h às 12h. 

Na Faixa Mulher, ao meio-dia, o TPM - Tempo pra Mim aborda o autocuidado e as fases da vida com Luiza Paterno, facilitadora e consultora de desenvolvimento humano e organizacional.

Às 14h, tem Salada POP trazendo música e prestação de serviço. Às terças e quintas, Nice Lima traz convidades para falar sobre questões ligadas aos direitos humanos, saúde e cidadania.

Em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, de segunda à sexta-feira, às 18h, o Escola do Futuro na Rádio traz audioaulas para estudantes do Travessia Recife e da EJA, a Educação de Jovens e Adultos.

E enquanto os cinemas permanecem fechados, os lançamentos rolam nas plataformas de streaming. A equipe do Toca o Terror aproveita o momento para indicar alguns filmes interessantes na seara de horror e ficção-científica, às 20h. 

Na sequência, o  Direitos Humanos em Debate discute o papel do Movimento Vozes do Silêncio Contra a Violência de Estado, que promove uma manifestação nacional no próximo dia 31 de março em repúdio ao golpe militar de 1964, e em favor da reinterpretação da Lei de Anistia pelo Supremo Tribunal Federal. Os convidados são Maurice Politi, ex-preso político, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política e Rogério Sotilli, ex-secretário especial de Direitos Humanos do Governo Federal e atual diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog.

TERÇA

O tema desta terça (30) no Labor é a questão das mulheres e o mercado de trabalho durante a pandemia. A convidada é a pesquisadora e coordenadora do DIEESE de Pernambuco, Jaqueline Natal.

Entre tantos tabus que envolvem a sexualidade, os que dizem respeito às mulheres mães podem ser bastante complexos, afinal não se costuma pensar em mães como mulheres sexualizadas. No Mamas, Minas e Manas, ao meio-dia, Janaína Serra recebe Mayza Dias para falar sobre o assunto. Feminista, professora de saúde da mulher, terapeuta ginecológoca e doula, Mayza aborda os vários processos vividos pelas mulheres após a maternidade e que podem afetar sua sexualidade, como mudanças homonais, autoreconhecimento de uma nova identidade, sobrecarga e pressão estética.

Às 20h, o Revista Brasil de Fato PE conversa com a agitadora cultural Paulinha Menezes sobre um projeto de incentivo à leitura, integração artística, cultural e ambiental com base em uma biblioteca comunitária. Esse projeto é a Livroteca Brincante do Pina, que fica na comunidade do Bode. Ainda na edição, o ouvinte curte o podcast Agora Pronto, produzido pelo Brasil de Fato Ceará e apresentado por Francisco Barbosa. A entrevista é com Maria de Jesus dos Santos Gomes, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) pelo Setor de Educação para falar sobre a campanha “Volta às aulas na pandemia é crime”. Às 21h, o Virtuosi no Ar traz o tema Acordeon com execuções de Hrustevich, Ferraguti e Duo Inviolata.

QUARTA

Nesta quarta-feira (31), o Mundo Esportivo começa às 8h, iniciando o dia com um debate sobre os times do interior. No primeiro bloco, a conversa é com o técnico do Afogados da Ingazeira, Pedro Manta, que comenta o futebol atual e as perspectivas para os clubes interioranos. O programa conta ainda com os quadros “Giro no Esporte” e “Comentando o Fato” com curiosidades e discussões sobre o tema. 

Ao meio-dia, o Vozes do Campo e da Cidade discute  a violência contra as mulheres nos espaços de poder. O assunto, de grande relevância no cenário nacional, busca desmistificar a opressão de gênero em espaços públicos ligados à política, a exemplo das prefeituras e câmaras dos vereadores, fóruns, juizados, escritórios de advocacia, e até mesmo nos meios de comunicação, tais como emissoras de rádio e redações de jornais. Durante o episódio, o ouvinte relembra casos emblemáticos, como o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, e a agressão sofrida pela jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, ofendida pelo próprio presidente. Como convidadas, a integrante do projeto Mulher e Democracia, Aline Carneiro, e a advogada e militante feminista, Flávia Lopes.

No Vozes de Cor, às 20h, uma homenagem ao cantor, poeta, compositor, violinista e escritor paraibano, Chico César. Envolvido com a música desde a infância, Chico é dono de uma belíssima trajetória, sempre exaltando o orgulho negro com musicas alegres e contagiantes, porém, sem deixar o romantismo de lado.

O Panela do Jazz, logo em seguida, às 21h, entrevista a bandolinista e cantora, Bia Villa-Chan, uma das revelações da música popular pernambucana e, atualmente, a principal representante das instrumentistas femininas do estado. Ela, que iniciou sua carreira profissional aos dois anos, já dividiu palco de gravações com artistas de peso, a exemplo de Alceu Valença e Armandinho Macedo.

QUINTA

O Programa Entre, às 8h, inaugura a programação desta quinta-feira (1º), e recebe o multiartista Luiz Manuel. 

Às 12h, o Gênero Cinematográfico, apresentado por Cynthia Falcão, tem como tema o Dia do/a Professor/a. Como convidada do quadro Cabine, a professora Paula Santana compartilha experiências transformadoras, que frutificaram no sertão do estado a partir da chegada das universidades públicas, além de colocar em comunhão o conhecimento tradicional e a cultura local desses municípios, mesmo em um momento histórico repleto de desafios. No perfil Super Expressivas da edição, a realizadora, educadora e artista visual, Lia Letícia.

Na sequência, às 12h30, o Fala, Mina apresenta a psicóloga Juliana Ximenes, que comenta questões relacionadas à sororidade, além de também compartilhar detalhes sobre o projeto social que oferece tratamento psicológico gratuito, ao qual faz parte. Às 20h, tem episódio inédito do Recife Lo-Fi, onde Zeca Viana entrevista o músico, produtor e comunicador, Ceciliano Queiroz, da StarFleet Music, um hub musical que trabalha com registro, distribuição e impulsionamento para artistas independentes. Além disso, os sons de Thay Lana, Black Soda, Carmem Red Light, Carnawood, Geração Mangue, Mayara Pera e Yellow Threat.

O Cenas do Mundo, às 21h, faz um passeio por Cuba. A jornalista Verônica Pessoa leva o programa à Ilha de Che Guevara e Buena Vista Social Club, onde história, política e música se misturam e relembram artistas como o saudoso Ibrahim Ferrer, e a jovem Daymé Arocena, além das divas da música mundial, Omara Portuondo e Celia Cruz.

SEXTA

Na sexta-feira (2), apresentado por Alessandro Guedes, o programa Frevo - Bastidores da Música, inicia às 8h, e traz o compositor, diretor musical, arranjador e flautista, Cesar Michiles. Filho do também compositor, J. Michiles, Cesar começou sua carreira muito cedo, e segue sua trajetória em constante diálogo com outros artistas.  Em 2020, o artista aproveitou o isolamento social para gravar, virtualmente, a composição “Meu Carnaval”, com dezessete músicos de várias partes do mundo. Segundo o autor, a música foi inspirada em uma projeção de como seria o carnaval neste momento de distanciamento social. 

No Músicas de Sexta, às 20h, os sons para curtir nas madrugadas insones. Em seguida, às 21h, o Baile do Diamante Negro passeia por um dor mais ousados estilos musicais, o Acid Jazz. Misturando frases de jazz, mixagem eletrônica e vocais de rap, as bandas e artistas do estilo, fizeram história e colocaram muita gente para dançar.

E para fechar a semana com chave de ouro, a sequência dançante continua ao som da seleção musical especial do Paredão, que começa às 22h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe