Frei Caneca FM é finalista no Prêmio SIM

28.11.19 - 11H37
Uma parte da equipe da Frei Caneca FM. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A rádio pública do Recife concorre na categoria “Projeto do Ano”, que premia iniciativas do ramo da música com impacto positivo no mercado. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Dona de uma seleção musical diferenciada, programação diversificada e contando ainda com a voz e as pautas da sociedade civil, a Frei Caneca FM está entre os finalistas do Prêmio SIM - um dos principais do universo da música brasileira -, na categoria “Projeto do Ano”. Concorrendo com outras 10 iniciativas brasileiras - como o Festival Sarará, de Minas Gerais, e o projeto Escuta as Minas, de São Paulo - a rádio pública do Recife foi indicada pelo Conselho Consultivo da SIM, e o resultado final do prêmio será anunciado no dia 07 de dezembro, durante cerimônia no Centro Cultural São Paulo.

Em seu terceiro ano, o Prêmio SIM rende homenagem às iniciativas que se destacaram como “Contribuição à Música”, “Novo Talento”, “Inovação”, e “Projeto do Ano”. Nesta última categoria, a premiação é conferida a ações no ramo da música que tenham causado um impacto positivo no mercado - como o vencedor de 2018, o Programa Conexão Cultura DF, que promove a circulação bandas e artistas do Distrito Federal/Brasília. Em edições anteriores, a premiação contemplou nomes como Pena Schmidt e Carlos Eduardo Miranda, importantes produtores artísticos da música brasileira.

Uma prova de que a Frei Caneca FM está antenada às novidades da produção musical brasileira, é que os 10 artistas indicados na categoria “Novos Talentos”, já figuram na programação da 101.5 FM, alguns com mais de um ano de participação na programação musical da rádio. O compromisso da Frei Caneca FM em promover a diversidade de ritmos e vozes também pode ser observada na montagem da grade de programas, que é compartilhada com produções selecionadas através de editais. Desde 2018 foram realizados três editais, que contemplaram 22 programas, produzidos pela sociedade civil e abordando temáticas como cinema, música popular, música do mundo. O próximo edital será lançado nos próximos dias.

A indicação ao Prêmio SIM confirma os esforços da emissora em assegurar uma comunicação pública plural, diversa e inovadora - que é destaque entre as rádios do Brasil. “Vivemos um apagão na comunicação do país, e no rádio não é diferente. Público e artistas têm dificuldades extremas de se encontrar nos mesmos veículos, potencializar esta conexão entre a nova música produzida em todo o Brasil e no Mundo a um público sedento por informações sobre pautas identitárias e pensamento crítico, sem deixar de ser divertido, é sem dúvidas a principal contribuição da Frei Caneca FM”, avalia Patrick Torquato, gerente de Programação da Frei Caneca FM.

Um outro reconhecimento recente ao trabalho que vem desenvolvendo a Frei Caneca FM foi a conquista do Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá, que homenageou as ações da emissora na transmissão de conhecimentos e dignificação das religiões de matriz africana. Com um ano de microfones abertos para a sociedade, a Frei Caneca FM segue abrindo e estabelecendo espaços de fala, promovendo visibilidade para novos artistas e engajando atores da sociedade civil.