ícone face twitter instagram

Faixa Preta é destaque na programação do fim de semana

22.07.20 - 20H39
mis ivy

Mis Ivy, representante do ragga no Brasil (Reprodução: Internet)

Sábado (25), Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, marca, também, a estreia da Faixa Preta, ampliando o lugar de fala negro. Com a entrada do Reggae pelo Reggae fica completa a faixa especial que, junto às faixas Mulher, Infantil e Diversidade, ampliam as pautas da sociedade civil na programação da 101.5 FM, com a criação de horários específicos para melhor representar cada um destes públicos.

A Faixa Preta será veiculada todos os sábados, das 15h às 18h. Abrindo o horário, o Aldeias e Quilombos traz dois depoimentos sobre como se encontram as comunidades indígenas e quilombolas de Pernambuco. Os convidados são Ney Siqueira, liderança jovem de Xukuru de Cimbres – Aldeia Mãe Maria, em Pesqueira (PE), e Jéter Barros, técnico da Federação das Comunidades Quilombolas e Populações Tradicionais de Pernambuco. Na sequência, o Reggae pelo Reggae traz uma entrevista com a cantora Mis Ivy, uma das mais importantes vozes do ragga no Brasil. Dani Pimenta também participa da edição falando sobre as mulheres no reggae. As músicas ficam por conta de artistas como N’Zambi, Clube do Ragga, Feminine hi-fi, entre outros. O programa Oba Kò So chega às 17h abordando o tema Ogum e Tecnologia. Para discutir esta temática conta com a participação da Yalorixá Mãe Beth de Oxum, do Ìlé Àsé Osúm Kàre, terreiro localizado na cidade de Olinda. Além da entrevista, o ouvinte curte ainda artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre o Orixá Ogum. 

Ainda sobre o fim de semana:
Às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio aborda a importância da leitura e da literatura para a primeira infância e faz uma homenagem aos escritores, já que no dia 25 de julho é celebrado o Dia Nacional do Escritor. Participando desta edição está a escritora pernambucana infantojuvenil, Lenice Gomes.

Dando continuidade à programação do fim de semana, às 11h, o Laboratório FM fala sobre o processo de criação de vacinas e o desenvolvimento de uma específica contra a COVID-19. A convidada é a Dra. Viviane Alves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O meio-dia passa a ser a Hora do Close na Frei Caneca FM. O programa trará como tema a importância do acolhimento da família no momento de uma pessoa LGBTQ “sair do armário”. 

E para quem curte a sétima arte, o Sala de Cinema apresenta como as janelas alternativas de exibição vêm se tornando uma realidade, ou seja, como os festivais, mostras e eventos estão trabalhando através da internet e redes sociais para não perder seu calendário e fidelizar o seu público. A entrevista é com Alexandre Taquary, coordenador do Festival Curta Taquary. É às 13h.

Na programação noturna, o Que Braba! fala sobre as batalhas de Rap em Pernambuco, sua popularização, nichos, dificuldades e afins. As MCs Tai e Gabis partilham suas vivências e experiências dentro do nicho das batalhas, a partir das 19h.

Domingo
Focado na cena feminina e LGBTQIA+, o Obriganza Experiência chega na programação às 19h do domingo (26), trazendo uma entrevista com a artista sonora e performer, Marie Carangi, o space noise rock, do Acid Mothers Temple, o trio paulista Ema Stoned, o underground trans americano, com Bog Sirens, a influente Suzanne Ciani e muitas surpresas. Em uma entrevista para o PEsado, às 20h, a vocalista e guitarrista da banda Eskröta fala sobre o mais novo trabalho da banda “Cenas Brutais”, relembra a passagem da banda pelo Abril Pro Rock 2019, turnê pelo Nordeste e aborda a temática feminismo na cena underground. 

Finalizando a noite de domingo, às 21h, o Audio Mundi fala sobre grandes nomes que fizeram trilhas sonoras para o cinema italiano nas décadas de 1960 e 1970, como Ennio Morricone, Piero Piccioni, Piero Umiliani e Luis Bacalov.

Sobre as demais faixas especiais:
A Faixa Mulher é veiculada de segunda a sexta-feira, ao meio-dia com: o TPM - Tempo Pra Mim, às segundas; o Mamas, Minas e Manas, às terças; o Vozes do Campo e da Cidade, às quartas; os programas Gênero Cinematográfico e Fala, Mina, às quintas; e encerrando a semana, o Mulher na Caneca. A Faixa Infantil será veiculada todos os sábados pela manhã, das 8h às 10h, com os programas Rádio Matraquinha, Rádio Além da Lenda e o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. Já a faixa Diversidade ocupará as noites de sábado, sempre das 19h à meia-noite com os programas Que Braba!, Oxente Afrodite, Techtrônica e o Paredaum, produção da casa. Todas as faixas devem estar completas até setembro.


Compartilhe